Prefeitura informa que “sistema de saúde está perto do seu limite” por conta do coronavírus

O prefeito Luiz Carlos Busato, informou no final da noite deste domingo, 28, que o sistema de saúde de Canoas está perto do seu limite, “mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha”.

“Informo que acabei de comunicar ao Governo do Estado e aos prefeitos da região 8 que o sistema de saúde de Canoas está entrando em seu limite, mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha. A proximidade desse limite se deve ao fato de que, nas últimas 72 horas, o número de internados com suspeita e confirmação de coronavírus mais que dobrou.”, disse o prefeito.

“Canoas atende 5 mil pessoas por dia – além dos canoenses, gaúchos de mais de 150 municípios. Com todos, tenho a responsabilidade de ser realista e transparente. A previsão de uma situação ainda mais aguda, infelizmente, está se confirmando. A expansão da pandemia é muito grave”, declarou pelas redes.

Segundo o último balanço, a cidade tem 78 leitos de UTI ocupados, de 88 possíveis – uma taxa de 88,6%. No HU, hospital onde se concentra os pacientes infectados, 35 leitos estão ocupados, de 40 possíveis- uma taxa de 87 %. Busato afirmou que mais 10 leitos serão liberados no Hospital Universitário, mas mesmo isso pode não ser suficiente para evitar o aumento da ocupação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here