Conecte-se conosco

header-top







 

22/06/2026
 

Geral

Harry Quadros completa 100 anos de dedicação à família e à sociedade

Avatar

Publicado

em

Marcelo Grisa

No próximo dia 15 de agosto, o médico Harry Quadros de Oliveira completa 100 anos de idade. Em um século, com seis filhos, sete netos e uma bisneta, o Dr. Harry tem uma trajetória marcada pela união da família, o espírito aventureiro, a preocupação com os pobres e com o futuro do país.

Pela Medicina e pela família

Uma festa familiar em sua homenagem está sendo preparada para o dia 15. Na data, estarão presentes seus filhos e netos, vindos dos Estados Unidos à Porto Alegre, onde reside. Isso porque sua esposa, Lydia Marchetti Arsego, com quem é casado há 64 anos, é norte-americana. “Ela era latina, como eu, porque é filha de italianos. Então a gente se deu bem desde o começo”, relembra.

Se conheceram em 1952, quando Harry fora para o Exterior pela oportunidade de fazer uma especialização em Pediatria, coisa que não havia nas faculdades médicas até então.Apesar de não falar inglês muito bem, ambos se apaixonaram, casaram-se, e Harry trouxe Lydia para o Brasil. Para o meio da colônia, em Seara, onde o médico já tinha reputação pela atuação social. Só cobrava de quem podia pagar: o restante pagava em víveres como porcos, galinhas e perus.

Alguns anos depois, com o objetivo de dar uma melhor educação para os filhos, Harry voltaria para Porto Alegre. Vendeu seu carro para adquirir uma casa e deixou uma vida promissora no Interior de SC pela família. Nesta época, o médico centenário primeiro clinicou em Canoas. Trabalhando junto de uma farmácia no bairro Mathias Velho nos anos 70, Harry conheceu nomes como o Dr. Vicente Palombini, falecido no último mês de maio. Continuou clinicando na Capital até 2002, aos 85 anos.

Alegrias e objetivos

Harry Quadros de Oliveira nunca trabalhou para ser rico. Segundo ele, teve várias oportunidades de conseguir dinheiro em outras áreas de atuação, tais como a importação de carros. “Eu também poderia ter feito como tantos fazem e cobrar de todo mundo. Teria muito mais dinheiro. Mas eu queria ajudar as pessoas. Me preocupava que morriam tantas crianças”, afirma o pediatra.

Muitos dos nascidos em Seara lembram com carinho de seu trabalho. “Toda quarta vinham 15, 20, até 25 colonos a cavalo para ver o “Doutor Ari”. Não tinha exames naquela época, então o maior recurso que ele tinha era ele mesmo”, relata, orgulhoso, Remi Fuelber, que nasceu pelas mãos do médico desbravador.Harry está gravado na história e seu nome é título de uma praça na cidade.

Os filhos e netos, além da matriarca Lydia, registraram suas experiências no livro “A Travessia de Harry – O Médico Centenário”. Nele, todos salientam as posições do patriarca. “Meu pai não foi um cara comerciante. Exerceu a Medicina pura e simples por amor à profissão e para fazer o bem ao próximo”, afirma Jacqueline Oliveira Schuck, quinta filha do casal. “Naquela época, já com 50 anos, ele ia para Canoas trabalhar. Recomeçar uma carreira de médico não era coisa simples. Ele teve que trabalhar também na base aérea e no consultório na Mathias Velho. Era um trabalhador, mas não era um pai ausente” relata o filho mais novo, Francisco Jorge Arsego de Oliveira.

Concebido para os parentes e amigos, a publicação familiar foi fruto da pesquisa do jornalista Victor Lourenço.Ele afirma que, em mais de seis meses de pesquisas, ir a Seara, em Santa Catarina, foi a parte mais interessante do processo. “A vida do Dr. Harry é um exemplo de dedicação às pessoas, e o retrato de um dos poucos médicos a fazerem essa travessia para regiões como aquela”, aponta.

Continuar a ler

Geral

Conselho da Cidade de Nova Santa Rita discute balanços e planejamento do município nesta segunda-feira

Redação

Publicado

em

Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza nesta segunda-feira, 22, às 19h, mais uma reunião do Conselho da Cidade, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, no Centro. O encontro vai reunir lideranças locais e representantes da gestão municipal para apresentar balanços, discutir ações em andamento e trazer novidades sobre o desenvolvimento do município.

Durante a reunião, serão apresentados o balanço financeiro do primeiro semestre de 2026, além das políticas de inclusão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também entram na pauta as ações da área de Segurança Pública e a apresentação dos conselheiros responsáveis pela revisão do Plano Diretor, junto com a ordem de serviço e o cronograma de execução dos trabalhos.

O prefeito Rodrigo Battistella afirma que o momento reforça a importância da participação popular nas decisões da cidade e antecipa que novos encaminhamentos serão apresentados.

“O Conselho da Cidade é um espaço fundamental de participação e construção coletiva. Nesta reunião, além da prestação de contas das ações realizadas pela Administração Municipal, também apresentaremos anúncios importantes que terão impacto direto no desenvolvimento de Nova Santa Rita nos próximos anos”, destacou.

Continuar a ler

Policial

Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

Redação

Publicado

em

Foto. Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.

Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.

Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.

Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.

Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.

O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.

O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.

O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.

De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.

Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.

A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques