Esporte
VOCÊ, FUTURO CRAQUE! Preparador de goleiros Jalmar Jr. (por Marcelo Mendes)

Por Marcelo Mendes
Preparador de Goleiros Jalmar Jr.
Giovani Thomé e eu recebemos no Futuro Craque Podcast mais um especialista do futebol, o preparador de goleiros da base do E.C. São José, ex- jogador profissional na década de 90 e hoje professor de educação física formado, o Jalmar Jr.
Uma figuraça e um amigo que fiz há mais de trinta anos, quando desfilávamos nossas habilidades futebolísticas pelo gramado do Campo do meio, nos verões em Capão Novo.
Foi um episódio específico para aqueles que são os responsáveis por “estragar” os espetáculos, os caras que evitam o grande momento do futebol: o gol.
Abordamos com o Professor Jalmar Jr. quais os principais atributos para a formação dos goleiros modernos, abusando ao máximo de toda a sua vasta experiência na função de formador de Arqueiros.
Bom, eu sei que tu já sabe, mas eu sou suspeito para falar e escrever. Então, só posso te dizer que foi mais um baita conteúdo para te ajudar, pai de, ou Futuro Jogador.
Se tu te interessaste já sabe, confere lá, aponta para o QRcode da página para assistir o episódio completo no Canal Marcelo Mendes no youtube, aproveita e já te inscreve lá, não esquece de ativar o sininho das notificações para não perder nada do canal. Ah, tem também na Amazon Music e no Spotfy. Grande Abraço a todos.
Assista ao episódio completo:
Dicas do prof. Marcelo Mendes
TIPOS/MÉTODOS DE ATAQUE:
Ataque Direto ou Ligação Direta
É o tipo/método de ataque em que a equipe se aproxima da meta adversária com o mínimo de trocas de passe, sem avanço gradual com a posse da bola. De maneira geral, a bola chega aos/as jogadores/jogadoras de ataque com lançamentos longos, sem que passe pelo setor de meio-campo. fonte: Glossário do Futebol Brasileiro – CBF Academy.
Esporte
Porto Alegre sedia primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos maiores eventos de skate do mundo

Porto Alegre recebe, a partir desta sexta-feira, 21, a primeira etapa do STU Pro Tour 2025, um dos mais importantes campeonatos de skate do mundo. O evento, que consolida a capital como um dos principais destinos para grandes competições esportivas, reunirá atletas de renome internacional.
Dentre eles, medalhistas olímpicos como os brasileiros Rayssa Leal, Pedro Barros e Augusto Akio, além de nomes como o argentino Matias dell Olio, a holandesa Keet Oldenbeuving e a nipo-britânica Sky Brown. O evento se encerra em 30 de março.
Expectativa de público é grande
Na última edição – realizada em 2024, também em Porto Alegre – o evento atraiu aproximadamente 100 mil pessoas, movimentando setores como hotelaria, bares, restaurantes e transportes. Neste ano, a organização espera reforçar o skate não apenas como esporte, mas também vetor de desenvolvimento econômico e turístico para o Rio Grande do Sul. Esta será a quarta edição do evento na capital gaúcha, e a primeira no formato internacional, consolidando a cidade como uma das paradas estratégicas do circuito mundial.
O governador Eduardo Leite destacou a relevância do STU Pro Tour para o Estado durante um encontro com skatistas na Praça da Matriz, em Porto Alegre, na quarta-feira, 19.
“É um grande orgulho sediarmos e patrocinarmos um evento desse porte, que reforça a importância do esporte como vetor de desenvolvimento e inclusão. O skate encanta, atrai cada vez mais atenção e, com uma etapa internacional ocorrendo em Porto Alegre, projetamos o nome do Rio Grande do Sul no cenário esportivo global”, afirmou.
O governo do Estado é um dos patrocinadores do circuito, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak (Gaúcho da Geral), também presente no encontro da quarta, ressaltou o poder transformador do skate.
“Ter um evento de nível mundial no nosso Estado serve de estímulo aos jovens que estão vendo seus ídolos de perto. O esporte tem esse poder de mover as pessoas por meio do exemplo”, disse.
Além dos grandes nomes internacionais, o STU Pro Tour também será palco para talentos locais. Entre os destaques estão Carlos Ribeiro, de Novo Hamburgo, e Luan de Oliveira, de Porto Alegre, que vêm se destacando no cenário nacional e internacional.
“O STU Pro Tour reforça a vocação da nossa capital para receber grandes competições e movimenta setores essenciais como hotelaria, gastronomia e transporte. Nosso objetivo é aproveitar o momento para impulsionar ainda mais o turismo esportivo no Estado”, comenta o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
Incentivo ao esporte
O apoio do Rio Grande do Sul ao STU Pro Tour 2025 reforça o compromisso do Estado com o esporte e consolida sua posição como um dos principais destinos para competições de alto nível. Além das três edições anteriores do STU, o governo tem investido em uma série de eventos que movimentam diferentes modalidades e regiões.
Exemplos recentes incluem o Mundialito de Vôlei, realizado em Santo Ângelo, que reuniu equipes de todo o país; a Sul Special Cup, torneio internacional de beach tennis da categoria BT 400, o qual atraiu atletas de renome mundial; e o 65º Festival Hípico Noturno, campeonato esportivo da Brigada Militar com décadas de tradição.
Serviço
O quê: STU Pro Tour 2025 – Etapa Porto Alegre
Quando: 21 a 30 de março
Local: Pista da Orla do Guaíba – Porto Alegre
Ingressos: gratuitos (arquibancadas livres) e pagos (áreas exclusivas)
Esporte
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15

Começou nesta terça-feira, 11, a etapa de peneiras do Programa Talentos do Esporte. As vagas são para as modalidades de voleibol, handebol, basquete, judô, atletismo, hóquei sobre a grama, ginástica artística e rítmica. As seletivas seguem até sábado, 15. Os interessados devem comparecer nas unidades esportivas e preencher uma ficha para participar, não há inscrição prévia.
O programa Talentos do Esporte tem como objetivo o desenvolvimento educacional de jovens e crianças, o seu rendimento e a sua participação no convívio social. “O nosso foco é ofertar oportunidades para que esses jovens atletas despertem seu interesse pelo esporte”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira.
Confira a lista de locais e modalidades:
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– Centro de Esportes e Lazer Estação Cidadania: Av. Rio Grande do Sul, 3320 – bairro Mathias Velho.
Data: 11/03
Atletismo – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Misto-09 a 17 anos
– 14:00 – Categoria Misto – 09 a 17 anos
Voleibol
– Centro Olímpico Municipal: Av. Araguaia, 1151, bairro Igara – Fone: 3477-6417
– 19:00 – Categorias Masculino e Feminino – Adulto
Data: 12/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– Categoria Feminino: Sub 13 e sub 15 às 14 horas;
– Categoria Feminino: Sub 17, às 15 horas
– Categoria Juvenil e adulto 19 horas
– Categoria Masculino: Sub 13 e sub 16, às 16 horas
Dia 13/03
Handebol
– Centro Olímpico Municipal
– 21:00 – Categoria Masculino – Adulto
– Data: 13/03
– Ginástica Artística – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 9:00 – Categoria Masculino – 06 à 09 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 05 à 12 anos
– 14:00 – Categoria Masculino – 05 à 09 anos
Data:13/03
Hóquei sobre a Grama – Centro Olímpico Municipal
– 19:00 – Categoria Feminino – Sub 18 e Sub 15
– 20:00 – Categoria Masculino – Sub 18 e Sub 15
Data: 14/03
Judô – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
– 13:00 – Categoria Feminino e Masculino – 05 à 12 anos
Data:14/03
Ginástica Rítmica – Estação Cidadania
– 9:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
– 14:00 – Categoria Feminino – 06 à 10 anos
Data: 15/03
Hóquei sobre Grama
– Centro Olímpico Municipal
– 10:00 – Categoria Masculina e Feminina – Adulto e Sub 21
Canal OtPlay
Amazona canoense Martina Zoé fala sobre paixão pelo hipismo no Canoas Podcast

Os comunicadores Simone Dutra e Dion Cosetin bateram um papo com Martina Zoé, de 12 anos (acompanhada de sua mãe Simone), atleta Pré-Mirim de Hipismo de Alto Rendimento vinculada a Federação Gaúcha de Esportes Equestres.
Ela estuda no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, onde cursa a 7ª série do ensino fundamental. Destaque nas principais competições do calendário oficial, sendo campeã e vice-campeã em diferentes torneios de hipismo em 2021, 2022 e 2023.
A jovem canoense se prepara para o campeonato Sul-Americano da modalidade, que ocorre em outubro de 2025, no Paraguai. Para isso, a família pede o apoio de qualquer empresa gaúcha que recolha ICMS pode contribuir destinando até 100% do ICMS para o projeto “Saltando para futuro”, que reúne recursos para que Martina represente o Rio Grande do Sul em competições nacionais e internacionais.
Contatos: Cindy Amaral Pacheco (51) 98448-4758
Martín Sánchez (51) 98215-1174
Jerson Cunha (51) 99555-1144
Instagram: @mzhorse
Assista o episodio completo
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Prefeitura e Simers fecham acordo para parcelamento de valores atrasados a profissionais de saúde
- Cultura4 dias atrás
Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março
- Habitação5 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Saúde5 dias atrás
Médicos dos três hospitais de Canoas condicionam aceitar pagamento de dezembro em parcelas à quitação em dia das próximas remunerações
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Parque Canoas de Inovação receberá empresa de soluções para o agronegócio no Guajuviras