Medalha Pinto Bandeira: homenageados recebem a maior honraria da cidade

A noite da terça-feira, 1º, foi marcada pela entrega da medalha Pinto Bandeira a dez cidadãos que foram agraciados com a mais alta honraria de Canoas. O evento ocorreu no centro de eventos do ParkShopping Canoas e contou com a presença de autoridades e convidados. Neste ano, os homenageados foram Walter Galvani da Silveira, Francisco Ricardo Terres Trois, Ivo da Silva Lech, Jorge Uequed, Dirceu Franciscon, Cristina Sorrentino, Maria da Graça Galinatti Flach, Ivone Frare, Antônio Jesus Pfeil e Luiz Felipe Scolari. As dez personalidades se destacaram nas áreas da comunicação, cultura, esporte, política e educação, em ações que foram reconhecidas pelo prefeito Luiz Carlos Busato.
O prefeito ressaltou que cada homenageado tem uma importância ímpar para a trajetória de Canoas e que a escolha das entidades que também receberam o reconhecimento neste ano foi difícil, pela grande quantidade de trabalhos de qualidade desempenhados na cidade. “Temos muitos ótimos trabalhos em desenvolvimento em Canoas. O reconhecimento que entregamos hoje é mais do que merecido a todos que os receberam”, disse o prefeito Busato.
Representando os homenageados, Jorge Uequed discursou sobre o crescimento da cidade em todos os âmbitos, e enfatizou os progressos na área da Educação. “Hoje Canoas tem três universidades e, além disso, nossas escolas, seja da rede pública ou privada, são motivo de orgulho para esta cidade”, declarou. Uequed ainda aproveitou para saudar a escolha da Prefeitura de, nesta edição, homenagear entidades que refletem a pluralidade de interesses e áreas de atuação dos canoenses.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Paulo Mossini, enalteceu a escolha dos homenageados e declarou seu orgulho por ser o presidente do Legislativo no ano em que a cidade completa 80 anos. “Esta cidade vive um momento histórico e poder participar da entrega das medalhas para estas pessoas que têm tanta importância para o progresso de Canoas me enche de alegria, é um sentimento indescritível”, comentou.
Entre as autoridades presentes no evento, estavam também a vice-prefeita Gisele Uequed e o secretário de Direitos Humanos e Participação Social Roberto Tietz.
Entidades
Além dos dez cidadãos agraciados com a medalha, em comemoração aos 80 anos de Canoas, entidades representativas para a história da cidade foram também selecionadas para também receber uma honraria.

Veja as entidades homenageadas:

Bolão Gaúcho
Colégio Marechal Rondon
OAB
Promotoria de Justiça
Sindicato dos Comerciários de Canoas
Conjunto Comercial de Canoas
SINDIGÊNEROS
Orquestra Trilhos Sonoros
Colégio La Salle
Gazeta
Defensoria Pública
Câmara de Vereadores
SESC
Consepro
SINDILOJAS
ACAA
Pestalozzi
Guarda municipal
Associação. Legato
Chimarrão da Amizade
12ª RT – Tradicionalista
Mix FM
ASMC
São Luís Gonzaga
Foro de Canoas
UniRitter
CICS
Radio Real
Canoas Shopping
Rotary Clube
Reino da Criança
Colégio Maria Auxiliadora
Parceiros voluntários
Corpo de Bombeiros
EMEF Duque de Caxias
Oriente Futebol Clube
Brigada Militar
ADEVIC
AETEC
CCT – Rancho Crioulo
Corsan
Susepe
Lions Clube
SENAC
Jornal Diário de Canoas
CDL
UlbraTV
Polícia Civil
Associação do Carnaval
Gracinha (ou ABC)
REFAP
ACADEF
Sindicato dos Metalúrgicos
APAE
Grupo de Escoteiros
COCAN
Ministério Público
ALA 3
Liga Canoense de Futsal
Liga Canoense de Futebol
Ulbra
Simecan
Escola Criança Esperança
Soroptimistas
SEBRAE
Liga Feminina de Câncer
SESI
Liga de Escolas de Samba
Instituto Pró-Autismo Autistar
Jornal o Timoneiro
Canoas Park Shopping
Metropolitana
Academia Peixinho
Unilasalle
SENAI
Igreja Quadrangular
Igreja Universal
UAMCA – União de Associações de Moradores de Canoas
Consulado Inter
Assoc. Social Santa Isabel (Raio de Sol e lar São José)
Igreja Assembléia de Deus
Consulado do Grêmio
Economia Solidária