O Timoneiro vira Grupo de Comunicação e amplia atividades

As mudanças na forma de fazer e de consumir informação e entretenimento com o advento das novas tecnologias e das redes sociais trouxeram muitos desafios e também oportunidades, tanto para os jornais tradicionais quanto para os demais setores da sociedade.

Enquanto aumentam os anúncios de encerramento da impressão de muitos jornais, O Timoneiro avança para poder seguir cumprindo sua missão de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade de Canoas.

No dia 3 de dezembro será lançado o Grupo O Timoneiro de Comunicação, que contará, além do jornal O Timoneiro, com 55 anos e o mais antigo em circulação na cidade, com o “Estúdio otPlay – Conteúdo Audiovisual” e a “otHUB de Comunicação”.

Para o diretor de O Timoneiro, Jorge Uequed, a pandemia provou a necessidade de empresas e instituições se transformarem, acommpanhando as mudanças da sociedade. “Vimos comerciantes e prestadores de serviços passando muitas dificuldades ao fechar as portas e não terem um modelo de negócios e de comunicação digitais. Entidades perderam o contato com seus representados e passaram a improvisar transmissões em redes sociais. O Timoneiro amplia suas atividades e se estrutura para dar este suporte ao desenvolvimento econômico e social de Canoas”, afirma.

Jornal muda para seguir atuando por Canoas

Para marcar este novo momento, o jornal O Timoneiro terá um novo planejamento gráfico a partir da próxima edição, no dia 3 de dezembro. “Vamos reforçar nossa missão de dar espaço para as demandas da comunidade e voz à economia e à cultura local, como fazemos desde 29 de julho de 1966”, diz Simone Dutra, que assume como Redatora-chefe.

Estúdio otPlay e otHUB de Comunicação

A grande novidade é a ampliação de estrutura para atuar no setor de audiovisual e na prestação de serviços de comunicação, com a chegada do Estúdio otPlay e da agência otHUB de Comunicação. Quem explica como irão funcionar é o jornalista Vanderlei Dutra, que retorna a’O Timoneiro para liderar os novos projetos.

“No Estúdio otPlay montamos uma estrutura para conteúdo próprio e da comunidade canoense, para gravação de podcasts e vídeos para Youtube, realização de transmissões ao vivo para redes sociais (lives) e todo tipo de conteúdo audiovisual”, explica. “Teremos uma grade de programação jornalística e de entretenimento própria, mas também abriremos espaço para projetos da comunidade que hoje estão em grande desigualdade por falta de acesso às novas tecnologias”, complementa.

Já a otHUB de Comunicação prestará serviços para instituições e empresas tanto no formato off quanto online, desde o planejamento de comunicação até a produção de conteúdo impresso e audiovisual. “As novas mídias mudaram completamente a comunicação e afetaram muito os pequenos e médios empresários, que não têm recursos para contratar um funcionário fixo para produzir conteúdo e gerenciar suas redes sociais, por exemplo, nem tem o preparo para fazer ele próprio isto de forma eficiente, já que o mercado se profissionalizou muito. A otHUB de Comunicação prestará este serviço agregando profissionais de ponta com o conhecimento de mais de cinco décadas que temos na cidade”, enfatiza Dutra.

Parceria

Em ambos novos projetos o Grupo O Timoneiro conta com a parceria da Prosa Filmes, que cuidará de toda a parte técnica no setor audiovisual. “Nós estamos muito felizes e motivados em participar deste momento ímpar na trajetória do O Timoneiro. Nosso papel é oferecer assessoria audiovisual pensado com base na experiência e conhecimento adquiridos produzindo cinema, televisão, internet e eventos. Vamos propor novas narrativas e soluções, referenciados por aquilo que o mercado deseja e precisa.”, diz Alexandre Derlam.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here