Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/04/2024
 

Geral

Plataformas de livros digitais fomentam o incentivo à leitura nas escolas de Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Canoas adquiriu duas plataformas de leitura digital, desde o início do ano, em virtude das dificuldades impostas pela pandemia: a Elefante Letrado e a Árvore dos Livros. Através delas, os alunos da rede municipal têm a oportunidade de ampliar conhecimentos. Já para os professores, os sites são fortes aliados na hora de alfabetizar e incentivar a prática da leitura entre os alunos.

A ferramenta, além de disponibilizar diversos títulos da literatura e clássicos infanto-juvenis, inclusive em áudio, nela, os alunos podem também gravar sua própria contação de história. A plataforma ainda dispõe de jogos e várias atividades virtuais. O sucesso dos jogos é tanto que na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, no Bairro Igara, foi organizado um “concurso” para premiar o estudante que mais faz uso do Elefante Letrado e, por consequência, mais praticam a leitura.

APROXIMANDO AS FAMÍLIAS
O desafio da leitura foi logo aceito pela estudante Maria Luisa Santos Labres, de 8 anos, que contou com o apoio e incentivo da mãe para conquistar o prêmio em sala de aula. Mary Labres conta que ela tinha, além de preguiça em ler livros físicos, dificuldade na leitura. “Desde que ela chegou em casa com o desafio proposto pela professora, ela colocou uma meta individual de ler 100 livros. No início, lia cerca de 10 livros em um dia só, não queria parar de ler. Nos dias seguintes, a leitura dela já tinha melhorado muito, eu colocava os livros para ela ler na tv e ela ia lendo em voz alta, eu já conseguia ver a diferença. Ela estava pegando a prática e lendo super bem”.

PLATAFORMA DE LEITURA PARA TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Além do Elefante Letrado, que é direcionado para estudantes da rede municipal de 1º ao 5º ano, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passou a oferecer a biblioteca digital Árvore dos Livros, destinado a alunos dos 6º ao 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com mais de 30 mil livros de, aproximadamente, 600 editoras, a plataforma virtual serve como estímulo aos novos hábitos em tempos de ensino híbrido.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar dados até agosto

Redação

Publicado

em

Os beneficiários do programa Bolsa Família em Canoas devem comparecer às unidades de saúde até 16 de agosto, sob pena de possível suspensão do benefício. Os pais ou responsáveis precisam levar as crianças para acompanhamento do peso e da situação vacinal. Já as gestantes são convocadas para colocar em dia o pré-natal.

“O acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família é realizado duas vezes ao ano. A pesagem é obrigatória e precisa ser realizada nas unidades de saúde, pois tem como foco o acompanhamento nutricional de crianças e gestantes”, explica o secretário de Assistência Social do município, Paulo Souza.

Mais de 55 mil pessoas estão no perfil de acompanhamento em Canoas. O objetivo do Bolsa Família é assegurar o acesso dos beneficiários às políticas sociais básicas de saúde, educação e assistência social e promover a melhoria da situação de vida dessas pessoas.

Quem deve ser pesado: Crianças menores de 7 anos e gestantes

Documentos necessários: RG, Carteira de vacinação (para crianças menores de 7 anos) e carteira do pré-natal (gestantes)

Continuar a ler

Geral

Feira de Adoção para 100 cães e gatos ocorre neste sábado em Canoas

Redação

Publicado

em

Feira de Adoção para 100 cães e gatos ocorre neste sábado em Canoas - Foto: Guilherme Pereira

Com o objetivo de proporcionar um novo lar para os mais de 100 animais, entre cachorros e gatos, que estão na Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), neste sábado, 20, ocorre mais uma edição da Feira de Adoção. O evento acontece das 10h às 15h, na sede da SMBEA, localizada na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara.

Conforme a secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes, a feira é um momento dedicado para a adoção, além de tirar dúvidas sobre os procedimentos e cuidados com os pets.

“Nós temos muitos animais em situação de rua e que são vítimas de maus-tratos. Diariamente recebemos denúncias e resgatamos esses bichinhos, com o objetivo de que tenham uma segunda chance e encontrem um lar repleto de amor e cuidado”, salientou.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal conta diversos animais, entre cães e gatos, que foram retirados de situações de vulnerabilidade, abandono e maus-tratos. Esses animais estão agora disponíveis para adoção responsável.

Como adotar

Para a adoção, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e responder um formulário de entrevista. O questionário destaca o interesse e perfil do adotante, se a pessoa tem outros animais e se mora em casa ou apartamento.

A adoção deve ser responsável: o interessado deve levar um animal apenas se tiver real condição e interesse de mantê-lo.

Não vai poder ir na feira?

A sede da SMBEA abriga cães, gatos e cavalos disponíveis para adoção e está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O local fica na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara.

Quem não tem disponibilidade para ir neste período pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9138-5613 e marcar uma visita fora do horário comercial.

 

Continuar a ler

Geral

Casas de bombas recebem geradores para funcionamento 24h em Canoas

Redação

Publicado

em

As estruturas de todas as oito casas de bombas de Canoas estão recebendo geradores de energia elétrica fixos. O objetivo da medida é evitar falta de água em caso de falta de luz.

O trabalho de instalação começou no sábado, 13, e deve ir até a próxima sexta-feira, 19.

A Casa de Bombas 7, no bairro Mathias Velho, foi a primeira a receber os geradores. São dois equipamentos que ficarão à disposição caso haja queda no fornecimento de energia elétrica.

Na segunda-feira, 15, foi a vez da Casa de Bombas 6, no mesmo bairro.

O secretário municipal de Obras, Guido Bamberg, ressalta a importância desse recurso material. “Os geradores, que são de 500 ou 750KVA cada, possibilitam que as bombas operem, em média, com mais de 60% de capacidade operacional em caso de queda total de energia elétrica, sendo nossa segurança para operação em caso de temporal”, explica.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm