Saúde
Vacinação a pessoas de 59 anos com comorbidades começa nesta sexta-feira, 7
Canoas abre a partir da próxima sexta-feira, 7, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades com 59 anos, prevista na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. A aplicação das primeiras doses será das 8h às 12h, nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs). No sábado, 8, a campanha será estendida à população de 55 anos ou mais, dividida em dois turnos, conforme a faixa etária, em 20 locais.
Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e laudo médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para realizar a comprovação.
O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial resistente, complicações cardíacas e pulmonares e obesidade mórbida. As vacinas para a aplicação da primeira dose desse grupo serão as da Oxford/Astrazeneca.
Cronograma de vacinação
- Sexta-feira, 7
Pessoas de 59 anos com comorbidades
Horário: 8h às 12h
Locais: 27 UBSs (Endereços)
- Sábado, 8
Pessoas entre 57 e 58 anos com comorbidades
Horário: 8h às 12h
Pessoas entre 55 e 56 anos com comorbidades
Horário: 13h às 17h
Pontos de vacinação no sábado
- CSF CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
- CSF Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
- UBS Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara
- UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
- CSF São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
- CSF Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
- CSF Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
- UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
- UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
- CSF Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
- CSF União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
- UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
- CSF Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
- UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
- UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
- UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
- CSF Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
- UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
- UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
- Central de Especialidades – Av. Brasil, 438, Centro
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
Saúde
Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas
Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e vereadores da cidade visitaram as obras de reforma do Hospital de Pronto-Socorro, no bairro Mathias Velho.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo da visita foi verificar o andamento dos reparos e a expectativa de conclusão do serviço. O hospital teve o primeiro andar totalmente alagado na enchente de maio de 2024.
Andamento da obra
Airton defendeu que é preciso agilizar a execução da obra e disse estar frustrado com o andamento do serviço, especialmente porque enquanto o prédio é reformado o Hospital de Pronto-Socorro vem realizando os seus atendimentos dentro da estrutura física do Hospital Nossa Senhora das Graças.
“Existe uma expectativa de conclusão e a obra andou muito pouco”, declarou o prefeito. “Queremos clareza na execução da obra e queremos que o prazo seja cumprido.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato disse destacou que a administração municipal não tem foco apenas em levantar os problemas, mas principalmente em encontrar soluções que resultem em melhorias para a população.
O contrato para a reforma, assinado ainda na administração passada, prevê que os trabalhos durem 120 dias, com a conclusão, portanto, prevista para meados do mês de abril. Mas o andamento dos serviços indica que poderá ser necessário estender o prazo.
O diretor da Elmo Eletro Montagens, responsável pela obra, André Sant’Ana, disse que problemas não previstos no projeto original foram encontrados durante as obras e será necessário lidar com eles para que a reforma possa ser concluída.
“Estamos reavaliando o projeto por causa dessas questões”, explicou Sant’Ana, dando como exemplo danos na rede elétrica do prédio que só foram revelados quando a obra começou de fato.
O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a expectativa de reabertura do Hospital de Pronto-Socorro depende do andamento e da conclusão da reforma.
O diretor do hospital, Sérgio Ruffini, adiantou que, com a reforma, será possível efetuar mudanças na disposição das estruturas internas da casa de saúde, de modo a racionalizar os processos de atendimento e oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes.
Saúde
Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil
A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.
A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.
“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.
Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.
“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.
“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.
Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.
A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Emprego7 dias atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas