Conecte-se conosco

header-top







 

13/07/2025
 

Geral

Greve Geral nesta sexta-feira, 14, paralisa serviços na cidade

Redação

Publicado

em

Uma Greve Geral convocada pelas centrais sindicais ocorre nesta sexta-feira, 14, em todo o Estado, contra a Reforma da Previdência. Em Canoas, diversas categorias confirmaram adesão e a mobilização deve parar a cidade.

Saúde

Os mais de 100 mil trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS (técnicos e trabalhadores de nível médio em geral, categoria majoritária), Sergs (enfermeiros), Sindifars (farmacêuticos) e Sinditest-RS (técnicos de segurança do trabalho) também declararam adesão, após decisão em assembleia.  “Na saúde, acaba com a aposentadoria especial dos trabalhadores que passam décadas expostos a todo tipo de risco e ataca covardemente as mulheres”, afirmou o presidente do Sindisaúde-RS Arlindo Ritter.

Transporte

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS (Sindimetrô) anunciou através das redes sociais que os trens não funcionarão durante o dia inteiro, em decorrência da greve.

A empresa Sogal, responsável por operar o sistema no município, comunicou a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) que, em diálogo com o Sindicato dos Rodoviários de Canoas, ficou acertado que os trabalhadores não paralisarão as atividades em virtude da Greve Geral, e será cumprida normalmente a tabela horária.

Bancos

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) aprovou em reunião apoio à paralisação geral. Everton Gimenis, presidente do sindicato defende a participação da categoria, mas pondera que ainda não é possível apontar qual será o nível de adesão dos profissionais ao movimento.

Educação

Nossa equipe conversou com o Vinícius, vice-presidente da Associação Municipal de Estudantes de Canoas (AMEC), que confirmou a participação dos alunos canoenses: “14 de junho vai ter estudante nas ruas de novo contra os cortes na educação e contra a Reforma da Previdência. Um governo que quer a sua população ignorante e sem conhecimento não merece nosso respeito”, declarou.

O Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan) engrossa o coro contra a Reforma e os cortes na área da Educação e também prometem parar, porém sem atos confirmados para a data.

Veja como a paralisação afetará cada escola municipal de Canoas:

EMEFs

Paralisação total

EMEF Arthur Oscar Jochims
EMEF Barão de Mauá
EMEF Carlos Drummond de Andrade
EMEF Castelo Branco
EMEF Ceará
EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira
EMEF David Canabarro
EMEF Doutor Nelson Paim Terra
EMEF Duque de Caxias
EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
EMEF Erna Würth
EMEF General Neto
EMEF General Osório
EMEF Gonçalves Dias
EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
EMEF Guajuviras
EMEF Jacob Longoni
EMEF João Palma da Silva
EMEF João Paulo I
EMEF Max Adolfo Oderich
EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
EMEF Paulo Freire
EMEF Paulo VI
EMEF Pernambuco
EMEF Prefeito Edgar Fontoura
EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
EMEF Professor Thiago Würth
EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
EMEF Rio de Janeiro
EMEF Rio Grande do Sul
EMEF Rondônia
EMEF Santos Dumont
EMEF Sete de Setembro
EMEF Tancredo de Almeida Neves
EMEF Theodoro Bogen
CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade

Aula normal

EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
EMEF Ícaro

Paralisação parcial

EMEF Arthur Pereira de Vargas
EMEF Assis Brasil
EMEF Farroupilha
EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
EMEF Irmão Pedro
EMEF Monteiro Lobato

EMEIs

Paralisação total

EMEI Bem-me-quer
EMEI Cara Melada
EMEI Carinha de Anjo
EMEI Carrossel
EMEI Irma Chies Stefani
EMEI Jornalista Marione Leite
EMEI Laney Langaro
EMEI Ledevino Piccinini
EMEI Mãe Augusta
EMEI Meu Pedacinho de Chão
EMEI Mundo Mágico
EMEI Nilton Leal Maria
EMEI Olga Ronchetti
EMEI Pé-de-Moleque
EMEI Pequeno Polegar
EMEI Pingo de Gente
EMEI Profª Idara Rocha
EMEI Profª Carmem Ferreira
EMEI Recanto do Filhote
EMEI Tia Maria Lúcia
EMEI Vó Corina
EMEI Vó Inezinha
EMEI Vó Lola
EMEI Vó Maria Aldina
EMEI Vó Nelsa
EMEI Vó Pedra
EMEI Vó Picucha

Aula normal

EMEI Anísio Spínola Teixeira
EMEI Beija-Flor
EMEI Gente Miúda
EMEI Julieta Balestro
EMEI Pintando o Sete
EMEI Tia Lourdes
EMEI Ulisses M. Filho
EMEI Vó Babali
EMEI Vovó Doralice

Paralisação parcial

EMEI Gilda Schiavon
EMEI Profª Marilene Machado
EMEI Profª Terezinha Tergolina
EMEI Vó Sara

Continuar a ler

Geral

Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

Redação

Publicado

em

Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
Na próxima segunda-feira, 14, a partir das 10 horas, será realizado em Porto Alegre seminário para discutir o desassoreamento dos rios do Rio Grande do Sul, tema central no enfrentamento das enchentes que atingiram o estado.
A iniciativa é da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os Danos Causados pelas Enchentes, coordenada pelo deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS), em parceria com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização da Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO). O encontro ocorrerá no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa (Sala Adão Pretto).
O objetivo do seminário é debater soluções técnicas para a recuperação da capacidade de vazão dos principais rios do estado, tema que ganhou ainda mais urgência após as enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024. O excesso de sedimentos nos leitos fluviais tem contribuído para agravar os impactos de chuvas intensas, dificultando o escoamento da água e provocando alagamentos recorrentes.
“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
O deputado Felipe Camozzato destaque que o desassoreamento para rios e arroios ainda gera muitos questionamentos e estes precisam ser esclarecidos:
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
O seminário reunirá técnicos e autoridades de diversas entidades públicas e privadas, entre elas a FIERGS, Federasul, FARSUL, FECOMÉRCIO, Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, DMAE, FAMURS, GRANPAL, AMVAT, AMAT, CREA-RS, SERGS, SENGE, FEPAM, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Portos RS, Governo do Estado e prefeitura de Porto Alegre.
A iniciativa reforça o compromisso do Parlamento, em todas as esferas, com o enfrentamento das causas estruturais das enchentes que afetaram milhares de famílias no Rio Grande do Sul. O seminário é aberto ao público e integra a agenda de reconstrução articulada pelas duas frentes parlamentares.
Continuar a ler

Geral

Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Redação

Publicado

em

Mulheres são 79% dos inscritos para o programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.

A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).

Inscritos pelo Estado

Os municípios com o maior número de inscritos são:

  • Porto Alegre (64.507)
  • Pelotas (13.910)
  • Canoas (9.928)
  • Santa Maria (7.331)
  • Bagé (6.821)
  • Uruguaiana (5.599)
  • São Leopoldo (5.465)
  • Gravataí (4.034)
  • Novo Hamburgo (3.840)
  • Caxias do Sul (3.693)
  • Passo Fundo (2.955)

Sorteio

A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.

Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.

A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Abertura do processo de habilitação

Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).

Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.

Continuar a ler

Comunidade

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.

A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.

De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.

Prefeitura na Tua Casa

  • Data: Sábado (12)
  • Horário: 9h às 12h
  • Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques