Política
Parlamentar César Augusto é o convidado da série “O que o seu vereador anda fazendo…”

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador César Augusto Ribas Moreira: Estou no terceiro mandato, durante todos eles procurei atender a todas as comunidades. Entre os projetos: Institui as competições escolares canoenses (CECA), o dia da mulher cristã, inclui a campanha “Diga Não as Drogas” nas atividades da semana da Juventude, afixei academias ao ar livre em centros esportivos, criei o banco de materiais ortopédicos entre outros diversos projetos.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
César Augusto: As principais demandas são procuras por oportunidades de emprego e o atendimento aos empresários que procuram através do nosso gabinete, melhorias ao desenvolvimento econômico, bem como a desburocratização de algumas áreas como a redução de tributação e melhores ajustes na carga onerosa. Também há muitos atendimentos a instituições religiosas, esportivas, culturais e movimentos da juventude.
Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
César Augusto: Não procuro fazer promessas. Mas espero atender ainda as necessidades de mobilidade urbana, assim como os anseios na área da saúde publica e o desenvolvimento econômico na cidade. Com novas empresas e indústrias, auxiliando as entidades de classe a fomentar o nosso mercado e consequentemente a nossa economia.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
César Augusto: Durante este ultimo mandato especialmente, me sinto realizado com a aceitação e aprovação do meu trabalho. Ao mesmo tempo que desejo me reeleger a mais um mandato de vereador, procuro escutar muito o desejo dos Republicanos em visar uma candidatura a majoritária. E não é mais novidade para ninguém que meu nome tem sido ventilado. Procuro focar meus dias em minhas atividades diárias e deixar que Deus me apresente os novos caminhos a seguir.
Política
Câmara aprova texto-base de PEC que altera jornada de trabalho e prevê fim gradual da escala 6×1

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada semanal de trabalho e estabelece mudanças na escala 6×1. O parecer do relator, deputado Leo Prates (Republicanos-BA), recebeu 34 votos favoráveis e 4 contrários.
A proposta ainda precisa ser analisada pelo plenário da Câmara em dois turnos e, para ser aprovada, deve alcançar ao menos 308 votos. Em seguida, seguirá para o Senado Federal.
O texto fixa a jornada máxima em 8 horas diárias e 40 horas semanais e prevê redução gradual de até quatro horas na carga semanal. A implementação será feita em duas etapas, ao longo de até 14 meses após a promulgação da PEC. O fim da escala 6×1, com garantia de duas folgas semanais, preferencialmente aos domingos, entrará em vigor 60 dias após a promulgação.
A proposta também prevê exceções para determinadas categorias e estabelece que trabalhadores com diploma de nível superior e remuneração acima de cerca de R$ 21,1 mil ficarão fora das novas regras de jornada e controle de ponto.
O texto foi resultado de acordo entre diferentes propostas em discussão na Câmara e passou por negociações envolvendo governo, parlamentares e representantes do setor produtivo.
Política
Rodrigo Cebola lança sua pré-candidatura a deputado federal em Canoas

Canoas terá nesta quarta-feira, 27, às 19h, o lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Cebola a deputado federal. O ato será realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, na Rua Caramuru.
Ex-vereador e presidente do PSOL em Canoas, Rodrigo oficializa a entrada na disputa para a Câmara dos Deputados.
O evento deve contar com a presença da pré-candidata ao Senado Manuela d’Ávila e do deputado estadual Matheus Gomes.
Em 2022, o pré-candidato recebeu votos em 114 municípios do Rio Grande do Sul. Nas eleições municipais de 2024, foi o candidato a prefeito mais votado do partido no estado.
A atividade é aberta ao público.
Política
Deputada Delegada Nadine protocola projeto sobre direitos de estudantes atletas no RS

A deputada estadual Delegada Nadine protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto de lei que trata da proteção aos direitos de estudantes atletas matriculados em instituições de ensino públicas e privadas do Estado.
A proposta estabelece regras para alunos que participam de competições esportivas oficiais, como dispensa de aulas durante eventos esportivos, realização de provas em datas alternativas, compensação de ausências e prorrogação de prazos para entrega de trabalhos e atividades avaliativas.
“A educação e o esporte precisam caminhar juntos. Muitos jovens dedicam anos da vida ao esporte de alto rendimento e acabam enfrentando obstáculos dentro das instituições de ensino para conseguir acompanhar competições oficiais sem prejuízo escolar. Nosso projeto busca garantir segurança jurídica e assegurar direitos básicos para esses estudantes atletas”, afirma a deputada.
Na justificativa do projeto, a parlamentar cita o relato de uma mãe de atleta que enfrentou dificuldades junto à escola da filha para obter flexibilização de frequência, realização de provas e compensação de conteúdos durante competições esportivas.
O texto também prevê acesso aos conteúdos pedagógicos e possibilidade de reposição de aulas, inclusive de forma remota, respeitando a carga horária obrigatória prevista na legislação federal. A matéria segue em tramitação nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa.

Geral2 dias atrásCorsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

Defesa Civil3 dias atrásGoverno do Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS 2026 no Rio Grande do Sul

Geral6 dias atrásGoverno do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

Educação3 dias atrásInscrições para o Enem 2026 iniciam nesta segunda-feira e seguem até 5 de junho
Obras6 dias atrásBR-116 terá alterações no trânsito na região do Viaduto da Metrovel na próxima segunda-feira, 25

Policial1 semana atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Esporte1 semana atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026

Policial7 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo




















































