Conecte-se conosco

header-top







 

01/07/2025
 

Geral

Dia da Mulher: Conheça a história de cinco canoenses que se destacam

Redação

Publicado

em

Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?

O jornal Timoneiro, com o propósito de homenagear todas as mulheres, conta a história de cinco canoenses que se destacam na sua profissão. E através delas queremos externar a vocês, que nós mulheres podemos ser e estar onde nós quisermos.

Já cantava aos “quatro ventos” Erasmo Carlos: “Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas sei que a força está com elas”…

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Angélica, a policial

Angélica, a policial

Angélica Peçanha é policial civil e ocupa o cargo de escrivã de polícia na Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas.

Oriunda de uma família com forte ligação com a segurança pública, Angélica conta que desde os primeiros anos de idade vivenciou um pouco da carreira, pois seu pai é policial militar, e com isso nutriu um amor pela profissão, inspirada no seu pai.

Formada em Direito, a policial civil exerceu anos na área da advocacia, mas sempre com a meta de entrar para a carreira militar. Em 2017, se inscreveu no concurso de escrivão e inspetora, com 44 mil inscritos. Angélica enfrentou uma maratona de estudos, após aprovada na prova teórica, passou por mais fases: prova de aptidão física, psicológica e psiquiatra.

Após a tão sonhada aprovação, foram seis meses de formação policial, com aulas diárias, teóricas e prática. Um dia após a formatura, Angélica teve que escolher a sua nova lotação (onde iria trabalhar), escolheu a cidade de Canoas, e foi quando começou a vida de policial civil, com algema, colete e arma “em punho”.

A policial é a única mulher de uma equipe de quatro agentes homens, segundo ela por conta do respeito que é tratada por eles e pela valorização dentro da Polícia Civil, nunca foi preciso passar por circunstâncias que arrematam ao machismo.

Angélica é apaixonada pela profissão. “A profissão é apaixonante. Requer dedicação e amor, pois muitas vezes os dias são difíceis. Ouvimos histórias tristes, lidamos com situações extremas, e o perigo ronda constantemente. É um sacerdócio. Mas o amor pela polícia é tão maior, que qualquer dificuldade se torna pequena.  É gratificante poder auxiliar tantas pessoas, e ver a admiração que a instituição tem! Sou daquelas que sente ainda aquele arrepio ao ver uma operação se preparando pra sair, ou quando ouve a sirene das viaturas.E pra quem tem o sonho de ser policial, posso dizer que:  sim, é uma profissão árdua, com inúmeras cobranças e onde muitas vezes não somos reconhecidos; mas que é tão apaixonante que vale qualquer esforço!!! E mulheres, nosso lugar é onde quisermos e a polícia civil  reconhece isso e valoriza cada uma de nós”.

Marlise, a professora e escritora

Marlise De Gregori Pozzatti é professora universitária de Literatura, Língua Francesa, tradutora intérprete e escritora com prêmios nacionais e internacionais, como a obra Palavras Timoneiras, premiada no Brasil e na Suíça. Em duas oportunidades, a canoense mostrou a bandeira de Canoas para o mundo, quando a expos durante as sessões de autógrafos de seus livros. Marlise foi cronista do Timoneiro durante anos.

Filha de Darcy Pozzati, professor rural, contador de histórias, ecologista e pesquisador,foi através do pai, que gostava de línguas e literatura, que a canoense se viu influenciada pela carreira. Formada em Letras/Francês, A professora cursou pós-graduações e curso Didático Pedagógico na França.

A professora conta que nunca enfrentou problemas de machismos na sua profissão, e que muitos homens que trabalharam com ela, hoje fazem parte do seu caminho profissional.

“Nós escolhemos nosso caminho, mas os outros nos ajudam a pavimentá-lo e isto é maravilhoso. As dificuldades por que passamos nos deixam mais fortes para seguir em frente. Os muros são construídos por nós mesmos, mas podemos quebrá-los, principalmente os do passado para vivermos bem o presente”, expressa Marlise.

Ao escrever seus contos, Marlise expressa sempre o amor que sente pelas pessoas na vida real. Segundo ela, a sua profissão e a literatura a fazem ver o mundo, os seres vivos de forma diferente. Atuando na área do magistério, ela acredita ser como um sol, cujos os raios iluminaram os seus alunos e hoje se sente grata por ver eles bem sucedidos, seja no Brasil, França ou Canadá.

Marlise deixou um recado para as mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho.

“Deixo algumas frases para refletir: é interessante trabalhar algo que possa ajudar a evitar influências negativas exteriores que dificultam a vida, tornando tudo mais difícil. Permitir a influencia de seu mundo interior. Aprenda a lidar com sua mente porque ‘a vida humana é uma possibilidade e temos que ter a coragem e o compromisso de converter esta possibilidade em realidade’.”, finaliza a professora.

Noenir, a porteira

Noenir Pierobon é porteira da Corsan do Centro de Canoas, mas já trabalhou em diferentes lugares na cidade de Canoas.

A canoense fez curso de recepcionista, e sempre teve a intenção de trabalhar na área, pois gosta de trabalhar com o público e acha de extrema importância atender as pessoas bem. Tem o prazer de receber todos com simpatia, educação e dando a atenção merecida.

Noenir falou que depois que se formou no curso teve dificuldade de arranjar emprego por conta da sua idade, mas que a empresa atual não achou empecilho ao contratá-la.

A porteira gosta do que faz, segundo ela, é apaixonada mesmo pelo serviço que exerce. Criou carinho por todos os funcionários da empresa e diz que esse carinho é recíproco.

Noenir deixou uma mensagem a todas as mulheres, de todos os segmentos e profissões.

“Não desistam, lutem pelos seus sonhos, sejam éticas e profissionais. Faça sempre o seu melhor, demonstrando amor, carinho e que gosta do que você faz. O principal é ser feliz na sua profissão, indiferente de qual ela seja. Desejo um feliz Dia da Mulher para todas do universo e se cuidem”.

Neca, a presidente

Regina Wons, conhecida como Neca, é metalúrgica, mas atualmente é a mulher mais influenciadora do esporte dentro da cidade de Canoas, representando a Liga Canoense de Futsal.

Apaixonada por esportes desde nova, Neca é árbitra de Futsal, Fut7 e Beach Soccer e sempre esteve atenta a todas as oportunidades que foram surgindo no ramo, com desempenho e dedicação. Foi através de três homens, Sr. Átiles, na administração da Federação de Fut7, Sr. Aldinei, uns dos criadores do Futebol 7 no Brasil e Jeferson Péss, o qual fez o convite para Neca ingressar na Liga, que a presidente evoluiu no mundo dos esportes, e hoje representa o futsal canoense há três anos. A presidente quer fazer Canoas voltar a ser a cidade do esporte.

Neca tentou ser atleta, mas não conseguiu consolidar este sonho, segundo ela, foi nesta época que o preconceito contra ser mulher ecoou, mas nunca a fez desistir do mundo dos esportes, e sim a fez querer mais. Foi quando Neca fez o curso de arbitragem e uniu as duas paixões: bola e apito. Nos dias de hoje, a canoense pouco apita jogos, por conta da demanda imposta pela Liga de Futsal.

Mensagem de Neca a todas as mulheres

“ Lutem pelos seus sonhos e não desistam no primeiro rugido. A selva é grande e os leões estão soltos, pois temos que matar um por dia, para assim mostrar a nossa capacidade. E ‘nunca’ esqueçam de quem te ajudou em cada conquista”.

Rochele, a atleta

Rochele Nunes é judoca e vai representar Canoas nos jogos Olímpicos de Tóquio em julho, representando Portugal.

Natural de Pelotas, mas moradora de Canoas desde pequena , Rochele foi  influenciada pelo seu irmão Renan a ingressar na carreira de judô,  por conta do apreço  pela modalidade e por gostar dos desenhos de lutas, que ambos assistiam. Rochele teve seus primeiros passos no mundo do judô na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), depois ingressando na Sogipa. Em 2018, após receber sondagens da Seleção Portuguesa de Judô, do Comitê Olímpico de Portugal e do clube Benfica, a atleta se mudou para o país e naturalizou-se portuguesa. Atualmente faz parte da seleção nacional.

Defendendo o Brasil, Rochele disputou quatro Mundiais. Em seu último anos pela seleção brasileira, ela ganhou três medalhas de ouro, nos Opens de Santiago, Lima e Buenos Aires.

Segundo a judoca, as maiores dificuldades ao longo de sua carreira foram as sete cirurgias que ela teve que fazer por conta de lesões.

Será o primeiro Jogos Olímpicos da atleta. Rochele se diz ansiosa para viver este momento, mas também com consciência da responsabilidade e do orgulho que é representar uma nação.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

Redação

Publicado

em

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.

O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.

Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.

A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.

“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.

O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Continuar a ler

Geral

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

Redação

Publicado

em

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.

O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.

O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.

Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD

Continuar a ler

Geral

Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Redação

Publicado

em

Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Estão prorrogadas as inscrições para o MEI RS Calamidades 2, programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), destinado a auxiliar microempreendedores individuais afetados pelas enchentes de 2024. O novo prazo para habilitação se estende até o dia 31 de agosto. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 30.

Até R$ 127 milhões estão sendo investidos nesta iniciativa, oriundos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, o programa MEI RS Calamidades é mais que um repasse de auxílio financeiro, já que oferece uma qualificação para que os microempreendedores se mantenham ativos.

“A consultoria é fundamental para fortalecer os negócios e evitar o fechamento das portas. Com esse suporte e os recursos investidos, estamos garantindo condições reais de retomada e crescimento para quem foi atingido pelas enchentes de 2024”, afirma.

Para participar, os interessados devem cumprir alguns critérios, como ter o endereço cadastrado em município com estado de calamidade decretado e na mancha de inundação; estar com o CNPJ ativo e o CPF regular; ter faturamento nos anos de 2023 ou de 2024; e não ter sido beneficiado previamente por outro programa do Estado para atingidos pelos eventos meteorológicos.

Mais de 23 mil empreendedores que preenchem os requisitos já receberam uma correspondência dos Correios, assinada pelo titular da pasta, explicando sobre o programa e informando sobre a disponibilidade da inscrição. A ação visa intensificar a divulgação do MEI RS Calamidades.

“A prorrogação do prazo até 31 de agosto é uma medida necessária para garantir que mais microempreendedores tenham acesso ao benefício. A resposta após o envio das cartas foi imediata e positiva, com aumento expressivo nas inscrições e na taxa de aptidão. No início, 16% das inscrições eram aptas, agora, houve um aumento para 73%. Isso mostra que estamos no caminho certo, ampliando o alcance e reforçando a justiça na distribuição dos recursos”, explica Sossella.

A lista dos candidatos selecionados após a prorrogação será divulgada em 22 de setembro. Quem não for habilitado poderá apresentar recurso entre 23 e 29 do mesmo mês. O pagamento da primeira parcela está previsto para o dia 6 de outubro. Já no caso de MEIs contemplados em fase recursal, o depósito será até o dia 3 de novembro.

Como funciona o MEI RS Calamidades

O programa está dividido em três etapas: após o período de inscrições e a divulgação dos resultados, um auxílio de R$ 1,5 mil será depositado na conta da Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, de todos os contemplados.

Em seguida, uma consultoria de nove horas,  será disponibilizada pela PUCRS e trabalhados temas como plano de negócios, marketing e vendas, gestão de custos e formação de preços. Por último, uma segunda parcela de R$ 1,5 mil será oferecida para aqueles que concluírem a consultoria, mediante abertura de conta empresarial sem custos no Banrisul.

Serviço

O quê: prorrogação das inscrições do programa MEI RS Calamidades 2
Quando: até 30 de junho de 2025
Onde: formulário online

Podem participar microempreendedores individuais que atendam aos critérios e que não foram beneficiados na primeira fase do programa.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques