Geral
Morre o jornalista Geraldo Muzykant
A comunidade canoense sofreu uma importante perda na última quinta-feira, 10. O falecimento do jornalista Geraldo Muzykant, conhecido por sua atuação no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (Stimmmec), gerou consternação entre a sociedade.
O jornalista, que tinha 53 anos, atuava desde 1994 junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, mas colaborou durante diversos anos com o processos de comunicação das demais entidades sindicais e movimentos sociais e populares da Região. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Muzykant foi militante presente nas mobilizações da instituição. De acordo com nota divulgada pelo Stimmmec, Geraldo ‘tinha o jornalismo como uma forma de militância também, reunindo esforços para sempre construir uma comunicação popular e acessível aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria”. Ainda em nota, o sindicato lamenta o ocorrido: “Os amigos(as) de caminhada e os companheiros(as) de trabalho e militância lamentam profundamente a perda.”
Marco Maia
O Deputado Federal Marco Maia, em nota, se manifestou sobre a morte de Musykant: “É com um profundo sentimento de aperto no coração que recebo a notícia do falecimento de nosso companheiro, amigo e militante do PT e dos movimentos sociais Geraldo Musykant. Geraldo a mais de 25 anos atuava como jornalista do sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e de Porto Alegre e sempre pautava sua escrita por um profundo compromisso com as lutas de nossos trabalhadores. Nos deixa muito cedo, com apenas 53 anos, mas nos enche com seu legado de dedicação as lutas de nosso povo. Das tantas histórias que a vida vai construindo com a gente e das tantas que vivi com o Geraldo deixo aqui a mais marcante como uma homenagem minha a ele. No final da década de 80 eu e ele fizemos uma viagem de férias ao RJ. A primeira dele para um lugar tão distante. Nos hospedamos na casa do Ernesto, militante da JOC (juventude operária católica), no morro do Catumbi e de lá por quase 15 dias partíamos todos os dias em direção as praias cariocas voltando somente a noite. Uma rotina fantástica, que para nós, dois jovens foi reveladora de outras extraordinárias histórias. Nestes anos todos que se passaram sempre nos lembrávamos daqueles momentos que ficaram registrados em nossas mentes e nas fotos tiradas por ele, naquela época já empunhando sempre uma máquina fotográfica. Imagens e cenas que como dizíamos ficariam para a eternidade.”
Nelsinho Metalúrgico
Também em nota, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico manifestou pesar pela morte do jornalista: “Hoje perdemos um grande companheiro. Geraldo Muzykant, jornalista, funcionário do Sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Canoas há mais de 25 anos, deixará um vazio entre nós. Neste momento, nos resta lembrar da incansável luta que travou como militante do PT, como defensor dos movimentos sociais, sempre dedicado à causa da classe trabalhadora. Geraldo vai muito cedo, com apenas 53 anos, mas leva com ele nosso carinho e respeito, que se deve às grandes pessoas. À família e amigos todo o nosso apoio, nesta hora difícil. Vá em Paz Geraldo!”
Geral
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS

“É preciso enfrentar de forma objetiva o problema do assoreamento dos nossos rios. Vamos reunir especialistas e representantes de diferentes instituições para construir caminhos viáveis e seguros para para que os efeitos de futuras chuvas possam ser minimizados. O povo gaúcho não pode continuar vivendo sob a ameaça constante das enchentes”, afirma o deputado Marcel van Hattem.
“Afinal, quanto custa a dragagem total? E parcial? Mais importante: quanto custa não dragar? Eu acredito que o investimento na prevenção é o que pode proteger as nossas cidades. Por isso abrimos este espaço. Para ouvir os gestores municipais e autoridades no tema, analisar os dados e entender cada realidade. Só assim poderemos tomar as melhores decisões para o nosso estado”, destaca Camozzato.
Geral
Mulheres são 79% dos inscritos para programa CNH Social; sorteio é dia 17 de julho

Encerrado o prazo para as inscrições para a CNH Social, DetranRS e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) divulgam os primeiros números do programa, que oferecerá 3 mil serviços de habilitação gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico ou Devolve ICMS. O grande destaque foram as mulheres, que representaram 79% do total de 281.543 inscritos. Mais de 221 mil candidatas se inscreveram.
A habilitação para as categorias A e B (carro e moto) representou 86% das inscrições do programa (mais de 241 mil), considerando ambos os gêneros. Os demais serviços tiveram quase 40 mil inscritos (23,3 mil para adição e 16,5 mil para mudança de categoria).
Inscritos pelo Estado
Os municípios com o maior número de inscritos são:
- Porto Alegre (64.507)
- Pelotas (13.910)
- Canoas (9.928)
- Santa Maria (7.331)
- Bagé (6.821)
- Uruguaiana (5.599)
- São Leopoldo (5.465)
- Gravataí (4.034)
- Novo Hamburgo (3.840)
- Caxias do Sul (3.693)
- Passo Fundo (2.955)
Sorteio
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), no dia 17 de julho. Será utilizado o aplicativo de sorteio da Nota Fiscal Gaúcha, seguindo as mesmas regras de aleatoriedade, segurança e auditoria daquele programa. A aleatoriedade será garantida pelos números da loteria federal, que serão utilizados como chave para a geração dos bilhetes.
Após o sorteio no dia 17 de julho, o DetranRS fará a verificação dos requisitos de acesso ao programa por meio de consulta a Base Nacional de Condutores. Serão eliminados candidatos que não cumprirem todas as exigências do edital: pessoas que já possuem serviço de habilitação aberto ou estão com processo de suspensão ou cassação em aberto ou, ainda, que cometeram crime de trânsito.
A divulgação dos contemplados será na segunda-feira (21/7), no site do DetranRS. A lista também será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado. Os inscritos poderão consultar sua situação no sorteio pela Central de Serviços e os contemplados serão informados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Abertura do processo de habilitação
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no Centro de Formação de Condutores de sua preferência em até 45 dias (até o dia 05 de setembro).
Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (RENACH), o candidato deverá apresentar comprovação de que mora no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Comunidade
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas informou que a quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no sábado, 12, no bairro Harmonia. O evento será realizado na Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio, das 9h às 12 horas.
A ação contará com diversos serviços e atendimentos aos canoenses, além da presença das secretarias no local. Haverá vacinação, distribuição de testes rápidos, CRAS Móvel, doação de livros, entre outros.
De acordo com a gestão municipal, o evento tem como objetivo aproximar a prefeitura dos cidadãos de Canoas. As demais edições se mostraram um espaço aberto à ouvir as demandas dos canoenses e encaminhar às pastas responsáveis, o que possibilita uma solução mais eficaz e ágil.
Prefeitura na Tua Casa
- Data: Sábado (12)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Rua José Veríssimo, ao lado do Campo Marcílio – Harmonia, Canoas
- Canoas1 semana atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Novo lote do programa Volta por Cima é pago nesta sexta-feira, 4
- Esporte1 semana atrás
Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas
- Executivo4 dias atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Cultura1 semana atrás
Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
- Canoas5 dias atrás
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas
- Saúde5 dias atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Literatura6 dias atrás
Seguem abertas as inscrições para o Edital de Credenciamento de Escritores Canoenses