Marcação de consultas médicas poderá ser feita por aplicativo

Entra em funcionamento na próxima quinta-feira, 1º de outubro, um aplicativo da Prefeitura de Canoas que possibilita à população agendar consultas de atenção básica, ou seja, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs), através do celular. Além disso, a funcionalidade também vai permitir acompanhar as solicitações de exames, checar a situação do calendário vacinal e conferir o histórico de acesso a cada um desses serviços. Inicialmente o aplicativo estará disponível para usuários do sistema Android. Além disso, o site (http://sistemas.canoas.rs.gov.br/portalsaude) também oferecerá acesso às mesmas funções.

Funcionamento

Tanto no aplicativo quanto no site, é necessário atualizar dados cadastrais para receber um usuário e senha. A partir da obtenção deste login, todos os serviços citados ficam disponíveis. Mesmo com a nova facilidade, o agendamento presencial segue ocorrendo normalmente nas UBSs. O aplicativo não representou custos ao município e vem sendo testado desde o fim de 2019. No entanto, era necessário que todos os contatos dos pacientes fossem atualizados nos sistemas da Secretaria da Saúde para operacionalização da ferramenta, trabalho que vem sendo feito desde o início do ano. Agora, com mais de 30 mil pacientes cadastrados, o aplicativo será colocado em funcionamento.

Histórico

Os sistemas de marcação de consulta para os usuários do sistema de saúde de Canoas tem um histórico problemático. Implantado pela prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Jairo Jorge, o sistema de teleagendamento permitia que as pessoas realizassem a marcação de consultas através do telefone. No período em que foi implantado, o sistema ainda poderia ser enquadrado como inovador, já que telefones fixos ainda eram bastante funcionais na época e parecia uma boa alternativa para as longas filas dos postos de saúde. Na prática, o sistema só escondeu as filas e as pessoas passavam horas na linha para, muitas vezes, sequer serem atendidas ou receberem a informação de que o médico desejado não tinha agenda aberta.

Atualmente considerado uma tecnologia defasada, o teleagendamento foi extinto pela atual administração da prefeitura, que colocou em prática um sistema de acolhimento nas unidades de saúde e agora este novo aplicativo para marcação de consultas.

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