Geral
Durante obras, serviços do CRAS Niterói passa a ser oferecido em dois locais


Enquanto a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Niterói é construída na Rua Itamar de Mattos Maia, os atendimentos da unidade serão divididos em dois locais: no CRAS Rio Branco (Montenegro, 1057) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na Associação dos Moradores da Vila João de Barro (rua Tóquio, 181) nas quartas feiras, das 8h30 às 16h30.
A equipe deslocada para a associação realiza os mesmos serviços oferecidos no CRAS, mas sem a necessidade de agendamento. Sem limite de fichas e por ordem de chegada, os atendimentos chegaram a cem na semana passada. “Disponibilizamos essa opção para aqueles que têm alguma dificuldade de ir até o CRAS Rio Branco. Assim conseguimos manter o serviço próximo da população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Luísa Camargo.
No local podem ser feitas as inscrições para o Cadastro Único – considerado a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para se cadastrar é preciso ter em mãos os documentos de RG, CPF, Título de Eleitor e os seguintes comprovantes: residência, renda de todos os membros do grupo familiar que moram na mesma casa e escolaridade, no caso de menores de 18 anos, que também precisam apresentar certidão de nascimento.
Entre outros serviços do CRAS estão o encaminhamento para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pedido da carteira do idoso – que garante benefícios como a gratuidade ou desconto em passagens do transporte público –, a solicitação da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito – confeccionadas gratuitamente e prontas em cerca de 20 dias –, e o atendimento técnico com assistente social, que pode ser feito individualmente ou nos grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
No caso do PAIF, os encontros na Associação dos Moradores da Vila João de Barro irão ocorrer de 15 em 15 dias, nas quartas-feiras, às 14h30, com diálogos sobre temas como o convívio familiar. Já o serviço individual, que inclui escuta particular e orientação sobre acesso a benefícios, acontece no local em todas as quartas-feiras, em qualquer horário entre 8h30 e 16h30, sem necessidade de agendamento.
Para quem busca o mesmo suporte no CRAS Rio Branco, é necessário entrar em contato pelo telefone (51) 3463.1260 nas segundas-feiras e marcar horário para atendimento nos outros dias da semana.
Policial
MPRS denuncia policial militar por homicídio, duplo feminicídio e desaparecimento de família Aguiar

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou nesta segunda-feira, 4, o policial militar Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, por uma série de crimes graves ligados ao desaparecimento da família Aguiar, no fim de janeiro. Entre as acusações estão duplo feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáver, falsidade ideológica, fraude processual, furto, associação criminosa e abandono de incapaz.
Cristiano é ex-companheiro de Silvana de Aguiar e ex-genro de Isail Aguiar, de 69 anos, e Dalmira German Aguiar, de 70. Os três seguem desaparecidos.
Segundo o Ministério Público, o crime contra Silvana teria ocorrido de forma premeditada, com emboscada dentro da própria residência. O órgão aponta ainda que a motivação estaria ligada a conflitos envolvendo a guarda do filho do casal e desentendimentos familiares.
O MP também pediu a perda do cargo público do policial e a declaração de incapacidade para exercer o poder familiar. Além disso, solicitou novas diligências sobre a guarda da criança, a atuação funcional do investigado e a quebra de dados bancários e telemáticos dos envolvidos.
Outros denunciados
A atual companheira de Cristiano, Milena Tainá Ruppenthal Domingues, de 28 anos, também foi denunciada. Ela responde por participação nos dois feminicídios e no homicídio qualificado, além de ocultação de cadáver, fraude processual, associação criminosa, furto e falso testemunho. Segundo o MP, ela teria ajudado a montar álibis e manipular provas antes e depois dos crimes.
O irmão do policial, Wagner Domingues Francisco, de 31 anos, foi denunciado por ocultação de cadáver, fraude processual e associação criminosa, por suposta participação na tentativa de esconder os corpos e dificultar a investigação.
O promotor Caio Isola de Aro afirmou que a atuação da companheira de Cristiano teria incluído conhecimento técnico para atrapalhar a coleta de provas. Ele destacou ainda a crueldade dos crimes.
Já a subprocuradora-geral Alessandra Bastian da Cunha afirmou que o Ministério Público seguirá atuando, junto com a Polícia Civil, para localizar os corpos das vítimas e dar uma resposta às famílias.
Investigação e indiciamentos
Cristiano está preso desde fevereiro e já havia sido indiciado pela Polícia Civil em abril por duplo homicídio, feminicídio, ocultação de cadáver e outros crimes. A investigação aponta que as três vítimas foram mortas, mas os corpos ainda não foram encontrados. O policial e Silvana têm um filho de nove anos.
De acordo com a Polícia Civil, os crimes foram cometidos de forma planejada e com tentativa de ocultação de provas. O delegado Anderson Spier afirmou que o suspeito teria matado o casal para encobrir o assassinato de Silvana.
A apuração indica que as mortes ocorreram em locais diferentes e em momentos distintos. Um veículo usado na ação também não foi localizado.
Outros investigados
Em relação a outros suspeitos, o Ministério Público decidiu adotar medidas diferentes conforme o grau de envolvimento. As mães do policial e da companheira tiveram parte das acusações arquivadas, mas podem responder por fraude processual em apuração separada.
Já um amigo do casal teve o caso arquivado em parte, com possibilidade de investigação específica por falso testemunho.
Policial
Adolescente morto em assalto na estação Fátima é sepultado em Canoas

Um adolescente de 17 anos, com a identidade não divulgada, estudante do 3º ano do curso técnico em Informática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus de Venâncio Aires, morreu na tarde do último sábado, 2, após ser atacado com um objeto cortante na estação Fátima da Trensurb, em Canoas. O jovem foi sepultado no domingo, 3.
De acordo com a Brigada Militar, outro adolescente, cuja idade não foi informada, é apontado como autor do golpe, que causou ferimentos graves na vítima. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Após o crime, policiais realizaram buscas na região e localizaram o suspeito ainda no mesmo bairro, além do objeto utilizado no ataque.
A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de latrocínio, além de apurar as circunstâncias do ocorrido.
Policial
Operação Notre Dame combate grupo criminoso especializado em roubos a residências

Na quarta-feira, 29, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, deflagrou a Operação Notre Dame, uma ofensiva contra uma organização criminosa interestadual especializada em roubos a residências com restrição da liberdade das vítimas.
A ação contou com apoio da Inteligência da Brigada Militar e da colaboração das Polícias Civis de São Paulo e do Ceará. Ao todo, foram cumpridas quatro ordens de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará.
As diligências ocorreram nos municípios de Lajeado, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taboão da Serra e Embu das Artes. Quatro suspeitos foram presos, sendo dois no Rio Grande do Sul e dois em São Paulo. Durante as buscas, foram apreendidos materiais que devem contribuir para o andamento das investigações.
O inquérito policial teve origem em um roubo violento registrado em fevereiro deste ano, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na ocasião, criminosos invadiram um imóvel, renderam funcionários e os mantiveram amarrados enquanto levavam joias, relógios e outros itens de alto valor.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação apontou a existência de um esquema organizado, no qual criminosos vindos de São Paulo atuavam na execução dos assaltos com apoio logístico de comparsas no Rio Grande do Sul.
O delegado Marco Guns ressaltou que a rapidez nas diligências preliminares foi o divisor de águas para o esclarecimento do caso.
“O monitoramento técnico e o uso de inteligência nos permitiram mapear cada passo da associação criminosa”, afirmou.
O diretor regional, delegado Cristiano Reschke, enfatizou o impacto psicológico desse tipo de delito.
“A repressão ao roubo a residência deve ser enérgica e exemplar. Este crime viola o asilo inviolável do cidadão: seu lar. Quando vítimas são rendidas em seu momento de repouso e proteção, o dano psíquico é imensurável. Nossa resposta hoje reafirma que a integração entre as instituições de segurança é a barreira intransponível contra o crime organizado”, declarou.

Obras6 dias atrásMuro da Cassol será inaugurado nesta quinta-feira em Canoas

Habitação7 dias atrásPrefeitura de Canoas publica lista com mais 100 suplentes para o Residencial Quero-Quero

Policial6 dias atrásOperação Cerco Fechado prende 13 pessoas e mira esquema de tráfico de drogas em Butiá

Feminicídio5 dias atrásMulher é morta a tiros em Caxias do Sul; guarda municipal é apontado como suspeito de feminicídio

Saúde6 dias atrásRio Grande do Sul recebe novo lote de vacinas contra a gripe nesta quarta-feira
Fazenda7 dias atrásIPVA 2026: prazo final termina na próxima quinta-feira, 30, no RS

Política6 dias atrásCâmara de Canoas concede título de Cidadão Canoense ao pastor Sinésio Luis da Silva Neto

Saúde1 semana atrásAnvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave





















































