Um mês para alertar sobre a prevenção de um diagnóstico precoce do câncer de mama

Todos os anos várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce. Somente em 2011, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 13.225 mulheres morreram em decorrência da doença no Brasil e estima-se que 57.120 casos novos sejam diagnosticados em 2014.
Diante de números tão alarmantes, é essencial o surgimento de campanhas que conscientizem a população a respeito desse tipo de câncer. Um desses movimentos é o Outubro Rosa, que objetiva chamar a atenção para essa doença e para a necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos com ações isoladas que pretendiam informar as pessoas a respeito do câncer no mês de outubro. Em 1997, após o Congresso Americano estabelecer esse mês como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, o movimento ganhou força e espalhou-se por todo o planeta.

Programação em Canoas

A campanha anual do Outubro Rosa na cidade é denominada “ Um toque de amor” e vai espalhar amor por toda a Canoas. A programação, elaborada pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres, tem um objetivo nobre: divulgar o combate e a prevenção ao câncer de mama, um dos mais comuns entre as brasileiras. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira ,3, no Auditório Sady Schivitz.
O período de conscientização é necessário, pois a doença não escolhe classe social, idade ou raça. Com o propósito de mobilizar o maior número de canoenses possível e engaja-los nessa luta, as ações ocorrerão de forma descentralizada, abordando assuntos como: o autoexame, a educação sexual, a saúde da mulher e a violência doméstica. A programação do Outubro Rosa termina no dia 28 de outubro.
Mais informações sobre a programação: https://www.canoas.rs.gov.br/