Conecte-se conosco

header-top







 

19/06/2026
 

Saúde

Simers vê com apreensão proposta do governo para a reestruturação do IPE-Saúde

Redação

Publicado

em

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, vê com apreensão as medidas apresentadas pelo governo gaúcho, nesta segunda-feira, 17, para viabilizar o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde).

Para Rovinski, o anúncio demonstra um movimento do Estado, mas sem apontar nada de concreto para recuperar uma defasagem de 12 anos no pagamento dos 6,5 mil médicos credenciados.

“Ressaltamos que é muito importante que se pense sobre o futuro do IPE. No entanto, estamos apreensivos porque não há nada de objetivo quanto aos reajustes dos honorários médicos e hospitalares. Precisamos de dados para apresentar à categoria e decidir quais os rumos serão seguidos”, ressalta o presidente.

De acordo com Rovinski, o projeto que prevê o aumento da alíquota dos titulares do plano de saúde, a cobrança de percentual dos dependentes, bem como a majoração da coparticipação em exames e consultas afeta os usuários e não apresenta uma solução à demanda de valorização dos médicos credenciados.

“Infelizmente, servidores e médicos continuam com um problema, uma vez que os cerca de um milhão de servidores estaduais terão aumento na contribuição e os profissionais não tem ideia precisa sobre a perspectiva de reajuste nos honorários”, afirmou o presidente do Simers.

Audiência Pública e Assembleia

No início da noite desta terça-feira, 18, o Simers participa de uma audiência pública para tratar da crise no IPE-Saúde, promovida pela Assembleia Legislativa (Alers), a partir das 19h, na sede da Associação Médica do RS (Amrigs).

Já no dia 2 de maio, o Sindicato realiza uma nova Assembleia Geral Extraordinária com os médicos credenciados, para definir os rumos da mobilização. Desde o dia 10 de abril, os médicos estão paralisados e atendem apenas urgência e emergência pelo convênio.

 

Saúde

Anvisa suspende lotes de creatina e outros suplementos por irregularidades sanitárias

Redação

Publicado

em

Foto: IDNLabs

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso de 11 lotes de suplementos alimentares da empresa IDNLabs. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 19, após a empresa comunicar voluntariamente à agência o recolhimento dos produtos.

Entre os itens suspensos estão suplementos de creatina em pó, beta-alanina, BCAA em comprimidos e produtos multivitamínicos e multiminerais. Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após a identificação de uma série de irregularidades relacionadas aos requisitos sanitários.

De acordo com o órgão regulador, foram constatados problemas como descumprimento de normas sanitárias, irregularidades na identificação dos produtos, ausência de advertências obrigatórias nos rótulos, dificuldade de visualização das informações e uso de alegações não autorizadas.

A Anvisa também informou que análises de estabilidade apresentaram resultados abaixo dos limites mínimos ou das especificações declaradas pela empresa. Além disso, a agência apontou que a recomendação de uso da beta-alanina divulgada pela fabricante estaria em desacordo com os limites e condições autorizados.

Os lotes suspensos são:

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0147.05.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0285.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 005.01.2026;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0267.08.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 003.01.2025;

Suplemento alimentar de creatina em pó — lote 0148.05.2025;

Suplemento alimentar de multivitamínicos e multiminerais em comprimidos revestidos — lote 0211.07.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 079.02.2025;

Suplemento alimentar em pó beta-alanina — lote 0149.05.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 044.01.2025;

Suplemento alimentar em comprimidos BCAA 2-1-1 — lote 004.01.2025.

A agência informou que as medidas foram baseadas em infrações à legislação brasileira de alimentos, incluindo a Lei nº 9.986/1969, além de resoluções da própria Anvisa relacionadas à rotulagem de alimentos embalados e aos requisitos sanitários para suplementos alimentares.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita promove vacinação contra HPV e meningite em escolas da rede pública

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita promove, entre os meses de junho e julho, uma ação de vacinação contra o HPV e a meningite em escolas da rede pública do município. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes por meio da aplicação dos imunizantes diretamente nas instituições de ensino.

Para receber a vacina, os estudantes deverão apresentar a carteira de vacinação e uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estratégia busca facilitar o acesso da população às vacinas.

“Levar a vacinação para dentro das escolas é uma forma de facilitar o acesso das famílias e garantir que mais crianças e adolescentes estejam protegidos. A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais importantes para promover saúde e qualidade de vida”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destacou que a ação também tem o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da imunização.

“As vacinas salvam vidas e são fundamentais para prevenir doenças graves. Com essa iniciativa, aproximamos os serviços de saúde da comunidade escolar e reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, disse.

As equipes de saúde atenderão as escolas conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre no horário das 9h às 11h.

Cronograma de vacinação

11 de junho – EEEM Nova Sociedade

16 de junho – EEEB Santa Rita

18 de junho – EMEF Alfredo Antônio Amorim

23 de junho – EMEF Miguel Couto

25 de junho – EMEF Homero Fraga

30 de junho – EMEF Victor Aggens

2 de julho – EEEF Barão de Teresópolis

7 de julho – EMEF Tiradentes

9 de julho – EMEF Vasconcelos Jardim

14 de julho – EMEF José Bonifácio

16 de julho – EMEF Santa Rita de Cássia

21 de julho – EMEF Hélio Fraga

23 de julho – EMEF Rui Barbosa

28 de julho – EMEF Campos Salles

30 de julho – EMEF Álvaro Almeida

A vacinação escolar integra as estratégias de imunização voltadas ao público infantojuvenil e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas recomendadas para essa faixa etária.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita promove vacinação itinerante contra a gripe em dois bairros neste sábado

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita realizará neste sábado,20, uma ação de vacinação itinerante contra a Influenza em dois bairros do município. A imunização acontecerá das 9h30 às 13h30.

Os atendimentos serão realizados em frente ao Mercado Ideal, no bairro Berto Círio, e em frente à Agropecuária Correia, no bairro Floresta. A medida busca ampliar o acesso da população à vacina contra a gripe.

A ação ocorre em meio ao período de maior circulação de vírus respiratórios, quando aumenta a procura pela imunização contra a Influenza.

O prefeito Rodrigo Battistella comentou a iniciativa.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à vacinação. Quando levamos os serviços para mais perto das pessoas, aumentamos as oportunidades de imunização e fortalecemos a prevenção, que é uma das principais ferramentas para proteger a saúde da nossa comunidade”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também destacou a importância da vacinação.

“A vacina é segura, eficaz e continua sendo a melhor forma de prevenção contra os casos graves da gripe. Estamos levando essa ação aos bairros para garantir mais comodidade à população e ampliar a cobertura vacinal no município”, destacou.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques