Conecte-se conosco

header-top







 

18/10/2025
 

Geral

37ª Feira do Livro de Canoas é encerrada nesta terça-feira, 12, com mensagem de esperança

Redação

Publicado

em

A 37ª Feira do Livro de Canoas se encerrou nesta terça-feira, 12, Dia das Crianças, com a apresentação do Coral de Canoas (COCAN), escritores, artistas e autoridades municipais. Conforme publicação feira pela Prefeitura de Canoas, durante 12 dias, 17 bancas de livreiros comercializaram diferentes obras literárias na Praça da Bandeira, no coração da cidade. Centenas de estudantes, pessoas da comunidade e de municípios vizinhos circularam pelas sessões de autógrafos, bate-papos com autores, oficinas e shows musicais realizados durante a festa dos livros. Além disso, o público teve a opção de acompanhar a programação cultural pelas páginas da Prefeitura de Canoas no Youtube e Facebook.

Palavras do prefeito Jairo

“Neste 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, encerramos com muita alegria essa Feira do Livro. Aproveito para lembrar Franz Kafka: ‘o livro é como o machado, que rompe os mares gelados da alma’. O livro tem o poder da transformação, da libertação, e esse é o papel da cultura”, destacou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Ele ainda esclareceu que o mais fácil teria sido realizar apenas uma Feira online ou não realizar o evento em função da pandemia. “Mas nós escolhemos o caminho mais difícil e, por isso, estamos aqui para celebrar os resultados. Quero parabenizar a Lilian, a patrona, que esteve todos os dias participando com encantamento pela cultura e pelos livros”, completou o prefeito.

Secretário da Cultura, Pinheiro Neto

O secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto avaliou o balanço da Feira como muito positivo. “Ficou evidente que as pessoas estavam com saudade de frequentar a Feira, passear pelas bancas, pegar os livros nas mãos, viver a cultura. O grande destaque foi o bônus-livro. Um investimento do poder público para estimular a leitura e incentivar a economia do setor dos livreiros. Foram 1.700 bônus-livros para alunos e professores, no valor de R$ 60 cada, distribuídos nas 85 escolas da rede municipal de ensino”.

Lilian Rocha, patrona

A patrona da 37ª Feira do Livro de Canoas, Lilian Rocha, destacou que foi uma grande alegria perceber a Praça da Bandeira cheia, com canoenses e pessoas de fora, além de muitos estudantes. “A Feira está de parabéns, por todo o processo de valorização da cultura e da arte. Agradeço e faço uma homenagem aos meus pais, que sempre me incentivaram a ler”. Além de escritora e farmacêutica, Lilian é musicista e brindou o público com um pouquinho do seu canto. Ela recitou: “Quando escutares o meu canto, não esqueças que te entrego o meu sopro de vida. O meu canto que se expressa pelo meu corpo, pelo meu olhar, em cada palavra dita, em cada momento vivido”.

Luciano Alabarse, curador da edição

Para o curador Luciano Alabarse, a Feira do Livro se encerra com uma sensação de alegria. “A Feira, promovida pela Prefeitura de Canoas, trouxe a esperança de diferentes formas. Os escritores participaram de forma emocionada depois de um longo período só de atividades oline, em função da pandemia”, pontuou. Ele lembrou que a missão era devolver a Feira do Livro para Canoas, com toda a grandiosidade que a cidade merece.

Encerramento

O último dia da 37ª Feira do Livro de Canoas teve oficina de escrita criativa para crianças e adolescentes. Contou também com a terceira edição do Anime Multi Geek, com concurso de cosplay e diferentes personagens inspirados nos super-heróis. Toda a programação também contou com a presença do xerife, o ator Jairo Klein, que tocou o sino para avisar que a Feira estava se encerrando.

Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, a Feira do Livro deste ano contou com o patrocínio Master da Corsan, patrocínio do Banrisul Vero e apoio do SESC. Todas as atividades foram gratuitas. Com o tema literário “Centenário de Josué Guimarães”, teve como escritores homenageados Diana Corso e Mário Corso.

Dados da feira

– Público de circulação na Feira: 16.000 pessoas;
– Número de livros vendidos: 6.180 obras;
– Venda dos livreiros : R$ 148.453,00:
– Bônus-livros: 1.700:
– Visitação de estudantes da Rede Municipal: 1.350 alunos:
– Estudantes online: 11 escolas – 233 alunos assistiram de forma virtual a Feira;
– Estudantes presenciais: 61 escolas;
– Visualizações da programação pelo Youtube e Facebook: 337.528;
– Público presencial e online: 353.528 pessoas.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques