Geral
Prédios da Morada Cidadã apresentam condições precárias
Moradores do Condomínio Morada Cidadã, no Bairro Fátima, procuraram o Jornal O Timoneiro durante a última semana para denunciar a atual situação dos prédios do bairro. A equipe de reportagem, em visita ao local, encontrou diversos pontos com rachaduras e infiltrações. Além disso, alguns prédios também possuem locais destelhados.
“Moro aqui há 7 anos. Tenho medo de que tudo caia em cima da gente”, afirma uma das moradoras do local. Ela conta que os vizinhos chegam a descer para o corredor com medo quando há ventania. Outro problema é a infiltração. Os moradores contam que a água entra pelas falhas na estrutura e escorre pelas paredes e pelo sistema elétrico. “Quando chove a água desce até pelas escadas. Já desistimos de reclamar na prefeitura nos últimos anos”, afirma Pedro Tadeu Arce do Nascimento.
Telhas
Franciele Silva afirma que já trocou as telhas de parte da casa dela. “Infiltrava muita água desde janeiro deste ano. Quando chove a água corre em todos os apartamentos . É muito ruim por que estraga tudo”, relata. É o mesmo problema pelo qual passa Dineusa Aguirre: “Quando chove é de aparar de balde”. Ele conta que devido a isso, o gesso já esta cedendo.
Reivindicações
Um dos líderes comunitários da Morada Cidadã, Cristiano Paim de Souza, afirma que as reclamações por falta de estrutura já ocorrem desde o governo de Jairo Jorge, quando os condomínios foram entregues para uso. Porém, o problema nunca foi resolvido. Segundo ele, a atual administração também já foi informada sobre a situação. “Já mandamos oficio para Prefeitura. Já fomos até lá”, disse.
O que diz a Caixa
Em nota, a Caixa Econômica Federal informa que” não foram identificados vícios construtivos no Condomínio Morada Cidadã. A Caixa esclarece, ainda, que problemas provenientes de eventos climáticos são de responsabilidade do condomínio e de seus moradores, assim como a execução das manutenções periódicas. A Caixa possui o canal de atendimento ao cliente “Programa de Olho na Qualidade”, por meio do telefone 0800-721-6268, para esclarecimentos e eventuais solicitações e reclamações.”
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura afirma que a responsabilidade pela fiscalização da estrutura do condomínio é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH). De acordo com a nota, conforme laudos técnicos de Inspeção Predial, realizados em março de 2015 por uma empresa técnica especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Canoas, foi constatado que as edificações não apresentam riscos estruturais. “Porém, a atual gestão entende que são necessários diversos reparos, principalmente na cobertura, na rede elétrica e rede hidrossanitária.”A Prefeitura ainda afirma que, inicialmente, a SMDUH está atualizando os laudos técnicos apresentados. “Também será realizada uma visita ao local para a averiguação e levantamento da situação atual dos danos. Após esse diagnóstico, será encaminhada a contratação das reformas necessárias.”
Geral
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.
A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.
O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.
A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.
Geral
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).
A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.
A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.
Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.
Geral
Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas
Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Geral1 semana atrás
Procon de Canoas intensifica fiscalizações para identificar irregularidades na venda de bebidas adulteradas