Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/06/2025
 

Geral

Prédio acadêmico e espaço lúdico esportivo são inaugurados no Campus Canoas do IFRS

Redação

Publicado

em

Na terça-feira, 23 de novembro, foram inaugurados um prédio acadêmico (chamado de Bloco F) e o complexo poliesportivo (chamado de Espaço Lúdico Esportivo) do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A solenidade ocorreu em ambiente aberto, na quadra de esportes, com a presença de diversas autoridades locais e nacionais e seus representantes. Entre elas, o reitor do IFRS, Julio Xandro Heck e o prefeito de Canoas, Jairo. A atual diretora-geral, Patrícia Nogueira Hübler fez questão de homenagear o ex-diretor de Administração e Planejamento do Campus Édio Fontana e o ex-diretor-geral Mariano Nicolao.

Começo de tudo

A história das obras se deu no primeiro semestre de 2013, com a conclusão da licitação 01/2013, realizada pelo então diretor de Administração e Planejamento Édio Fontana. A pedra fundamental foi lançada em março de 2014, através da Ordem de Serviço N° 01/2014, assinada pelo então diretor-geral pro tempore Mariano Nicolao. O investimento para o início da obra foi capitaneado pela equipe gestora do campus na época, tendo como impulsionador o então prefeito de Canoas Jairo Jorge.

Cerimônia de abertura

Abrindo a cerimônia, a diretora-geral Patrícia fez questão de ressaltar o empenho dos mais diversos servidores e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento do Campus Canoas nos últimos 11 anos. Ela também reforçou a dificuldade de ter assumido a Direção-geral do campus em fevereiro de 2020, quando foi deflagrada a pandemia de Covid-19, e as pessoas que ajudaram a passar por esse período, talvez o mais difícil da instituição, dentre outras.

Homenagem

Logo após, o homenageado professor Mariano Nicolao, que foi diretor-geral do Campus Canoas em nove dos seus 11 de existência, lembrou a ex-reitora Cláudia Schiedeck, e o prefeito Jairo,  que ajudou muito em uma época em que era difícil negociar o orçamento com o Governo Federal. Também destacou agradecimentos ao professor Eliezer Pacheco, secretário de Educação do Município a época e a deputada Federal Maria do Rosário, que em 2016 o acompanharam à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com a demanda de uma nova descentralização orçamentária para dar andamento à obra. Ele também fez um agradecimento especial em memória ao nosso ex-reitor falecido Osvaldo Casares Pinto em relação às diversas ações, realizadas durante o seu mandato, ações essas acolhidas e reconhecidas majoritariamente pela comunidade acadêmica.

Palavra do reitor

Logo após, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, escolheu dois momentos para destacar. O primeiro deles é que mesmo em meio a um momento de pandemia, marca-se o retorno às festividades do IFRS.

– Estávamos há muito tempo sem cerimônias, sem oportunidades para poder encontrar e parabenizar os colegas, sem poder receber a comunidade nas quais estamos instalados. E o outro grande motivo é que estamos aqui reunidos para inaugurarmos espaços em  prol das relações públicas.

De acordo com o reitor, o nome dado à quadra poliesportiva (Espaço Lúdico Esportivo), é importante, pois, segundo ele “é o espaço em que a gente pode jogar bola, fazer atividades artísticos-culturais.

– Por isso, espaços como esses são prioritários desde que assumi a Reitoria. O diretor Mariano nos ajudou. O senhor está aqui devidamente homenageado e espero que se sinta assim por todos nós.

Confira mais em https://ifrs.edu.br/.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

26ª Construsul projeta mais de 32 mil visitantes em 2025

Redação

Publicado

em

26ª Construsul projeta mais de 32 mil visitantes em 2025

Consolidada como a maior feira de negócios da construção civil no Sul do Brasil e uma das principais da América Latina, a 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção acontece de 22 a 25 de julho de 2025, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS.

A expectativa é reunir cerca de 32 mil visitantes, entre lojistas, construtoras, engenheiros, arquitetos, indústrias, representantes de órgãos públicos, estudantes e demais profissionais ligados à cadeia produtiva da construção.

Ao longo de quatro dias, mais de 300 empresas nacionais e internacionais apresentarão os principais lançamentos para o segundo semestre do ano, impulsionando negócios, ampliando networking e fomentando inovações. A feira ocupará uma área de cerca de 20 mil m², reunindo soluções em argamassas, revestimentos, impermeabilização, iluminação, ferragens, tintas, portas, ferramentas, piscinas, jardinagem, entre outros segmentos essenciais ao setor.

“Mais do que uma feira, a Construsul é um ecossistema de oportunidades. Profissionais e empresas encontrarão um ambiente propício para gerar negócios, estabelecer parcerias estratégicas e acompanhar as transformações do mercado”, destaca Wilson Richter, diretor da Sul Eventos, promotora do evento

Ele acrescenta: “o evento se consolida como um termômetro das tendências e necessidades da construção civil, estimulando a evolução constante do setor”.

Neste contexto, a Construsul desponta como uma vitrine estratégica para soluções inovadoras e sustentáveis. Para Ricardo Richter, diretor do evento, o setor vive um período de transformações.

“Apesar dos desafios econômicos e da volatilidade, vejo uma abundância de oportunidades surgindo, especialmente nas áreas de inovação e tecnologia. O Brasil possui um mercado diversificado e cheio de potencial, pronto para abraçar soluções de construção que sejam não apenas eficientes, mas também sustentáveis e duradouras. A Construsul é o espaço ideal para apresentarmos as inovações que impulsionam essa nova fase do setor”, afirma.

A edição de 2025 dá sequência ao êxito da última Construsul, que atraiu visitantes de 19 estados brasileiros e três países do Mercosul, mesmo ocorrendo fora de seu calendário tradicional devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio do último ano.

O evento também reforça sua vocação como polo de conteúdo técnico e qualificação profissional. A programação incluirá seminários, congressos e workshops realizados com o apoio de mais de 40 entidades representativas, regionais e nacionais

“Um dos nossos diferenciais é proporcionar, além da exposição de produtos, uma intensa agenda de conhecimento. São eventos paralelos, em sua grande maioria gratuitos, que oferecem conteúdo técnico especializado, contribuindo para a formação continuada dos profissionais e para a competitividade das empresas”, explica Paulo Richter, também diretor da Sul Eventos.

Ele complementa que o conhecimento é fundamental para os profissionais e negócios do setor evoluírem no mercado. “A Construsul reafirma, assim, seu papel de catalisadora do desenvolvimento da construção civil, promovendo negócios, inovação e capacitação”, finaliza.

Construção civil mantém crescimento e geração de empregos em 2025

O setor da construção civil no Brasil projeta crescimento de 2,3% para 2025, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O primeiro trimestre já registrou a criação de mais de 100 mil empregos formais, mantendo o segmento como um dos maiores geradores de vagas no país, com quase 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em abril deste ano a construção aparece novamente como um dos setores que mais geraram empregos no período, com 34.295 novos postos de trabalho com carteira assinada. Segundo a CBIC, este número representa um crescimento de 53,16% em relação a março e uma alta de 10,20% na comparação com abril de 2024.

Em 2024, o mercado brasileiro de construção civil movimentou mais de R$359.523 bilhões em 2024, representando um crescimento de 4,3% no Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço

  • Evento: 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção
  • Data: De 22 a 25 de julho de 2025
  • Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
  • Horário: De terça a quinta-feira das 13h às 21h – Sexta-feira das 13h às 19h
  • Credenciamento: a partir de 22 de junho inscrições gratuitas para profissionais do setor através do website www.feiraconstrusul.com.br. É proibida a entrada de menores de 14 anos.
  • Promoção: Sul Eventos Feiras Profissionais

Entidades apoiadoras

ABCERAM; ABCIC; ABILUMI; ABRASFE; ABTC; ABNT; ACOMAC Blumenau e Região; ACOMAC Caxias do Sul e Região-RS; ACOMAC Litoral Norte/SC; ACOMAC POA; ACOMAC Sul/SC; AGABRITAS/SINDIBRITAS; ANAPP; ANEST; ANICER; ARES; AsBEA/RS; ASBRAV; ASPEC PVC; CAU/RS; CBIC; Clube de Mão de Obra; CREA-RS; FIERGS; ICZ; ITT Performance; Mulher em Construção; SECOVI/AGADEMI RS; SENGE; SERGS; SINDICER; SINDIVIDROS-RS; SINDUSCOM VALES; SINDUSCON CRICIUMA/SC; SINDUSCON-NH; SINDUSCON Passo Fundo; SINDUSCON Pelotas/RS; SINDUSCON-RS; REDEMAC; SINDILOJAS Porto Alegre; e REDE Construir – ARESUL.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Ulbra integra estudo que monitora espécie de abelha invasora

Redação

Publicado

em

Ulbra integra estudo que monitora espécie de abelha invasora

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) integra o estudo do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) que verifica se a abelha mamangava europeia invasora (Bombus terrestris) já está em território brasileiro, em áreas de fronteira entre Brasil e Uruguai.

O biólogo e professor da Ulbra Jefferson Nunes Radaeski está em campo, ao lado de outros pesquisadores, avaliando áreas de cidades como Aceguá, Pedras Altas e Santa Vitória do Palmar, indicadas como portas de invasão da espécie exótica que tem potencial de trazer danos para a biodiversidade.

Docente nos cursos de Agronomia, Biomedicina e Biologia da Ulbra, Radaeski destaca que o grupo está avaliando e identificando plantas visitadas pelas abelhas nativas que podem estar ameaçadas com a chegada da abelha exótica Bombus terrestris em território brasileiro.

“Desta forma, saberemos quais plantas são importantes para as mamangavas nativas e será possível elaborações de estratégias para manejo. Essa identificação será realizada por meio de análise de pólen das flores no corpo das abelhas. O estudo deve ter um tempo mínimo de vigência de quatro anos”, ressalta.

Radaeski explica que, em relação às coletas, as abelhas mamangavas nativas serão capturadas durante suas visitas às flores ao longo de um dia, a cada dois meses, durante um ano.

“Teremos a etapa de coleta e análise das amostras, interpretação dos resultados, discussão dos dados obtidos e divulgação das informações.”

O professor lembra a importância do projeto Status das espécies de mamangavas nativas (Bombus) em áreas suscetíveis à invasão de Bombus terrestris na fronteira Brasil-Uruguai”, pois atua em temáticas emergentes como a preocupação com os polinizadores, a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade.

“Fazer parte de um projeto com instituições e universidades de diferentes regiões do Brasil possibilita a obtenção de resultados bem fundamentados sobre a temática e trocas de experiências com demais pesquisadores envolvidos”, ressalta.

Impactos na produção

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apesar da espécie de abelha mamangava ser considerada boa polinizadora, como invasora, pode se tornar altamente competitiva, causando impactos negativos na produção de mel, na polinização e até levar à extinção de espécies nativas em determinados locais.

Introduzida no Chile para polinização de culturas, a abelha mamangava europeia invasora chegou à Argentina e poderá se expandir alcançando outros países sul-americanos num futuro próximo, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2015.

O projeto é coordenado pelo DDPA, órgão ligado à Seapi, e conta com a colaboração dos pesquisadores da USP André Luís Acosta, Antônio Mauro Saraiva, Vera Imperatriz-Fonseca, da Ulbra Jefferson Radaeski, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Patrícia Nunes-Silva e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Carlos Yung-Dias.

 

Continuar a ler

Geral

Prazo para alistamento militar encerra no dia 30 de junho

Redação

Publicado

em

Prazo para alistamento militar encerra no dia 30 de junho
Os jovens que completam 18 anos de idade em 2025, ou seja, nascidos em 2007, devem realizar o alistamento militar. As inscrições podem ser feitas, até o dia 30 de junho, na Junta de Serviço Militar de Canoas (Rua Humaitá, 1.130, bairro Marechal Rondon).
O horário de atendimento nas segundas-feiras é das 13h30 às 15h50; nas terças, quartas e quintas, das 8h às 11h50 e das 13h30 às 15h50, e nas sextas-feiras, das 8h às 11h50. Ainda há a possibilidade de realizar a inscrição pela internet, através do site www.alistamento.eb.mil.br, com a senha de acesso ao GOV.BR.
Para o procedimento presencial é necessário apresentar a certidão de nascimento, comprovante de residência no município, um documento oficial com foto, CPF e uma fotografia no tamanho 3×4. Lembrando que o alistamento militar é obrigatório e deve ser efetuado pelo próprio jovem, não por familiares ou terceiros.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques