Conecte-se conosco

header-top

 






 

15/10/2024
 

Cultura

CARNAVAL 2023: Desfiles das Escolas de Samba de Canoas acontecem sábado na Rua República

Redação

Publicado

em

No próximo sábado, 29, oito escolas de samba se apresentam na Rua República (entre a Praça Harmonia e a Rua Rio Gravataí), no bairro Harmonia, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Segundo a secretária interina da Cultura, Cristina Colares, a expectativa é alta para o evento. “Essa festa popular, tão importante para os canoenses, vai trazer um belíssimo desfile das escolas, que estão se preparando há muito tempo para este momento. Estamos ansiosos”, destaca.

O desfile iniciará pelo grupo de acesso, com a Império da Mathias abrindo o evento, às 20h. O encerramento acontece às 02h55, conforme cronograma abaixo.

O Carnaval 2023 é uma realização da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Regulamento do desfile

O desfile 2023 não será competitivo e não terá carros alegóricos. Além disso, não haverá penalidade para quem não cumprir o horário de início e o tempo de apresentação, porém será reduzido o tempo da escola na avenida, fechando o horário previsto na programação.

O número mínimo de integrantes nas escolas será de 100 participantes para o grupo acesso e 150 participantes no grupo especial. Haverá penalidade no caso de descumprimento do número mínimo de componentes. A escola que descumprir perderá a prioridade na escolha na ordem do desfile para o Carnaval de 2024.

Confira a ordem dos desfiles

20h – Império da Mathias

20h45 – Pérola Negra

21h30 – Aquarela do Samba

22h15 – Tradição de Niterói

23h – Nenê da Harmonia

23h55 – Unidos do Guajuviras

00h50 – Rosa Dourada

01h45 – Soares

 

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.

A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.

O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.

“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler

Cultura

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

Redação

Publicado

em

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

A iniciativa tem por objetivo realizar apresentações musicais e propiciar acesso público à cultura, com espetáculos em vários gêneros musicais e com entrada franca.

Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar foi projetado em 1993 para promover espetáculos musicais gratuitos, em temporada anual.

O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Sarau do Solar 2025

Com o reajuste do cachê dos artistas, que leva em conta a soma dos integrantes, os valores chegam a R$ 6.290,00 (seis mil duzentos e noventa reais) para o Sarau do Solar e 15.700,00 (quinze mil e setecentos reais) para o Sarau do Solar Especial.

Além desses valores, a novidade desse ano fica por conta do incremento do cachê oferecido aos artistas do interior do Estado. A ideia é facilitar a participação ampla de atrações artísticas.

Mediante comprovação de endereço, o valor do incremento pode chegar a R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) por apresentação.

Para a diretora de cultura, Mariana Abascal, “tal implemento visa não só incentivar a participação de artistas do interior como estabelecer paridade com os artistas que desenvolvem seu trabalho na Capital. É o olhar do Parlamento para a música do Rio Grande do Sul como um todo”.

Sarau do Solar Colaborativo

Os artistas poderão receber diretamente contribuições espontâneas do público espectador exclusivamente via PIX, cuja chave será divulgada na apresentação e na transmissão ao vivo.

Tais contribuições têm caráter absolutamente voluntário, inexistindo qualquer participação ou destinação do Poder Legislativo sobre os valores arrecadados nessa operação, que tem por finalidade única o incentivo ao artista em sua atividade cultural.

Gêneros Musicais

Para a temporada 2025, estão previstos espetáculos para os seguintes gêneros musicais: jazz, blues, soul, MPB, samba, chorinho, pop, rock, nativista gaúcho, entre outros, além de música instrumental.

Dos saraus especiais, alguns serão temáticos, como Novembro Negro, Nativista Luiz Carlos Borges e Dia das Crianças.

Inscrições

Inscrições abertas até 11 de novembro de 2024. Todas as etapas que concorrem para a execução do presente Edital serão publicizadas no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/saraudosolar .

Continuar a ler

Cultura

Manifesto Sul: artistas independentes lançam projeto de protesto e solidariedade

Redação

Publicado

em

Manifesto Sul: artistas independentes lançam projeto de protesto e solidariedade

“Cinco meses da maior catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul e o que tem sido feito para reestruturação da vida das pessoas e mitigação de novos episódios?”

Essa é a pergunta feita pelos idealizadores do projeto de som produzido por dezenas de musicistas reunidos pelo Arquivo Punk Rock Sul que lançam o Manifesto Sul, “uma música de indignação, que retrata as dores de quem viveu o episódio e ainda tem a meta de ajudar populações em vulnerabilidade”.

No dia 4 de outubro, a música será lançada no canal do Arquivo Punk Rock Sul, no YouTube, e a partir do dia 24 do mesmo mês, estará nas demais plataformas, como Spotify e Deezer.

A faixa foi composta e executada de forma coletiva por diversos(as) artistas do underground da região metropolitana de Porto Alegre.

Gravações das músicas

As gravações aconteceram nos meses de julho e agosto, mais centralizadas na Casa Sonora, e com trilhas captadas nos estúdios Caixote, Audiocore, Cookie Monster e Estúdio do Meu Brother.

As edições, paisagens sonoras, mixagem e masterização ficaram a cargo de Wagner Rodrigues e a arte foi cedida pelo artista Bruno Monllor.

“Artistas foram atingidos de forma direta ou indireta pela catástrofe e o Manifesto Sul simboliza sua união. A ideia foi reunir integrantes de diferentes bandas para expressarem sua indignação e seu protesto, sem deixar de reconhecer a solidariedade entre atingidos e movimentos sociais”, explica Lê Sisa, psicóloga e idealizadora da iniciativa.

Indignação

A indignação vem da percepção dos artistas de que as proporções do que aconteceu não foram obras do acaso ou fatalidade, mas sim resultado de um modelo insustentável de desenvolvimento, no qual a sociedade capitalista se insere, com avanço do agronegócio e especulação imobiliária.

O pilar solidário da ação será executado a partir dos royalties da música, isto é, da arrecadação financeira de cada play na faixa em plataformas de streaming.

O dinheiro gerado a partir disso será destinado às iniciativas que apoiam comunidades em situação de vulnerabilidade social, como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e as cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Ficha Técnica
Single: Manifesto Sul

Compositores(as)

  • Francis Fussiger
  • Jaison Belissimo
  • Lê Sisa
  • Lú Barata
  • Paulo Zé Barcellos
  • Philling
  • Renato Chama
  • Thalis Sustenido
  • Wall Rosa

Arranjadores(as)

  • Cami Kazes
  • Paulo Zé Barcellos
  • Renato Chama
  • Wagner Rodrigues

Instrumentistas

Bateria: Renato Chama
Baixo: Cami Kazes
Guitarra: Paulo Zé Barcellos
Guitarra: Wagner Rodrigues

Vozes (Multidão)

  • Édila Spiering
  • Francis Fussiger
  • Gabriel Tomazzoni
  • Guilherme da Luz
  • Lú Barata
  • Lucas Costa
  • Manu Menezes
  • Mindingo
  • Rafael Laureano
  • Sandro Santos
  • Tai
  • Thalis Sustenido
  • Wagner Rodrigues
  • Wall Rosa

Vozes (Solo)

  • Lê Sisa
  • Francis Fussiger
  • Sandro Santos
  • Édila Spiering
  • Mindingo
  • Lú Barata
  • Guilherme da Luz
  • Tai
  • Manu Menezes
  • Thalis Sustenido
  • Philling

Backing Vocals: Gabriel Tomazzoni

Todas as trilhas gravadas na Casa Sonora, com exceção da bateria (Estúdio Caixote), vozes de Édila Spiering, Guilherme Laureano, Lú Barata e Rafael da Luz (Audiocore), voz do Thalis Sustenido (Estúdio do Meu Brother) e voz do Sandro Santos (Cookie Monster).

Edição, Paisagens Sonoras (Soundscape), Mixagem e Masterização: Wagner Rodrigues.

Arte da capa: Bruno Ortiz Monllor

Selo: Casa Sonora

Bandas apoiadoras

  • ICH
  • Simplez
  • CxFxC
  • Lê Sisa
  • Opium
  • No Rest
  • Herculoid’s
  • Chapman
  • Punkzilla!
  • Devastadoras
  • Lo Que Te Voy a Decir
  • Thalis Sustenido
  • Meu Lado Caótico
  • Casa Sonora
  • Alexia & As Ideias
  • Mondo Calado
  • Reativos
  • Carlos Mherelov
  • Inimigo Eu

Gravado nos meses de julho e agosto de 2024

Idealização: Lê Sisa
Realização: Arquivo Punk Rock do Sul

Ouça

O projeto prevê uma continuidade com novos lançamentos digitais, tendo o objetivo de formar uma coletânea de canções inéditas. Acesse o Link da pré-estreia dia 04 de outubro no YouTube em https://youtu.be/CS0FiTzvAWE

Faça o pré-save no seu streaming de preferência em https://sndo.ffm.to/dd99eq6

Para saber mais detalhes do projeto e acompanhar novos lançamentos, siga @arquivopunkrock no Instagram.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm