Geral
Metrosul e Fundação Pescar implantam escola técnica de formação para jovens

Marcando o início das atividades na sede própria, a Ambiental Metrosul firmou nesta quarta-feira, 13, parceria com a Fundação Projeto Pescar, oficializando a implantação do programa na empresa. A assinatura do contrato aconteceu em Canoas, com a participação dos diretores da Metrosul, Ângelo Mendes e Fábio Arruda, e do responsável pela Captação e Expansão da Fundação, Marcelo Menna Barreto.
O objetivo do projeto é oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social, habilidades e conhecimentos que oportunizem sua inserção no mercado de trabalho. Por meio da Unidade Projeto Pescar Ambiental Metrosul, os participantes receberão, gratuitamente, iniciação profissional em eletromecânica e possibilidade de contratação como Jovens Aprendizes pela Metrosul e outras empresas parceiras. O aprendizado proporciona, ainda, que os jovens possam atuar nas frentes de trabalho da própria empresa bem como no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre.
Como mantenedora do projeto, a Ambiental Metrosul será responsável por disponibilizar o espaço físico adequado, bem como os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas; fornecimento de transporte, alimentação, uniforme e materiais que serão utilizados ao longo do programa. Além disso, os alunos terão acesso a conteúdo da Academia Aegea, o portal de aprendizado do Grupo, com diversos cursos de capacitação e desenvolvimento profissional, oferecido aos colaboradores. À Fundação cabe, entre outras atribuições, a captação dos jovens, contratação e capacitação do Educador Social, além da definição de conteúdo e elaboração da metodologia que será aplicada.
Implantação do projeto começa em Canoas
O prédio da área Eletromecânica da Metrosul, no bairro São José, foi o local escolhido para o começo do projeto, previsto para a segunda quinzena de março. O programa está em fase final de estruturação entre as instituições, e informações referentes às inscrições dos jovens para a composição da primeira turma, bem como detalhes do projeto, serão comunicados posteriormente. Nesta semana, a Fundação Pescar iniciou o processo para a contratação do Educador Social. Informações em https://www.projetopescar.org.br.
Geral
Conexão da Inovação de Canoas reúne atores estratégicos para definir futuro da cidade

Na manhã desta terça-feira, 15, representantes da sociedade civil, gestão pública, universidades e empresariado se reuniram no campus da Ulbra para a 3ª edição do projeto Conexão da Inovação de Canoas.
O objetivo do encontro foi definir estratégias para o ecossistema de inovação da cidade, com foco em áreas como Educação, Saúde e Indústria. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patricia Augsten, destacou a importância de uma governança colaborativa para pensar o futuro inovador de Canoas.
O evento também teve como meta alinhar ações para modernizar e desburocratizar políticas públicas locais. O planejamento da inovação, segundo Jerônimo Molina, gestor de Inovação do InovaRS, deve ter uma visão de longo prazo, visando o desenvolvimento de toda a sociedade.
O próximo encontro acontecerá no Parque Canoas de Inovação, onde será finalizado o processo de definição das diretrizes estratégicas para a cidade. O reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, destacou que o desenvolvimento de Canoas depende de um esforço conjunto entre todas as partes envolvidas.
Geral
Correios realiza leilão de imóvel e terrenos em Porto Alegre

Como participar
Visitas
Geral
2ª Conferência Municipal da Cidade debateu futuro de Canoas em evento no auditório da Prefeitura

Representações de movimentos sociais e entidades da sociedade civil, além de instituições públicas, debateram sugestões e visões para o futuro de Canoas, na segunda-feira, 14, durante a 2ª Conferência Municipal da Cidade no município. O evento é uma das etapas da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Sul, marcada para agosto, e da 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para o mês de outubro.
Na abertura do evento, o secretário de Relações Institucionais de Canoas, Rossano Gonçalves, destacou a grande responsabilidade que é pensar o futuro da cidade e citou a relevância das obras para a ampliação do sistema para contenção de cheias, uma das metas da administração para trazer segurança à população após a calamidade de 2024.
Representante da Câmara Municipal, o vereador Gabriel Constantino apontou que a oportunidade é fundamental ao exercício da democracia e da construção coletiva. Para o assessor superior do Gabinete do Prefeito Airton Souza, Daniel Leite, a premissa do evento é a elaboração participativa.
Painelista convidado, o vice-presidente para Desenvolvimento Urbano da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoa, Renan Zancanaro, comentou sobre a necessidade de celeridade no fluxo de recursos para as obras de proteção contra enchentes. Na sequência, outras representações registraram suas ideias e, ao final, foram escolhidos os delegados que representarão Canoas na etapa estadual da ação.
- Executivo5 dias atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Canoas7 dias atrás
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Sem categoria4 dias atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Literatura1 semana atrás
Seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento de Escritores Canoenses
- Esporte6 dias atrás
Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas
- Política1 semana atrás
Iniciam depoimentos de testemunhas de defesa e acusação do processo de impeachment do vereador Ezequiel (PL)
- Educação6 dias atrás
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos