Conecte-se conosco

header-top







 

15/04/2026
 

Geral

CARNAVAL 2020: Última noite de desfiles do Grupo de Acesso

Redação

Publicado

em

 

Textos e fotos: Daniela Uequed e Douglas Angeli

Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos de Santa Cruz e Unidos de Padre Miguel foram os destaques.

Sete escolas de samba realizaram a segunda noite de desfiles da série A do carnaval carioca no sábado, 22. A campeã, que será conhecida na quarta-feira, 26, ganhará o direito de desfilar no grupo especial no próximo ano – entre as grandes da Marquês de Sapucaí. Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos de Santa Cruz e Unidos de Padre Miguel foram os destaques.

Sossego – A Acadêmicos do Sossego, escola de Niterói, abriu a noite com o enredo “Tambores de Olokum”, celebrando as raízes sagradas e a história do Maracatu. A escola inovou ao trazer o cabeleireiro Anderson Morango como porta-bandeira para promover uma reflexão sobre o preconceito. Um homem portanto a bandeira de um escola de samba é um fato novo no sambódromo, mas remonta à origem do quesito na década de 1930: antes de Dodô da Portela assumir o posto em 1935, Ubaldo conduziu o pavilhão da escola de Madureira. No século XXI, o gesto assume um caráter político: “Sou resistência”, afirmou Anderson à reportagem do jornal Timoneiro.

É a Marta! – A Inocentes de Belfort Roxo fez uma homenagem a Marta da Silva, jogadora da seleção brasileira de futebol. A artilheira desfilou no último carro da escola junto de sua mãe, D. Teresa. A escola da Baixada Fluminense fez um bom desfile, alegre e correto. O desfile destacou a nordestina Marta como um exemplo de superação.

Assista aos vídeosyoutu.be/AvGWLHvpJOg  youtu.be/ovcGkkFJUMQ

Em seguida, veio a Unidos de Bangu, escola de samba da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com o enredo “Memórias de um Griô”, a agremiação contou a história do continente africano e da escravidão na ótica de um griô, ou griot – responsável, em diversas tradições africanas, pela transmissão das narrativas orais de seus povos. Ludmila Amorim, ritmista formada na Estação Primeira de Mangueira, veio de Brasília para tocar ganzá na escola e afirmou a nossa reportagem: “Estar na Sapucaí é minha missão de cada ano. Nasci para estar aqui”.

Santa Cruz nordestina – Tradicional escola da Zona Oeste, a Acadêmicos de Santa Cruz realizou um melhores desfiles da noite. Com o tema “Santa Cruz de Barbalha, um conto popular no Cariri”, do carnavalesco Cahê Rodrigues, a escola representou elementos tradicionais do Ceará em suas alegorias – em especial a cidade de Barbalha, homenageada pelo enredo. Destaque para o belo samba, muito cantado na avenida, e para a comissão de frente representando a dança do canavial.

Imperatriz Leopoldinense – A grande expectativa da noite foi correspondida pela Imperatriz, oito vezes campeã do grupo especial e rebaixada no ano passado. Para seu retorno ao grupo principal, a escola apostou na reedição do histórico enredo de 1981 – quando foi campeã homenageando o compositor Lamartine Babo.  O samba “Só dá Lalá”, muito bem executado, empolgou o público presente no sambódromo. Destaque para as marchinhas de carnaval compostas por Lamartine, bem como os hinos dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro – também de sua autoria. O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, que retornará à avenida neste domingo com a Mangueira. Algumas falhas não tiraram a imponência do desfile. Apesar das luzes da segunda alegoria estarem apagadas, a beleza da comissão de frente, das esculturas das alegorias e das fantasias – incluindo a ala de baianas – causou a melhor impressão da noite.

Unidos de Padre Miguel

Penúltima escola dos desfiles da série A,  a Unidos de Padre Miguel, conhecida como UPM,  do mesmo bairro da famosa Mocidade Independente, apresentou o enredo “Ginga”, sobre a capoeira. Apesar de um bom conjunto de fantasias e alegorias, a escola teve dificuldades com a segunda alegoria, que demorou a ingressar na avenida e desfilou sem uma parte – que teve de ser retirada ainda na concentração, o que também a prejudicou na evolução.

Império da Tijuca

Encerrando a segunda noite de desfiles, a Império da Tijuca, conhecida como o “primeiro império do samba”, por ter sido fundada antes do Império Serrano (em 1943), contou a história de Evandro Santos – fundador de uma biblioteca popular na Vila da Penha, zona Norte do Rio. Falando da educação e dos livros, a escola fez um desfile correto, mas sem grandes destaques.

Neste domingo, 23, sete escolas darão início aos desfiles do grupo especial: Estácio de Sá, Unidos do Viradouro, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha do Governador e Portela.

Recado pro Guajuviras direto da Sapucaí https://www.youtube.com/watch?v=cf4PnIvShgM

Continuar a ler

Meio Ambiente

Subprefeituras de Canoas recebem equipamentos para reforçar manutenção de vias urbanas

Redação

Publicado

em

Foto: Julia krauspenhar

Na sexta-feira, 10, o Calçadão de Canoas foi palco da entrega de novos equipamentos destinados à limpeza e manutenção de vias urbanas do município. A ação contemplou as subprefeituras com seis roçadeiras, quatro sopradores e três motosserras.

Os equipamentos foram doados pelo Centro de Distribuição Stihl Brasil e serão utilizados pelas subprefeituras Sudeste, que atende os bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças; Sudoeste, responsável por Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Centro; Noroeste, que abrange Mathias Velho, Harmonia e São Luís; e Nordeste, que atende Estância Velha, Guajuviras, Igara, Olaria e São José.

