Política
Convenção do MDB

No sábado, 24, foi realizada na Câmara de Vereadores a Convenção Municipal do MDB, na qual ocorreu a votação para a eleição dos membros do diretório canoense.
A Chapa 1, comandada pelo Presidente Nedy de Vargas Marques, obteve 184 votos (28%); e a Chapa 2, encabeçada pelo Vereador Mossini, obteve 466 votos (72%), e venceu a disputa. Os 650 filiados que compareceram, elegeram um novo diretório com 94 membros entre Titulares e Suplentes, Delegados e Comissão de Ética, com o mandato dois anos.
O vereador Mossini destacou a importância do cargo para as eleições de 2020. “Nós iremos trabalhar para montar uma nominata forte, pois a nossa intenção é eleger quatro ou cinco vereadores”.
Após o encerramento da Convenção, foi eleita a nova Comissão Executiva Municipal:
Presidente: Cesar Paulo Mossini-Vereador
1ºVice Pres : Airton Souza
2ºVice Pres : Aldérico Zanetti
Secretario Geral – Marco Rosa
Secretário Adjunto: Marcio Antonio
Tesoureiro: Ademir Zanetti
1º Vogal: Lorena Milão Wincler
2º Vogal: Cassio Ferenando Giacchin
1º Suplente: Nelson Fagundes
2º Suplente: Wladimir Lucena
3º Suplente: Luiz Carlos Nunes
4º Suplente: Saulo Gil
Política
Câmara de Vereadores de Canoas instaura CPI para investigar os serviços da Corsan/Aegea

A Câmara Municipal de Canoas instaurou, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços da Corsan, atualmente sob gestão da Aegea no município.
A criação da comissão ocorre a partir de requerimento protocolado por 18 vereadores, número superior ao mínimo exigido pela Lei Orgânica Municipal. A CPI tem como objetivo apurar denúncias recorrentes apresentadas por moradores, envolvendo cobranças nas contas de água, falhas operacionais e a qualidade dos serviços prestados.
Entre os pontos que serão investigados estão a existência de cobranças consideradas abusivas, erros na leitura de hidrômetros, deficiências no atendimento ao público e a execução de obras nas vias da cidade. Conforme o documento, há registros de intervenções com problemas de qualidade, gerando impactos na mobilidade urbana e na segurança.
A comissão será composta por cinco vereadores, respeitando a proporcionalidade partidária, e terá prazo inicial de 90 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao final, o relatório poderá indicar responsabilidades e encaminhamentos a órgãos como Ministério Público, Procon e Tribunal de Contas.
A presidência da CPI ficará sob responsabilidade do vereador Eric Douglas (UNIÃO), enquanto a relatoria será conduzida pelo vereador Juares Hoy (Progressistas).
Para o presidente da CPI, vereador Eric Douglas, a instauração da comissão ocorre após um período de tentativas de diálogo sem retorno efetivo por parte da concessionária.
“A gente vem dialogando há praticamente um ano e não tivemos respostas concretas para a sociedade. São diversos relatos de problemas, como contas irregulares, falhas na medição e obras que deixam a cidade em condições precárias. A CPI surge a partir da união dos vereadores para investigar com seriedade e aprofundar o que está acontecendo”, afirmou.
Assinam o requerimento os vereadores Cris Moraes, Abmael de Oliveira, Eric Douglas, Leandro Moreira, Alexandre Gonçalves, José Carlos Patrício, Juares Hoy, Jonas Dalagna, Larissa Rodrigues, Heider Couto, Dario da Silveira, Aloísio Bamberg, Alexandre Duarte, Daurinei Alt, Eracildo Linck, Jozir Bernardes Prestes, Neuza Rufatto e Rodrigo D’Avila.
A CPI inicia seus trabalhos nos próximos dias, conforme definição de cronograma pela comissão.
Política
Vereador propõe desconto no IPTU para imóveis com câmeras voltadas a espaços públicos em Canoas
Política
Márcio Freitas assume presidência do MDB em Canoas

O ex-vereador e ex-secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, assumiu a presidência do MDB em Canoas. A composição do diretório municipal foi homologada pela Justiça Eleitoral na última terça-feira, 28, após indicação da executiva estadual do partido.
No fim de fevereiro, Freitas oficializou sua filiação ao MDB em um ato que reuniu cerca de mil pessoas e contou com a presença de lideranças locais e estaduais. Na ocasião, ele foi lançado como pré-candidato a deputado estadual.
“Agradeço a confiança da executiva estadual, onde teremos a oportunidade de reorganizar o partido, sabemos do seu tamanho e força no cenário político”, afirmou Márcio Freitas.
A sede do MDB em Canoas fica na Rua Frei Orlando, nº 33, sala 502, no Centro.
Diretório do MDB em Canoas
Márcio Prado Cristiano de Freitas – presidente
Alex Alexandre Fiuza – tesoureiro
Emerson Rivelino Silveira de Oliveira – membro
Marcio Antonio da Silva – membro
Marco Aurélio da Silva Rosa – membro

Obras7 dias atrásMuro da Cassol será inaugurado nesta quinta-feira em Canoas

Habitação1 semana atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Policial7 dias atrásOperação Cerco Fechado prende 13 pessoas e mira esquema de tráfico de drogas em Butiá

Feminicídio5 dias atrásMulher é morta a tiros em Caxias do Sul; guarda municipal é apontado como suspeito de feminicídio
Fazenda1 semana atrásIPVA 2026: prazo final termina na próxima quinta-feira, 30, no RS

Saúde7 dias atrásRio Grande do Sul recebe novo lote de vacinas contra a gripe nesta quarta-feira

Política6 dias atrásCâmara de Canoas concede título de Cidadão Canoense ao pastor Sinésio Luis da Silva Neto

Saúde1 semana atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave





















































