Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul
 







 

29/05/2024
 

Destaques

Canoas se prepara para receber os refugiados da Venezuela

Avatar

Publicado

em

 


SIMONE DUTRA*

Conforme já havíamos noticiado, Canoas é uma das duas cidades do Rio Grande do Sul que irá receber parte dos venezuelanos vindos de Roraima. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, esteve com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, na última sexta-feira, 24, para acertar os repasses financeiros do Governo Federal. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; a Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Isabel Marques; e o prefeito de Esteio, que é a outra cidade a receber as famílias, Leonardo Pascoal, também participaram do encontro.

Em conversa com a equipe de reportagem do Timoneiro, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Canoas, Luísa Camargo, contou que o papel da Secretaria consiste em recepcioná-los, abrir as portas da cidade e inseri-los para que possam reorganizar suas vidas, desenvolvendo atividades econômicas formais ou informais. “Eles saem da Venezuela numa situação de muita violência, fome, abandonando seus projetos na sua terra natal, e o nosso papel é o de dar suporte para que eles possam se estabelecer com o mínimo de dignidade”, enfatiza Luísa.

O grupo, que é de 425 pessoas (entre mulheres, homens e crianças), está em Roraima, já foi cadastrado e vem sendo preparado pelo governo para a redistribuição, tendo passado por orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério do Desenvolvimento Social, e será deslocado para três pousadas na São Luís, em Canoas, pertencentes a uma empresa que alugou os prédios para a ONU (que também ajudará com 400 reais mensais para necessidades básicas das famílias).

Também de acordo com a Secretaria, o Ministério da Saúde fez uma Portaria facilitando o acesso ao SUS, e as crianças terão vagas garantidas nas escolas e que, portanto, o clima é de tranquilidade, e que a preocupação se concentra apenas em confortar essas pessoas que “provavelmente vão chegar com medo, tristes, deprimidas, assustadas”.

Hostilidade

Após os incidentes violentos ocorridos na fronteira do Brasil com a Venezuela e casos de hostilidade na internet por uma parcela da população que apresenta preocupação com a chegada dos emigrantes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social explica que a política interna é de conversar com a comunidade para elucidar e mostrar que “é uma questão humanitária, são seres humanos que estão saindo de sua terra porque não estão aguentando mais sofrer”. Luísa frisa que em sua profissão de Assistente Social o exemplo maior é de sempre se colocar no lugar do outro. “E se fôssemos nós? E se fosse o Brasil que estivesse passando por isso? Não importa se é por ideologia política, etc. Eu gostaria de ter um lugar que acolhesse a mim e à minha mãe de 80 anos, minha irmã e meus sobrinhos. Nós não podemos jamais fechar as fronteiras”, finaliza.

Ajuda

A Secretaria criou um canal direto, através do telefone (51) 3236.2708, para pessoas que queiram ajudar voluntariamente, se cadastrando para formarem grupos que irão auxiliar na recepção aos chegados.

Continuar a ler

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm

Canoas unida

Prefeitura de Canoas Adverte


Isso vai fechar em 5 segundos