A entrega tem como objetivo reforçar os serviços de manutenção e limpeza em vias públicas e áreas verdes. A medida também integra ações de reconstrução da cidade após as enchentes registradas em 2024.

Durante o ato, o prefeito Airton Souza fez a entrega simbólica dos equipamentos de limpeza.

“O cuidado da cidade começa com os bairros. Com a entrega desses equipamentos estamos dando mais estrutura para que as subprefeituras atuem com agilidade e eficiência na limpeza urbana, garantindo espaços públicos mais organizados e de qualidade para nossa população”, destacou o prefeito Airton Souza.

Odavir Júnior, secretário adjunto do Meio Ambiente, que estava presente no ato de entrega, ressaltou a importância da doação.

“Essas roçadeiras, sopradores e motosserras vão garantir aos canoenses uma cidade com mais qualidade de vida, com limpeza e manutenção das áreas verdes com difícil acesso”, frisou.

O secretário da Subprefeitura Noroeste, Leonardo Moreira, reforçou a importância da doação dos equipamentos para o município.

“Essa entrega só fortalece o trabalho das subprefeituras, garantindo mais agilidade e eficiência na limpeza e manutenção dos bairros. Com esses novos equipamentos conseguimos atender melhor a comunidade, deixando os espaços públicos mais organizados e seguros. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da comunidade”, afirmou.

Continuar a ler

Policial

Polícia Civil deflagra Operação Verdades Reveladas contra crimes sexuais contra crianças e prende quatro suspeitos no RS

Redação

Publicado

em

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira, 13, a Operação Verdades Reveladas, por meio da Delegacia de Polícia de Triunfo. A ação tem como foco o combate a crimes graves contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Triunfo, Montenegro e Esteio. Ao todo, quatro pessoas foram presas temporariamente, além da apreensão de telefones celulares.

As investigações indicam que um professor do ensino fundamental é suspeito de manter relações sexuais com crianças, algumas com idades entre 9 e 12 anos. Na primeira fase da operação, o celular do principal investigado foi apreendido e deve passar por análise.

“Na análise preliminar do dispositivo, foram identificadas inúmeras conversas com outros indivíduos, contendo relatos de abusos sexuais contra menores”, explicou o Delegado Alex Assmann.

As mensagens também revelaram referências a crimes de extrema gravidade, incluindo a condução de crianças para a prática de atos sexuais e a intenção de localizar outros menores para exploração. Diante da seriedade dos fatos, quatro indivíduos tiveram suas prisões temporárias decretadas pela Justiça e seguem sendo investigados.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Ação no Calçadão de Canoas promove conscientização ambiental e distribuição de mudas

Redação

Publicado

em

Foto: Julia Krauspenhar

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas realizou, na sexta-feira, 10, uma ação voltada à conscientização ambiental no Calçadão da cidade. A iniciativa integra o projeto Meio Ambiente em Ação e buscou orientar a população sobre práticas de preservação e sustentabilidade.

Durante a atividade, foram distribuídas mudas de espécies nativas, além de materiais informativos com serviços oferecidos pelo Minizoo. Educadores ambientais também estiveram no local para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e a separação de materiais recicláveis.

A proposta da ação é incentivar hábitos mais sustentáveis no dia a dia e ampliar o acesso da comunidade a informações sobre cuidados com o meio ambiente.

Durante a ação, o prefeito Airton Souza realizou a entrega de mudas nativas como ato simbólico, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade.

“A gente acredita que pequenas atitudes, como plantar uma árvore, geram grandes transformações no futuro da cidade de Canoas. Essa ação aproxima a população do cuidado com o meio ambiente e incentiva práticas mais conscientes no dia a dia”, destacou o prefeito.

O secretário municipal do Meio Ambiente Guilherme Haygert, falou sobre o objetivo da iniciativa e sua importância para a comunidade.

“Nosso intuito com essa distribuição de plantas nativas, orientações e o uso correto do descarte e separação de resíduos é mostrar à população o quanto a participação da comunidade é importante para nossa cidade. Essa ação de educação ambiental contribui na redução da poluição e na conservação da biodiversidade” afirmou.

“A gente trouxe nos estandes um pouco dos materiais recicláveis que podem ser reaproveitados,entre eles, as garrafas pet e o alumínio. Enquanto a garrafa pet pode ser reaproveitada para confecção de artesanatos como vasos e luminárias, o alumínio pode ser utilizado para fabricação de latas de bebidas e outros produtos. Além disso, nós mostramos a separação correta dos produtos na hora de descartar os residuos” relatou a educadora ambiental da cooperativa Coopcamate, Cauana Spido.

Felipe Santos, biólogo do Minizoo, mostrou à população a importância do cuidado com os animais silvestres para a recuperação da fauna o do meio ambiente.

“Trouxemos uma mostra de animais texturizados como forma de explicar para a comunidade que o cuidado com as espécies nativas e a devolução desses animais à natureza é fundamental para um equilíbrio ecológico local. Estamos também distribuindo cartilhas com informações e serviços para o canoense que quiser fazer uma visita ao Minizoo”, disse.

Leoni Witczak, que estava no centro passeando pelo Calçadão, contou como ficou sabendo da ação e de sua importância para o município.

“Estava passeando pelo Centro, parei aqui e aproveitei para levar uma muda de laranjeira. Apoio 100% essa iniciativa porque sou fã de uma cidade mais arborizada. Tenho várias plantas frutíferas no meu pátio”, ressaltou a aposentada de 65 anos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques