Geral
Apresentações e procissão marcam 80 anos da Assembleia de Deus
Marcelo Grisa
No último domingo, dia 20 de agosto de 2017, cerca de dois mil fiéis da Assembleia de Deus em Canoas estiveram presentes em uma caminhada em louvor a Deus. O ato faz parte das comemorações pelos 80 anos da denominação cristã na cidade – o chamado Jubileu de Carvalho – que atraiu, desde o sábado, 19, cerca de 15 mil pessoas aos cultos comemorativos na sede canoense, situada na Rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho.
História no Brasil e em Canoas
A igreja Assembleia de Deus é, de acordo com números da Universidade de Oxford, a maior denominação de seu tipo no mundo. Originada em 1911 por Gunnar Vingren e Daniel Berg, dois missionários batistas suecos que vieram para Belém do Pará, foi inspirada nos primórdios do Movimento Pentecostal, que começou ainda em 1901, nos Estados Unidos. Primeiramente estabelecidos de forma informal na capital paraense, oficializaram os trabalhos como Assembleia de Deus em 1927. De acordo com dados de 2015, são cerca de 68 milhões de fiéis em mais de 210 países.
Na Praça Antonio Belló, onde ocorreu, em 18 de agosto de 1937, o primeiro culto canoense da Assembleia, foi descerrada uma placa comemorativa. Estiveram presentes o pastor Edegar Machado, líder da igreja no município há mais de 30 anos, bem como representantes de outros Estados do Brasil e até mesmo uma delegação de três pastores uruguaios. Dentre as autoridades, compareceram o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o secretário de Relações Institucionais, Airton Souza, e o vereador Gilson Oliveira.
Trabalho santo
Ocorreu a leitura de um versículo bíblico, que simbolizou, de acordo com os pastores da Assembleia de Deus, a vontade e a força da denominação pentecostal na cidade. É Mateus 16:18: “E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Este mesmo trecho está na placa que será inserida no monumento que será erguido na praça.
O pastor Edegar Machado agradeceu a presença de todos e exaltou o trabalho do evangelista Amaro dos Santos, que chegou à Canoas em 1937 para cuidar da implantação da Assembleia na cidade. “Não sabemos como foi este primeiro culto, dadas as condições da época. Mas ocorreu aqui, e foi o começo de uma longa caminhada que nos dá muitas alegrias”, assegurou.
O prefeito Busato afirmou que o trabalho de revitalização da praça foi acelerado na praça justamente porque o trabalho da Assembleia, que atende cerca de 16 mil fieis em Canoas, merecia a justa homenagem. “O monumento será construído nos próximos dias, e nós estamos orgulhosos que este movimento também
Depois das homenagens à Assembleia de Deus pelos presentes, houve apresentação da banda da igreja no município, cantando o hino oficial da denominação. Além dela, dois grupos infantis da Assembleia mostraram seu trabalho para o restante dos fieis. Por fim, ocorreu uma caminhada do local até a sede da igreja pentecostal em Canoas, na Rua Florianópolis. Foram exibidos cartazes de representantes dos 23 distritos que englobam os 88 templos da denominação na cidade. Ao final, foi realizado um culto especial de graças pelo aniversário da entidade.
Geral
Prêmio Picucha Milanez será entregue nesta terça-feira, dia 10; saiba quem são as homenageadas

A Câmara Municipal de Canoas realiza, nesta terça-feira, 10, a cerimônia de entrega do Prêmio Picucha Milanez. A homenagem reconhece dez mulheres com trajetórias de destaque em diferentes áreas de atuação e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.
A premiação é concedida anualmente pelo Legislativo municipal e tem como objetivo valorizar iniciativas e histórias de mulheres que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e comunitário da cidade.
Criado em 1997 por meio de decreto legislativo, o prêmio leva o nome de Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”. Nascida em Rivera, no Uruguai, em 1888, ela se mudou ainda criança para a região onde hoje está localizada Canoas.
Picucha ficou conhecida pela forte atuação comunitária, especialmente na mobilização de moradores e no incentivo a ações sociais. Entre suas contribuições está a participação na mobilização que ajudou na construção do Hospital Nossa Senhora das Graças, além do trabalho voltado ao cuidado e apoio de crianças em situação de vulnerabilidade.
Homenageadas
Mara Lúcia Togni Pereira construiu sua trajetória profissional na área da saúde, atuando como Técnica e Instrumentadora Cirúrgica, profissão da qual hoje está aposentada. Há mais de duas décadas também trabalha como podóloga, mantendo o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas. Inspirada pelos pais, fundadores do Lions Clube Canoas Santa Rita, desenvolveu forte atuação voluntária e há 19 anos participa de ações sociais promovidas pelo Lions, com iniciativas voltadas à saúde, educação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade – indicação da bancada do PSD.
Edna Aparecida Alegro é auditora fiscal aposentada da Receita Federal, com mais de 34 anos de atuação no serviço público federal. Especialista nas áreas de assistência social e certificação de entidades beneficentes, tornou-se referência nacional no fortalecimento de políticas públicas e organizações da sociedade civil. Desde 2015 atua em Canoas, onde liderou a reestruturação da Associação Pestalozzi, garantindo a continuidade do atendimento a pessoas com deficiência e implantando programas de inclusão e aprendizagem profissionalizante – indicação da bancada do PL.
Priscila Rosa dos Santos recebe a homenagem em reconhecimento à sua luta por justiça após a morte de sua irmã, a enfermeira Patrícia Rosa dos Santos, vítima de feminicídio em 2024. Desde então, transformou o luto em mobilização social, dando visibilidade ao caso e reforçando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Sua atuação tornou-se símbolo de resistência e defesa da memória da irmã e de tantas outras vítimas – indicação da bancada do PV.
Angélica Giovanella Marques é delegada da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e atualmente responde pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Canoas. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Processo Civil, ingressou na Polícia Civil em 2019 e assumiu o cargo de delegada em 2022. Seu trabalho é voltado ao acolhimento das vítimas e ao combate à violência de gênero, contribuindo para a proteção e garantia de direitos das mulheres – indicação da bancada do Progressistas.
Shirley Dilecta Panizzi Fernandes é advogada com atuação na área de Direito do Trabalho Empresarial desde 1992, prestando assessoria jurídica a empresas de diversos segmentos. Também atua como professora convidada em cursos de pós-graduação da Universidade Feevale, nas áreas de Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, contribuindo para a formação de novos profissionais – indicação da bancada do NOVO.
Claci Lutz Allenbrandt, conhecida como Gladis, reside em Canoas há mais de três décadas e tem forte atuação comunitária no bairro Guajuviras. Desde 2003 dedica-se a atividades de apoio à comunidade e à defesa dos direitos dos usuários do sistema de saúde, participando de conselhos locais e auxiliando moradores em demandas relacionadas ao acesso aos serviços públicos – indicação da bancada do PSDB.
Fernanda Gonçalves Bassôa é jornalista formada pela Unisinos e atua há mais de duas décadas na comunicação. Trabalhou por nove anos como repórter policial no Grupo Editorial Sinos e atualmente é repórter correspondente do jornal Correio do Povo em Canoas, função que exerce há mais de uma década. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a informação e pela cobertura de temas relevantes para a sociedade – indicação da bancada do Republicanos.
Isabel Ferrari é jornalista e comunicadora reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa da inclusão e da neurodiversidade. Mãe de uma criança autista, transformou sua experiência pessoal em trabalho de conscientização social, promovendo debates sobre maternidade atípica, direitos das pessoas com deficiência e políticas públicas de inclusão – indicação da bancada do PDT.
Priscila Pereira é fisioterapeuta e atua há duas décadas em ações sociais em Canoas. Atualmente é gerente geral da Ação Social Santa Isabel, instituição com mais de 60 anos de atuação no município, além de coordenar iniciativas em abrigos e projetos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho é marcado pela dedicação ao cuidado e à assistência social – indicação da bancada do União Brasil.
Miriam Ribeiro Cabreira é engenheira mecânica e servidora da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) desde 2007. Com trajetória marcada pela atuação sindical, tornou-se em 2022 a primeira mulher eleita presidenta do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). Sua liderança representa um marco na ampliação da participação feminina em espaços de representação da classe trabalhadora – indicação da bancada do PT.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Policial
Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais durante Operação Mulher Segura na Região Metropolitana do RS

A Polícia Civil participou, na quarta-feira, 4, da Operação Mulher Segura 2026, uma ação voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa foi conduzida pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, ligada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.
Durante a operação, foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão de armas de fogo e de prisão de suspeitos de violência doméstica. Também foram verificadas 20 denúncias anônimas.
As ações ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada e Viamão. Até o momento, duas pessoas foram presas.
A operação integra uma mobilização nacional voltada à prevenção e ao combate da violência contra mulheres e meninas. No Rio Grande do Sul, mais de 60 policiais civis do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis e de outros setores da Polícia Civil participaram da ação.
A Polícia Civil reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados por diferentes canais. As denúncias podem ser feitas pelo site da Delegacia Online, pelo e-mail dpgv-dipam@pc.rs.gov.br ou pelo telefone 180, que atende gratuitamente em todo o Brasil.

Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)
Oportunidade3 dias atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Transporte7 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia Passe Livre definitivo nos coletivos municipais

Geral3 dias atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Policial1 semana atrásEx-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo é preso em operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos das enchentes

Canoas1 semana atrásCorsan promove reunião com moradores do bairro Nossa Senhora das Graças para esclarecer implantação da rede de esgoto

Educação1 semana atrásAbertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

Esporte4 dias atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3




















































