Geral
Petroleiros protestam contra redução de postos de trabalho na Refap
O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), responsável pelos trabalhadores do Sistema Petrobras, realizou um Ato de protesto na última quarta-feira, 9 de agosto, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na Avenida Getúlio Vargas, 11001. O motivo da mobilização, de acordo com o sindicato, é contra a “redução de efetivos, segurança, em defesa da vida e do meio ambiente”.
De acordo com o presidente do Sindipetro-RS, Fernando Maia da Costa, o movimento tem como maior preocupação a segurança dos trabalhadores: “Estamos brigando sim pelos postos de trabalho, mas principalmente pela segurança e a saúde dos trabalhadores, da comunidade no entorno e na defesa do meio ambiente, em caso de um desastre ambiental. Isso é um crime contra o patrimônio público, contra a Petrobrás.”
Ainda, segundo o Sindipetro, na sexta-feira, 4, aconteceram duas paradas de emergência na Refap, especificamente na Unidade 300 e Unidade 50. “São sinais do perigo iminente a que estão submetidos os trabalhadores e trabalhadoras, por conta do sucateamento e do desmonte do Sistema Petrobras”, diz o sindicato.
Greve
Desde o dia 10 de julho os petroleiros e as petroleiras estão realizando a greve com rendição controlada na Refap. Além das mobilizações, foram tomadas outras medidas, como ação na Justiça e audiências públicas nas Câmaras de Vereadores de Esteio e Canoas.
Câmara
A Câmara de Vereadores de Canoas realizou Grande Expediente, na sessão de terça-feira, 4 de julho, onde tratou sobre a redução no número de postos de trabalho na Refap. Autor do Grande Expediente, o vereador Ivo Fiorotti ressaltou que o espaço buscou dar conhecimento da situação aos vereadores e à sociedade, principalmente em relação aos riscos envolvendo as comunidades próximas à refinaria. O parlamentar também convidou o secretário especial da Defesa Civil de Canoas, coronel Rodolfo Pacheco, para acompanhar a explanação. Na ocasião, Pacheco lembrou que a cidade registra uma área de risco permanente e salientou que a redução de efetivo sempre compromete a questão da segurança.
O que diz a Petrobras
Em nota, a Petrobras informa que “suas refinarias e fábricas de fertilizantes operam normalmente, de acordo com os princípios de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia. Em relação aos postos de trabalho, a Petrobras iniciou em 2014 um estudo de Organização e Métodos de Trabalho (O&M), com o objetivo de reavaliar as rotinas operacionais de todas as unidades de refino e fertilizantes. A partir da medição dessas atividades foi possível dimensionar a quantidade ideal de postos de operação, para o funcionamento seguro, confiável e eficiente de suas plantas industriais.”
Geral
Conselho da Cidade de Nova Santa Rita discute balanços e planejamento do município nesta segunda-feira

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza nesta segunda-feira, 22, às 19h, mais uma reunião do Conselho da Cidade, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, no Centro. O encontro vai reunir lideranças locais e representantes da gestão municipal para apresentar balanços, discutir ações em andamento e trazer novidades sobre o desenvolvimento do município.
Durante a reunião, serão apresentados o balanço financeiro do primeiro semestre de 2026, além das políticas de inclusão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também entram na pauta as ações da área de Segurança Pública e a apresentação dos conselheiros responsáveis pela revisão do Plano Diretor, junto com a ordem de serviço e o cronograma de execução dos trabalhos.
O prefeito Rodrigo Battistella afirma que o momento reforça a importância da participação popular nas decisões da cidade e antecipa que novos encaminhamentos serão apresentados.
“O Conselho da Cidade é um espaço fundamental de participação e construção coletiva. Nesta reunião, além da prestação de contas das ações realizadas pela Administração Municipal, também apresentaremos anúncios importantes que terão impacto direto no desenvolvimento de Nova Santa Rita nos próximos anos”, destacou.
Policial
Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.
Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.
Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.
Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.
Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.
O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.
O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.
Geral
Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.
O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.
De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.
Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.
A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Canoas 87 anos3 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima3 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Clima4 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Mobilidade3 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima6 dias atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027



















































