Deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO) defende volta às aulas em Canoas

Foto: Marcel Horowitz/ALRS

O deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO) esteve reunido nesta quarta-feira, 5, com o prefeito Jairo para tratar do retorno das aulas em Canoas. De acordo com a assessoria de comunicação do deputado, a cidade da Região Metropolitana é um dos focos de atuação do Observatório da Volta às Aulas, iniciativa do mandato do parlamentar, tendo em vista que, na semana passada, a prefeitura definiu que os estudantes devem retornar às aulas presenciais somente após a vacinação de professores.

Volta sem imunização

Na ocasião, Ostermann defendeu que a reabertura das escolas não pode estar condicionada com a imunização dos profissionais da educação. “A comunidade escolar aguarda o retorno das aulas há 13 meses, com inúmeros prejuízos no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, pontuou.

De acordo com a nota, ao final do encontro, o deputado não obteve uma garantia do prefeito para o retorno imediato das aulas presenciais em Canoas, mas Jairo se comprometeu em apresentar um cronograma de retorno a partir da próxima semana. Também participaram o vereador de Canoas Jonas Dalagna (NOVO) e o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini.

Observatório da Volta às Aulas

O Observatório da Volta às Aulas classifica as cidades com sinal verde (aulas liberadas ou com cronograma de retorno para maio), amarelo (apresenta algum tipo de restrição ou possui cronograma para aulas a partir de junho) e vermelho (prefeitura não permite a volta às aulas ou não tem cronograma para o retorno).

De acordo com a primeira atualização do Observatório, 18 cidades estão com sinal vermelho, 10 em amarelo e 39 em verde. Atualmente, Canoas está no sinal vermelho do monitoramento, pois a rede municipal ainda funciona sob ensino remoto. Outras cidades da Região Metropolitana, como São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Alvorada, Guaíba, Charqueadas, Viamão e Eldorado do Sul, também estão com limitações na volta às aulas.

Para realizar esse trabalho, o Observatório da Volta às Aulas conta a participação ativa da sociedade civil, por meio de apoiadores do mandato do deputado Fábio Ostermann, além de buscar informações nas redes sociais, em notícias da imprensa e através do contato direto com as prefeituras. As informações do Observatório ficam disponíveis no site fabioostermann.com.br/observatorio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here