Saúde
Canoas recebe lote da vacina da Pfizer e amplia vacinação contra a Covid-19
Canoas recebeu nesta quarta-feira, 26, um lote da vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Pela primeira vez o município contará com o reforço de um terceiro imunizante na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desde janeiro, eram utilizadas apenas a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a Oxford/AstraZeneca, fabricada no Brasil pela Fiocruz.
As vacinas da Pfizer serão utilizadas para primeiras doses de gestantes e puérperas com comorbidades (que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios) e profissionais da educação. O município recebeu um lote com 3.144 doses.
O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, afirma que os profissionais foram capacitados para aplicar as novas vacinas com agilidade para não ocorrer desperdício de doses. As equipes passaram por um treinamento específico devido ao fato de a vacina possuir características diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Após o frasco ser retirado do refrigerador e diluído, as doses devem ser aplicadas em até seis horas. Além das vacinas, o município recebeu seringas e diluentes (soro fisiológico).
Características da Pfizer
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina.
Cada frasco tem capacidade para seis doses, sendo necessária para a aplicação a diluição do princípio ativo com 1,8ml de solução de cloreto de sódio (soro fisiológico).
Estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% após as duas doses.
Saúde
Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos
Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.
A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.
Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.
“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.
Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
- Geral5 dias atrás
Prefeitura de Canoas alerta população sobre golpe de e-mails falsos alegando irregularidades no alvará
- Geral1 semana atrás
Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro
- Geral1 semana atrás
Prefeito Airton Souza envia ajuda para Itapema/SC após enchentes
- Transporte1 semana atrás
Prefeitura busca recursos federais para renovar frota de ônibus de Canoas
- Esporte1 semana atrás
Fuga da Ilha do Presídio reúne atletas em maratona aquática e ações socioambientais
- Saúde5 dias atrás
Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil
- Esporte1 semana atrás
Canoas será sede de etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô
- Saúde4 dias atrás
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas