Conecte-se conosco

header-top







 

16/10/2025
 

Geral

Harry Quadros completa 100 anos de dedicação à família e à sociedade

Avatar

Publicado

em

Marcelo Grisa

No próximo dia 15 de agosto, o médico Harry Quadros de Oliveira completa 100 anos de idade. Em um século, com seis filhos, sete netos e uma bisneta, o Dr. Harry tem uma trajetória marcada pela união da família, o espírito aventureiro, a preocupação com os pobres e com o futuro do país.

Pela Medicina e pela família

Uma festa familiar em sua homenagem está sendo preparada para o dia 15. Na data, estarão presentes seus filhos e netos, vindos dos Estados Unidos à Porto Alegre, onde reside. Isso porque sua esposa, Lydia Marchetti Arsego, com quem é casado há 64 anos, é norte-americana. “Ela era latina, como eu, porque é filha de italianos. Então a gente se deu bem desde o começo”, relembra.

Se conheceram em 1952, quando Harry fora para o Exterior pela oportunidade de fazer uma especialização em Pediatria, coisa que não havia nas faculdades médicas até então.Apesar de não falar inglês muito bem, ambos se apaixonaram, casaram-se, e Harry trouxe Lydia para o Brasil. Para o meio da colônia, em Seara, onde o médico já tinha reputação pela atuação social. Só cobrava de quem podia pagar: o restante pagava em víveres como porcos, galinhas e perus.

Alguns anos depois, com o objetivo de dar uma melhor educação para os filhos, Harry voltaria para Porto Alegre. Vendeu seu carro para adquirir uma casa e deixou uma vida promissora no Interior de SC pela família. Nesta época, o médico centenário primeiro clinicou em Canoas. Trabalhando junto de uma farmácia no bairro Mathias Velho nos anos 70, Harry conheceu nomes como o Dr. Vicente Palombini, falecido no último mês de maio. Continuou clinicando na Capital até 2002, aos 85 anos.

Alegrias e objetivos

Harry Quadros de Oliveira nunca trabalhou para ser rico. Segundo ele, teve várias oportunidades de conseguir dinheiro em outras áreas de atuação, tais como a importação de carros. “Eu também poderia ter feito como tantos fazem e cobrar de todo mundo. Teria muito mais dinheiro. Mas eu queria ajudar as pessoas. Me preocupava que morriam tantas crianças”, afirma o pediatra.

Muitos dos nascidos em Seara lembram com carinho de seu trabalho. “Toda quarta vinham 15, 20, até 25 colonos a cavalo para ver o “Doutor Ari”. Não tinha exames naquela época, então o maior recurso que ele tinha era ele mesmo”, relata, orgulhoso, Remi Fuelber, que nasceu pelas mãos do médico desbravador.Harry está gravado na história e seu nome é título de uma praça na cidade.

Os filhos e netos, além da matriarca Lydia, registraram suas experiências no livro “A Travessia de Harry – O Médico Centenário”. Nele, todos salientam as posições do patriarca. “Meu pai não foi um cara comerciante. Exerceu a Medicina pura e simples por amor à profissão e para fazer o bem ao próximo”, afirma Jacqueline Oliveira Schuck, quinta filha do casal. “Naquela época, já com 50 anos, ele ia para Canoas trabalhar. Recomeçar uma carreira de médico não era coisa simples. Ele teve que trabalhar também na base aérea e no consultório na Mathias Velho. Era um trabalhador, mas não era um pai ausente” relata o filho mais novo, Francisco Jorge Arsego de Oliveira.

Concebido para os parentes e amigos, a publicação familiar foi fruto da pesquisa do jornalista Victor Lourenço.Ele afirma que, em mais de seis meses de pesquisas, ir a Seara, em Santa Catarina, foi a parte mais interessante do processo. “A vida do Dr. Harry é um exemplo de dedicação às pessoas, e o retrato de um dos poucos médicos a fazerem essa travessia para regiões como aquela”, aponta.

Continuar a ler

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques