Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/05/2024
 

Geral

Metrosul e Fundação Pescar implantam escola técnica de formação para jovens

Redação

Publicado

em

Marcando o início das atividades na sede própria, a Ambiental Metrosul firmou nesta quarta-feira, 13, parceria com a Fundação Projeto Pescar, oficializando a implantação do programa na empresa. A assinatura do contrato aconteceu em Canoas, com a participação dos diretores da Metrosul, Ângelo Mendes e Fábio Arruda, e do responsável pela Captação e Expansão da Fundação, Marcelo Menna Barreto.

O objetivo do projeto é oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social, habilidades e conhecimentos que oportunizem sua inserção no mercado de trabalho. Por meio da Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul, os participantes receberão, gratuitamente, iniciação profissional em eletromecânica e possibilidade de contratação como Jovens Aprendizes pela Metrosul e outras empresas parceiras. O aprendizado proporciona, ainda, que os jovens possam atuar nas frentes de trabalho da própria empresa bem como no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre.

Como mantenedora do projeto, a Ambiental Metrosul será responsável por disponibilizar o espaço físico adequado, bem como os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas; fornecimento de transporte, alimentação, uniforme e materiais que serão utilizados ao longo do programa. Além disso, os alunos terão acesso a conteúdo da Academia Aegea, o portal de aprendizado do Grupo, com diversos cursos de capacitação e desenvolvimento profissional, oferecido aos colaboradores. À Fundação cabe, entre outras atribuições, a captação dos jovens, contratação e capacitação do Educador Social, além da definição de conteúdo e elaboração da metodologia que será aplicada.

Implantação do projeto começa em Canoas

O prédio da área Eletromecânica da Metrosul, no bairro São José, foi o local escolhido para o começo do projeto, previsto para a segunda quinzena de março. O programa está em fase final de estruturação entre as instituições, e informações referentes às inscrições dos jovens para a composição da primeira turma, bem como detalhes do projeto, serão comunicados posteriormente. Nesta semana, a Fundação Pescar iniciou o processo para a contratação do Educador Social. Informações em https://www.projetopescar.org.br.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enchente 2024 Canoas

Limpeza de áreas atingidas pela enchente deve iniciar na segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou que, na segunda-feira, 20, devem começar os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade.

A operação começará pelos bairros São Luís, Mato Grande e Fátima, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.

Nas demais regiões, a administração municipal segue monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.

Para intensificar o serviço, a Prefeitura realizou a locação emergencial equipamentos pelo prazo de 90 dias.

Também foi assinado um contrato para a locação de 31 motobombas, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade.

Essas bombas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Redação

Publicado

em

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeito assina contrato para limpeza das áreas atingidas

Redação

Publicado

em

O prefeito Jairo Jorge assinou nesta sexta-feira, 17, o contrato para locação emergencial de máquinas para auxiliar na limpeza de áreas atingidas pela enchente em Canoas.

São 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras. Os trabalhos serão feitos conforme o recuo do nível das águas.

A Secretaria Municipal de Obras segue na instalação das bombas móveis empregadas para retirar das ruas a água acumulada em todo o lado oeste da cidade. Quatro equipamentos já estão operando, dois no bairro Mathias Velho e dois no Rio Branco.

Durante os próximos dias, as instalações de bombas continuam a ocorrer em ambos os diques, podendo chegar a até 40 máquinas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm