Geral
Trensurb tem nova Diretoria Executiva

Na tarde de segunda-feira, 26, tomaram posse os novos integrantes da Diretoria Executiva da Trensurb. A empresa passa a ser presidida por Fernando Marroni, ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito de Pelotas, enquanto Vanessa da Rocha é a nova diretora de Administração e Finanças e Ernani Fagundes assume a Diretoria de Operações.
Sobre Fernando Marroni
Marroni é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas e é servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas. Foi deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual por um e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Na Câmara Federal foi titular da Comissão Especial da PEC 090/11, que introduziu, na Constituição, o transporte como direito social.
Sobre os objetivos e expectativas da nova gestão da Trensurb, o diretor-presidente afirma: “A nossa prioridade é manter o conforto e a segurança dos passageiros, isso é o mais importante para nós. Dar eficiência à gestão da Trensurb no sentido de diminuir o impacto que tem dos subsídios. Isso não significa, de forma alguma, elevar tarifas. Significa que, com o processo de gestão dos principais insumos, como energia, pessoal, automação, se consiga diminuir os custos de operação para que a tarifa seja compatível com as expectativas da população. Então, segurança em primeiro lugar, conforto do passageiro e regularidade na linha”.
Sobre Vanessa da Rocha
Já Vanessa da Rocha possui formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública – Transparência e Controle Social pela Fundação La Salle. Foi secretária municipal da Fazenda e também de Planejamento e Gestão de Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do Governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão.
“É uma satisfação ter sido nomeada como diretora administrativa da Trensurb”, afirma Vanessa. “Vamos trabalhar para modernizar a empresa e qualificar a gestão. Reconstrução e união por uma Trensurb pública e de qualidade!”, complementa.
Sobre Ernani Fagundes
Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando foi um dos responsáveis por coordenar as obras de expansão da linha metroviária de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade.
Sobre a nomeação como diretor de Operações, ele afirma: “Como funcionário há 38 anos na empresa, já tive a oportunidade de participar da gestão na área de expansão durante toda a construção da obra [de expansão a Novo Hamburgo], então, pra mim, é um desafio e uma grande satisfação ao mesmo tempo, porque, como sou funcionário da empresa, nosso compromisso com a área operacional é muito genuíno. O nosso objetivo é construir com o Marroni e com a Vanessa uma gestão que supere todos os desafios que sabemos que vamos encontrar, pois a empresa já tem certo tempo de operação e uma série de necessidades. E o nosso desempenho vai ser muito necessário para que a empresa se mantenha muito bem avaliada pela população e como uma empresa pública e estatal”.
Meio Ambiente
Acontece nesta terça-feira, 13, reunião do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí

Acontece nesta terça-feira, 13, reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí no Instituto Federal de Canoas, com objetivo de tornar os municípios participantes mais resilientes às mudanças climáticas, além de debater sobre as consequências da enchente de 2024.
Sérgio Cardoso, Presidente do Comitê explica o funcionamento do grupo:
“Composta por nove municípios, inclusive Canoas, segundo comitê mais antigo do Brasil, realizamos reuniões mensais, com rodízio entre as cidades participantes, tratando sobre as políticas públicas, inclusive verbas do fundo de Reconstrução e das verbas que os municípios criarem, bem como projetos de revitalização, em parceria com o Governo Federal e do Estado do RS, e também dentro desse processo todo a discussão do decreto que regulamenta o uso de água superficial e subterrânea no estado, que será apresentado pelo Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento.”
Já o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Haygert conta que o objetivo da reunião é
“união de esforços de várias cidades, justamente para tornar todas as cidades da bacia mais resilientes às mudanças climáticas, sempre houve mudança climática, mas a grande questão agora é a velocidade que está acontecendo e, Canoas, que está sediando a reunião, é emblemática, justamente porque foi uma das cidades mais afetadas, senão a mais afetada pelas enchentes de 2024, então essa reunião une esforços, não só de cientistas, como de governos e sociedade, a importância desse debate é trazer ideias e propiciar o debate com soluções.”
Geral
Alunas da Casa Lilás recebem certificado de cursos de escovista e manicure

Nesta segunda-feira, 12, a primeira turma de 2025 da Casa Lilás, se forma nos cursos de escovista e manicure, vinculada à Diretoria da Mulher, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI).
O objetivo dos cursos da casa é capacitar e profissionalizar mulheres para o mercado de trabalho e em junho haverá oficina de alongamento de unhas, para quem já tem o curso básico, as informações para inscrição serão divulgadas futuramente, como explica a Diretora da Mulher, Cláudia.
Segundo uma das alunas que recebeu o certificado, Maria Pompeo Moraes: “Eu fiz o curso de escovista e de manicure e foi uma experiência muito boa, abre muitas portas para gente, que precisa ter uma oportunidade. É uma coisa para a vida que a gente vai levar, eu já tenho alguns cursos em mente e eu quero trabalhar na área também.”
Geral
Programa CNH Social tem 3 mil vagas para formação gratuita de motoristas no RS

Maiores de 18 anos, residentes no Rio Grande do Sul e inscritos no Cadastro Único de programas sociais poderão se candidatar para fazer a formação da Carteira Nacional de Habilitação sem custo. O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), lançou nesta quinta-feira, 8, o programa CNH Social.
Em evento no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite anunciou a disponibilização de 3 mil vagas para primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. Com um investimento de R$ 13,8 milhões, o objetivo da iniciativa é facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.
O diretor do DetranRS, Edir Domeneghini, destacou a importância do projeto para promoção da ocupação e emprego, aumento da renda pessoal e familiar, por meio da CNH.
“É o Detran sendo também um condutor da reconstrução do nosso Estado, contando com as parcerias importantes da Procergs e dos Centros de Formação de Condutores. São mais de 300 postos de atendimento de CFCs em 194 cidades gaúchas que vão receber os beneficiados. Não é somente uma política pública, mas um sopro de esperança para muitas famílias e para a sociedade”, disse Domeneghini.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela Central de Serviços ou presencialmente em um CFC, de 12 de maio a 10 de julho. A seleção será feita por sorteio eletrônico. Haverá cadastro de reserva para preenchimento de possíveis vagas remanescentes.
Os sorteados que cumprirem os requisitos do programa ficarão isentos do pagamento de todas as etapas do processo de habilitação: exames físico e psicológico, aulas teóricas e práticas, exames teórico e prático, e exame toxicológico, nas categorias em que for exigido.
Critérios de seleção
Os interessados(as) devem atentar-se aos critérios de participação. É preciso ter idade superior a 18 anos, comprovar residência mínima de dois anos no Rio Grande do Sul e ter renda familiar de até três salários mínimos. Outro critério é que o público atendido no programa deve estar em situação de vulnerabilidade social e inscrito no CadÚnico até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Vagas
As vagas serão divididas em 1.500 para primeira habilitação de moto e carro, e 1.500 para adição e mudança de categoria, distribuídas da seguinte forma: 600 vagas para adição de categoria e 900 para mudança de categoria, sendo 90 destinadas à mudança para categoria C (caminhão), 720 para categoria D (ônibus) e 90 para categoria E (veículo de grande porte articulado).
Impedimentos
Não poderão se candidatar pessoas com processo de habilitação já aberto que precise ser reiniciado, quem tenha cometido crime na condução de veículo, e quem sofreu suspensão ou cassação da CNH ou da Permissão para Dirigir.
Hotsite
Para facilitar o acesso às informações do programa, o DetranRS criou o hotsite. Na página, é possível acessar o edital completo, link para inscrições, regras do programa, calendário de datas importantes e uma seção de perguntas e respostas. A Ouvidoria do DetranRS também está preparada para esclarecer dúvidas, assim como os Centros de Formação de Condutores.
- Saúde2 dias atrás
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.500
- Saúde7 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Emprego1 semana atrás
Processo seletivo para estagiários de nível médio e superior na Prefeitura de Canoas abre na quarta-feira, 7
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas oferta mais de 500 vagas de emprego
- Geral1 semana atrás
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias
- Comunidade1 semana atrás
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas
- Clima7 dias atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS
- Educação1 semana atrás
EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho