Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/04/2025
 

Geral

Dia da Mulher: Conheça a história de cinco canoenses que se destacam

Redação

Publicado

em

Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?

O jornal Timoneiro, com o propósito de homenagear todas as mulheres, conta a história de cinco canoenses que se destacam na sua profissão. E através delas queremos externar a vocês, que nós mulheres podemos ser e estar onde nós quisermos.

Já cantava aos “quatro ventos” Erasmo Carlos: “Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas sei que a força está com elas”…

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Angélica, a policial

Angélica, a policial

Angélica Peçanha é policial civil e ocupa o cargo de escrivã de polícia na Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas.

Oriunda de uma família com forte ligação com a segurança pública, Angélica conta que desde os primeiros anos de idade vivenciou um pouco da carreira, pois seu pai é policial militar, e com isso nutriu um amor pela profissão, inspirada no seu pai.

Formada em Direito, a policial civil exerceu anos na área da advocacia, mas sempre com a meta de entrar para a carreira militar. Em 2017, se inscreveu no concurso de escrivão e inspetora, com 44 mil inscritos. Angélica enfrentou uma maratona de estudos, após aprovada na prova teórica, passou por mais fases: prova de aptidão física, psicológica e psiquiatra.

Após a tão sonhada aprovação, foram seis meses de formação policial, com aulas diárias, teóricas e prática. Um dia após a formatura, Angélica teve que escolher a sua nova lotação (onde iria trabalhar), escolheu a cidade de Canoas, e foi quando começou a vida de policial civil, com algema, colete e arma “em punho”.

A policial é a única mulher de uma equipe de quatro agentes homens, segundo ela por conta do respeito que é tratada por eles e pela valorização dentro da Polícia Civil, nunca foi preciso passar por circunstâncias que arrematam ao machismo.

Angélica é apaixonada pela profissão. “A profissão é apaixonante. Requer dedicação e amor, pois muitas vezes os dias são difíceis. Ouvimos histórias tristes, lidamos com situações extremas, e o perigo ronda constantemente. É um sacerdócio. Mas o amor pela polícia é tão maior, que qualquer dificuldade se torna pequena.  É gratificante poder auxiliar tantas pessoas, e ver a admiração que a instituição tem! Sou daquelas que sente ainda aquele arrepio ao ver uma operação se preparando pra sair, ou quando ouve a sirene das viaturas.E pra quem tem o sonho de ser policial, posso dizer que:  sim, é uma profissão árdua, com inúmeras cobranças e onde muitas vezes não somos reconhecidos; mas que é tão apaixonante que vale qualquer esforço!!! E mulheres, nosso lugar é onde quisermos e a polícia civil  reconhece isso e valoriza cada uma de nós”.

Marlise, a professora e escritora

Marlise De Gregori Pozzatti é professora universitária de Literatura, Língua Francesa, tradutora intérprete e escritora com prêmios nacionais e internacionais, como a obra Palavras Timoneiras, premiada no Brasil e na Suíça. Em duas oportunidades, a canoense mostrou a bandeira de Canoas para o mundo, quando a expos durante as sessões de autógrafos de seus livros. Marlise foi cronista do Timoneiro durante anos.

Filha de Darcy Pozzati, professor rural, contador de histórias, ecologista e pesquisador,foi através do pai, que gostava de línguas e literatura, que a canoense se viu influenciada pela carreira. Formada em Letras/Francês, A professora cursou pós-graduações e curso Didático Pedagógico na França.

A professora conta que nunca enfrentou problemas de machismos na sua profissão, e que muitos homens que trabalharam com ela, hoje fazem parte do seu caminho profissional.

“Nós escolhemos nosso caminho, mas os outros nos ajudam a pavimentá-lo e isto é maravilhoso. As dificuldades por que passamos nos deixam mais fortes para seguir em frente. Os muros são construídos por nós mesmos, mas podemos quebrá-los, principalmente os do passado para vivermos bem o presente”, expressa Marlise.

Ao escrever seus contos, Marlise expressa sempre o amor que sente pelas pessoas na vida real. Segundo ela, a sua profissão e a literatura a fazem ver o mundo, os seres vivos de forma diferente. Atuando na área do magistério, ela acredita ser como um sol, cujos os raios iluminaram os seus alunos e hoje se sente grata por ver eles bem sucedidos, seja no Brasil, França ou Canadá.

Marlise deixou um recado para as mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho.

“Deixo algumas frases para refletir: é interessante trabalhar algo que possa ajudar a evitar influências negativas exteriores que dificultam a vida, tornando tudo mais difícil. Permitir a influencia de seu mundo interior. Aprenda a lidar com sua mente porque ‘a vida humana é uma possibilidade e temos que ter a coragem e o compromisso de converter esta possibilidade em realidade’.”, finaliza a professora.

Noenir, a porteira

Noenir Pierobon é porteira da Corsan do Centro de Canoas, mas já trabalhou em diferentes lugares na cidade de Canoas.

A canoense fez curso de recepcionista, e sempre teve a intenção de trabalhar na área, pois gosta de trabalhar com o público e acha de extrema importância atender as pessoas bem. Tem o prazer de receber todos com simpatia, educação e dando a atenção merecida.

Noenir falou que depois que se formou no curso teve dificuldade de arranjar emprego por conta da sua idade, mas que a empresa atual não achou empecilho ao contratá-la.

A porteira gosta do que faz, segundo ela, é apaixonada mesmo pelo serviço que exerce. Criou carinho por todos os funcionários da empresa e diz que esse carinho é recíproco.

Noenir deixou uma mensagem a todas as mulheres, de todos os segmentos e profissões.

“Não desistam, lutem pelos seus sonhos, sejam éticas e profissionais. Faça sempre o seu melhor, demonstrando amor, carinho e que gosta do que você faz. O principal é ser feliz na sua profissão, indiferente de qual ela seja. Desejo um feliz Dia da Mulher para todas do universo e se cuidem”.

Neca, a presidente

Regina Wons, conhecida como Neca, é metalúrgica, mas atualmente é a mulher mais influenciadora do esporte dentro da cidade de Canoas, representando a Liga Canoense de Futsal.

Apaixonada por esportes desde nova, Neca é árbitra de Futsal, Fut7 e Beach Soccer e sempre esteve atenta a todas as oportunidades que foram surgindo no ramo, com desempenho e dedicação. Foi através de três homens, Sr. Átiles, na administração da Federação de Fut7, Sr. Aldinei, uns dos criadores do Futebol 7 no Brasil e Jeferson Péss, o qual fez o convite para Neca ingressar na Liga, que a presidente evoluiu no mundo dos esportes, e hoje representa o futsal canoense há três anos. A presidente quer fazer Canoas voltar a ser a cidade do esporte.

Neca tentou ser atleta, mas não conseguiu consolidar este sonho, segundo ela, foi nesta época que o preconceito contra ser mulher ecoou, mas nunca a fez desistir do mundo dos esportes, e sim a fez querer mais. Foi quando Neca fez o curso de arbitragem e uniu as duas paixões: bola e apito. Nos dias de hoje, a canoense pouco apita jogos, por conta da demanda imposta pela Liga de Futsal.

Mensagem de Neca a todas as mulheres

“ Lutem pelos seus sonhos e não desistam no primeiro rugido. A selva é grande e os leões estão soltos, pois temos que matar um por dia, para assim mostrar a nossa capacidade. E ‘nunca’ esqueçam de quem te ajudou em cada conquista”.

Rochele, a atleta

Rochele Nunes é judoca e vai representar Canoas nos jogos Olímpicos de Tóquio em julho, representando Portugal.

Natural de Pelotas, mas moradora de Canoas desde pequena , Rochele foi  influenciada pelo seu irmão Renan a ingressar na carreira de judô,  por conta do apreço  pela modalidade e por gostar dos desenhos de lutas, que ambos assistiam. Rochele teve seus primeiros passos no mundo do judô na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), depois ingressando na Sogipa. Em 2018, após receber sondagens da Seleção Portuguesa de Judô, do Comitê Olímpico de Portugal e do clube Benfica, a atleta se mudou para o país e naturalizou-se portuguesa. Atualmente faz parte da seleção nacional.

Defendendo o Brasil, Rochele disputou quatro Mundiais. Em seu último anos pela seleção brasileira, ela ganhou três medalhas de ouro, nos Opens de Santiago, Lima e Buenos Aires.

Segundo a judoca, as maiores dificuldades ao longo de sua carreira foram as sete cirurgias que ela teve que fazer por conta de lesões.

Será o primeiro Jogos Olímpicos da atleta. Rochele se diz ansiosa para viver este momento, mas também com consciência da responsabilidade e do orgulho que é representar uma nação.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

Redação

Publicado

em

PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

A Polícia Federal (PF) decidiu arquivar o inquérito que investigava as circunstâncias de um vídeo em que o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece retirando um maço de dinheiro de dentro das calças. No registro, feito durante a campanha eleitoral de 2024, ele entrega o valor em espécie a uma pessoa dentro de um carro.

O arquivamento se tornou público na segunda-feira, 14. De acordo com a PF, não foram identificados indícios de crime eleitoral.

Segundo o advogado de Airton, Ricardo Breier, os R$ 10 mil mostrados no vídeo seriam referentes ao pagamento de um empréstimo pessoal feito no início do ano. Conforme a defesa, a dívida vinha sendo quitada em parcelas mensais desde março, ou seja, antes do início oficial da campanha. Em outubro, o prefeito teria optado por quitar o valor restante de uma só vez.

“Isso não tem relação com financiamento de campanha nem com questões políticas. Trata-se de um assunto estritamente pessoal, o que foi comprovado com os comprovantes de depósito que anexamos ao processo”, explicou Breier.

O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público (MP), que ainda pode concordar com a decisão da PF ou solicitar novas investigações.

O vídeo foi gravado em 18 de outubro de 2024, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, próximo ao comitê de campanha de Airton. A gravação foi feita pela própria pessoa que recebeu o dinheiro, sem que o político percebesse. No vídeo, o prefeito aparece usando uma camiseta com o número 22, referência ao seu partido, o PL. A campanha havia começado oficialmente em agosto.

Airton Souza prestou depoimento à Polícia Federal em novembro, em Porto Alegre. Durante aproximadamente 30 minutos, ele apresentou sua versão dos fatos e reafirmou que o valor entregue se referia a uma dívida pessoal.

Continuar a ler

Comunidade

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.

O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).

“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”

Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.

Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.

“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”

O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.

Serviço

  • O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
  • Quando? Terça (15), às 18h30
  • Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Continuar a ler

Geral

Canoas recebe encontro voltado à inovação na CICs na terça-feiram 15

Redação

Publicado

em

Canoas recebe encontro voltado à inovação na CICs na terça-feiram 15

Os empresários, startups, Poder Público, entidades e líderes inovadores de Canoas estarão reunidos no 1º Conexão da Inovação de Canoas – Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Municipal, que acontecerá na terça-feira, 15, das 10 às 12h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), localizada na Rua Ipiranga, 95, Centro – 8º andar.

O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o InovaRS, um programa do Governo Estadual, com objetivo de transformar municípios gaúchos em polos de inovação. Segundo a Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten,

“o objetivo é estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade, buscar investidores e interessados em empreender em Canoas. Queremos construir juntos uma cidade mais conectada, tecnológica e que proporcione oportunidades para a população”.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Diretor de Inovação, Flávio Camillis, pelo WhatsApp: (51) 99155-0562.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques