CAPS Infantojuvenil realiza exposição “Expressão em tempos de pandemia”

O agravamento de problemas de saúde mental e a necessidade de profissionais em reinventar formas de tratamento são alguns dos exemplos das dificuldades que a pandemia do coronavírus trouxe no ano de 2020. E foram essas adversidades que levaram os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) a realizarem, nesta quarta-feira, 16, a exposição “Expressão em tempos de pandemia”.

Tradicionalmente, uma festa de Natal aproxima as crianças e adolescentes que tratam transtornos mentais ou de sofrimento psíquico intenso no local. A confraternização era uma oportunidade de celebrar conquistas e avanços no tratamento de cada uma delas, além de dar alento àqueles que já possuem histórias de vida tão difíceis. Neste ano, no entanto, a impossibilidade da aproximação física exigiu criatividade para celebrar.

Realizada nas dependências do CAPS, a exposição “Expressão em tempos de pandemia” contou com os trabalhos realizados pelos pacientes em oficinas terapêuticas e atividades de convivência ao longo do ano. Respeitando os protocolos sanitários, foram expostas produções como desenhos e poesias, além de apresentações musicais e de dança. Também durante a tarde, brinquedos e lanches arrecadados pelo Centro foram entregues aos visitantes em alusão ao período natalino.

CAPS IJ Arco Íris

O local atende crianças e adolescentes encaminhados pelos serviços de saúde do município ou que buscam o local espontaneamente. A coordenadora da instituição reforça que o local recebe doações de roupas, calçados e brinquedos, que são doados aos pacientes ou revendidos em um brechó que gera recursos para atividades como a exposição realizada nesta quarta.

O serviço fica na Rua Padre Reus, 115, no bairro Mathias Velho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here