Motoristas de ônibus de Canoas realizam paralisação nesta segunda-feira, 21

Na manhã desta segunda-feira, 21, os funcionários da empresa de transporte de ônibus de Canoas, a Sogal, paralisaram suas atividades. O manifesto iniciou às 8hs desta manhã, com protestos em frente à empresa.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Canoas (Sintrocan), emitiu a seguinte nota:

“Seguindo a decisão de Estado de Greve definida na assembleia geral da categoria metalúrgica de Canoas e Nova Santa Rita na semana passada e a vontade de todos os trabalhadores da Maxiforja, está sendo realizada hoje uma paralisação que vai atingir os três turnos da empresa.

O dia de protesto faz parte das mobilizações da campanha salarial e é em protesto à proposta patronal de parcelar as perdas salariais, sendo 5% retroativos à data-base (maio) e o restante pra completar os 8,34%, em dezembro.

Várias empresas da categoria já concederam reajustes repondo as perdas inflacionárias e até concedendo aumento real, mas o sindicato patronal, mais uma vez, cumpre o papel de ser intransigente na mesa de negociações, não atendendo o clamor daqueles que geram a riqueza de suas empresas.

Outras paralisações podem ser feitas durante o mês e o sindicato não descarta a possibilidade de realizar uma greve geral na categoria caso a reivindicação salarial não seja atendida”.

A empresa Sogal foi procurada por nossa equipe e respondeu:

“Estamos buscando de forma emergencial uma mediação junto ao ministério público do trabalho, na intenção de chegarmos a algum acordo com o sindicato dos trabalhadores, vale lembrar que está situação só reflete a dificuldade que enfrenta o transporte coletivo do Brasil inteiro, com exceção das cidades que possuem algum tipo de subsídio por parte do poder concedente .

Em Canoas , o prejuizo do sistema de transporte coletivo acumula perdas durante está pandemia na casa dos 15 milhões de reais, resultado da perda de passageiros que o sistema enfrenta pelos aplicativos de transporte e também pelas restrições impostas do distanciamento social…”

A greve foi decidida em assembleia no último sábado, 19, e, de acordo com os sindicalistas, só vai ser retomado após um acordo.
Em breve, mais informações…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here