Geral
36ª Feira do Livro de Canoas inicia nesta sexta-feira, 11

A Feira do Livro de Canoas, assim como quase todos os setores da sociedade, precisou inovar para a edição deste ano. Com a ajuda da tecnologia, a 36ª edição do evento acontecerá de forma remota e ao vivo.
A Feira, que pela primeira vez será realizada em formato on-line, ocorrerá entre os dias 11 e 15 de dezembro, a partir das 15hs. Para movimentar o público, a programação trará conversas com escritores, lives, palestras e contação de histórias. Para isso, um estúdio será instalado na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e fará a transmissão ao vivo. Porém, os palestrantes e o público permanecerão no conforto e segurança de suas casas.
O objetivo é tornar o evento mais popular e divulgar as obras dos escritores participantes. O evento será transmitido gratuitamente pelos links a seguir: https://www.dannaproducoes.com e https://www.canoas.rs.gov.br.
A 36ª Feira do Livro de Canoas tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Realização: Prefeitura Municipal de Canoas. Produção Cultural: Danna Produções. Outras informações nas redes sociais e site da produtora e da Prefeitura Municipal.
Atrações da Feira do Livro
A programação do evento terá início na sexta-feira (11) e contará com a participação de escritores renomados como Haroldo Dutra e Letícia Wierzchowski. Além de diversos outros nomes do cenário cultural e literário. O Patrono desta edição é uma homenagem ao escritor Antônio Canabarro Tróis Filho (Tonito), que faleceu em outubro deste ano, aos 93 anos.
Nesta sexta, 11, às 10h, o escritor Fábio Monteiro ministrará palestra sobre o tema Por uma literatura (des)confortável para crianças e jovens. Fábio é formado em história pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é escritor, professor e contador de histórias para a infância e juventude. Já ganhou vários prêmios literários, como o Jabuti na categoria Juvenil, em 2016.
Ainda na sexta, às 14h30, o público poderá acompanhar a palestra do escritor Luciano Pontes, que também é ilustrador, ator, palhaço e contador de histórias. Graduado em Design Gráfico pela Faculdade AESO Barros Melo, em 2016, pesquisa a tradição oral e desenvolve trabalhos de criação e formação a partir da literatura e do teatro por meio da Cia Meias Palavras. O escritor é o curador do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns.
Acompanhe a programação completa:
Sexta-feira (11):
9h30 – Abertura
10h – Fábio Monteiro (SP)
Por uma literatura (des)confortável para crianças e jovens
14h30 – Luciano Pontes (PE)
Histórias crônicas da infância
Sábado (12):
10h – André Neves (RS)
Encontro com o escritor e ilustrador André Neves
14h30 – Fê (SC)
A literatura infantil tem a fantasia como mola e motor de sua existência, pois é ela que a põe em movimento. Sem fantasia não há literatura infantil, não há criação.
Domingo (13):
14h30 às 17h – Apresentação Casa do Poeta
Segunda (14):
9h30 – Jackson Brum (RS)
Graffiti e processos de criação
14h30 – Letícia Wierzchowski (RS)
Livro Estrelas fritas com açúcar
16h – Haroldo Dutra (MG)
Equilíbrio das emoções em tempos de pandemia
Terça (15):
9h30 – Professora Maristela e Boneca Rosa
1,2,3! Era uma vez…Contação e Cantação de Histórias
14h30H – Carlos Neves – Kalunga
Palestrinha Show – Adivinhem quem vem para brincar
16h – Rogério Bastos
200 anos da chegada de Auguste de Saint-Hilaire ao Rio Grande do Sul
Serviço: 36ª Feira do Livro de Canoas – Evento on-line
Data: de 11 a 15 de dezembro
Horários: A partir das 9h30
Acessos: https://www.dannaproducoes.com e https://www.canoas.rs.gov.br.
Ingressos: GRATUITO
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política4 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Transporte1 semana atrás
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028
- Educação3 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade3 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Saúde1 semana atrás
Emenda impositiva destina R$ 426,8 mil para a reconstrução do HPSC