Destaques
Oficializado título de Universidade La Salle em evento na quarta-feira, 31
Desde o dia 8 de maio o conhecido Centro Universitário do município de Canoas passa a responder à comunidade sob um novo status, o de Universidade. Essa foi uma conquista que teve início ainda em 2013 e resultado da visão institucional e dos esforços dos dirigentes da instituição, seu corpo docente, discente, técnico-administrativo e da comunidade de Canoas e região. E para oficializar esse título, aconteceu nesta última quarta-feira, 31, o evento de instalação da Universidade La Salle.
O evento começou com uma Celebração de Ação de Graças ministrada pelo Dom Aparecido Donizeti na Capela São José e logo prosseguiu com o ato solene no Salão de Atos. A leitura da Portaria de Instalação da Universidade La Salle, publicada no Diário Oficial da União, e a leitura da Ata da reunião da Diretoria da Sociedade Porvir Científico, que instala a Universidade e dá posse à reitoria foi feita na presença do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Sociedade Porvir Científico, Professor Mestre Irmão Edgar Genuíno Nicodem, acompanhado dos membros da gestão universitária, que foram empossados na solenidade: Prof. Dr. Irmão Paulo Fossatti, Prof. Dr. Irmão Cledes Antônio Casagrande, Profª Dra. Vera Lúcia Ramirez e o Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza. Além deles, o Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, o Secretário de Relações Interinstitucionais da Prefeitura de Canoas, Airton Souza e o Diretor de Gestão e Ecônomo Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Prof. Me. Irmão Olavo José Dalvit.
Além da posse da reitoria, foi realizado o ato de nomeação e entrega de portarias dos Diretores e Assessores da Universidade La Salle: o Diretor de Graduação e Assessor de Inovação, Prof. Dr. Daniel Quintana Sperb, a Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profª Dra. Patrícia Kayser Vargas Mangan, o Diretor Administrativo, Administrador Patrick Ilan Schenkel Cantanhede, o Diretor de Marketing e Relacionamento, Jornalista Cleiton Bierhals Decker, o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, o Assessor Jurídico, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa, o Assessor de Comunicação Institucional, Prof. Me. Luís Carlos Danesi.
Toda comunidade acadêmica é responsável por esta vitória
O Prof. Dr. Irmão Paulo Fossatti iniciou seu discurso afirmando ser este um momento muito especial para todos e ressaltando que esta não é uma conquista apenas da atual gestão. “Essa conquista foi construída num história que tem seu início quando esta região aqui era uma vila da cidade de Gravataí e, desde então, os irmãos Lassalistas fazem educação de qualidade”. O reitor também citou a importância do papel comunitário e humanista da instituição na formação diferenciada de cidadãos.
O trabalho intenso de todos os setores também foi reconhecido na fala do Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Sociedade Porvir Científico, Professor Mestre Irmão Edgar Genuíno Nicodem. “Sem a participação de vocês, com certeza, esse sonho não estaria se tornando realidade”. Ele também falou da tradição Lassalista de ultrapassar fronteiras e citou o Papa Francisco ao sintetizar valores que servem pra educação e também pra vida, como fé, razão e qualidade de vida.
O Secretário de Relações Interinstitucionais da Prefeitura de Canoas, Airton Souza também discursou parabenizando a instituição e reconhecendo a importância dela para o desenvolvimento do município. O Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer propôs, em seu discurso, a reflexão sobre os cidadãos que todos os níveis de educação estão entregando para a sociedade.
A solenidade foi finalizada com o descerramento da placa de Instalação da Universidade La Salle e seguida por um coquetel realizado no 4º andar da Biblioteca.
Comenda Lassalista é entregue a ex-dirigentes
A comenda Lassalista é maior honraria concedida pela Instituição a pessoas que tenham prestado relevantes contribuições sociais, culturais, educativas e científicas à Sociedade Gaúcha, por intermédio da Rede La Salle de Educação no Brasil. Ela foi concedida, durante a cerimônia a ex-diretores do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior e ex-reitores do Centro Universitário La Salle. Entre os homenageados estiveram: Irmão Edgar Hengemüle, Irmão Sérgio Luiz Silveira Dias, Irmão Eugênio Alberto Fossá, Irmão Marcos Antonio Corbellini, Irmão Nelson Antonio Bordignon e Irmão Ivan José Migliorini.
Destaques
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS

Devido às fortes chuvas que causam estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, o governo do Estado passou a divulgar boletins com informações para a população.
Confira abaixo o relatório mais recente
- Municípios afetados: 146
- Pessoas em abrigos
- Pessoas desalojadas: 7098
- Pessoas desaparecidas: 1
- Óbitos confirmados: 4
- Feridos: 2
- Pessoas resgatadas*: 733
- Animais resgatados*: 139
- Município com decreto de estado de calamidade pública: 1
Jaguari - Municípios com decreto de situação de emergência: 26
Dona Francisca
Cerro Branco
Agudo
Nova Palma
Cruzeiro do Sul
Passa Sete
São Sebastião do Caí
Cacequi
Rosário do Sul
Tupanciretã
Nova Santa Rita
São Francisco de Assis
Liberato Salzano
Amaral Ferrador
Toropi
Montenegro
Silveira Martins
São Vicente do Sul
Júlio de Castilhos
Paraíso do Sul
Dilermando de Aguiar
Canoas
General Câmara
São Gerônimo
Capão do Cipó
*Apenas as pessoas e os animais resgatados pelas forças de segurança do Estado.
Nível dos rios e lagos
A chuva deixou rios e lagos do Estado em situação de atenção, alguns inclusive atingindo cota de inundação. Confira:
- Rios retornando à normalidade:
Taquari (Santa Tereza a Bom Retiro do Sul) – Declínio dos níveis até o retorno para normalidade, com pequenas elevações em função das chuvas das últimas 24h.
Quaraí – Tendência de declínio.
Dona Francisca – Já declinou até retornar aos níveis normais. - Rios em cota de atenção:
Taquari (Encantado) – tendência de declínio.
Caí (Nova Palmira e Costa do Rio Cadeia) – Tendência de declínio em Nova Palmira e estabilidade em Costa do Rio Cadeia. - Rios em cota de alerta:
Taquari à montante de Encantado (entre Santa Tereza a Muçum) – Tendência de lento declínio dos níveis.
Taquari à jusante de Encantado (de Estrela/Lajeado a Porto Mariante) – Tendência de lento declínio em Estrela/Lajeado, devendo entrar em estabilidade entre Bom Retiro e Porto Mariante.
Caí (São Sebastião do Caí) – Tendência de lento declínio.
Guaíba – Tendência segue em estabilidade, devendo manter os níveis elevados durante os próximos dias, não tendo previsão de que os níveis atinjam as cotas de inundação do Cais Mauá (3 metros) ou da Usina do Gasômetro (3,6 metros).
Gravataí (Gravataí e Alvorada) – Tendência de estabilidade, mantendo os níveis elevados.
Paranhana (Taquara) – Tendência de lento declínio. - Rios em cota de inundação:
Uruguai (São Borja a Uruguaiana) – Tendência de estabilidade entre São Borja e Itaqui e lenta elevação em Uruguaiana.
Ibirapuitã (Alegrete) – Tendência de declínio, com níveis ainda em inundação ao longo do dia.
Ibicuí (Manoel Viana) – Tendência de lento declínio, com níveis ainda em inundação ao longo do dia.
Caí (Montenegro) – Tendência de estabilidade.
Taquari (Taquari) – Tendência de lenta elevação, devendo entrar em estabilidade ao longo do dia.
Jacuí (Cachoeira do Sul até São Jerônimo) – Constante declínio em Cachoeira do Sul e Rio Pardo, e variando entre estabilidade e lenta elevação em São Jerônimo.
Jacuí (Ilhas da RMPOA) – Tendência entre estabilidade e lenta elevação, mantendo os níveis elevados nos próximos dias.
Sinos (Campo Bom e São Leopoldo) – Tendência de lento declínio, já retornando para cota de alerta em Campo Bom. - Nível de rios e lagos
Mais informações
Informações sobre os pontos com bloqueios parciais e totais nas estradas do RS e situação das barragens, além dos avisos e alertas da Defesa Civil e imagens do radar meteorológico podem ser conferidas nos links abaixo.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”.
Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Destaques
CHUVAS: Sobe para quatro o número de mortos e mais de 130 municípios afetados no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana já causaram quatro mortes, segundo confirmou a Defesa Civil estadual no domingo, 22. A vítima mais recente é um homem de 59 anos, encontrado sem vida dentro de um carro no Rio Dourado, no município de Aratiba, no norte do estado.
A principal suspeita é de que o veículo tenha sido arrastado pela correnteza na última quinta-feira, 19, enquanto o homem tentava atravessar uma ponte. O desaparecimento foi registrado pela família no sábado, 21, à noite.
Além das vítimas fatais, um homem de 65 anos continua desaparecido em Candelária, na Região dos Vales. Ele estava em um carro com a esposa quando o veículo foi levado pela água na terça-feira, 17. O corpo da mulher já foi localizado.
De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira, 23, 132 municípios relataram prejuízos em decorrência das chuvas. Ao todo, 6.258 pessoas estão desalojadas, e 1.071 estão abrigadas em 41 locais de acolhimento.
Destaques
Sobe para três o número de mortos em decorrência das chuvas no RS; mais de 6 mil deixaram suas casas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira, 20, uma terceira vítima fatal em decorrência das fortes chuvas que afetam o estado desde a segunda-feira, 16. Trata-se de um idoso,de 72 anos, que foi atingido por uma árvore que caiu sobre o carro da família, em Sapucaia do Sul.
De acordo com informações da Prefeitura de Sapucaia do Sul, ele foi identificado como Mauro Perfeito da Silva, que estava com a filha no banco do carona, que ficou apenas ferida.
Na terça-feira, 17 a Defesa Civil confirmou a morte de Geneci da Rosa, de 54 anos, na cidade de Candelária. O carro em que ela estava foi arrastado pela correnteza. O marido, de 65 anos, que estava com ela no momento do acidente, segue desaparecido.
A outra morte também teve encolvimento com um carro, na quarta-feira, 18, após o veículo cair de um ponte que cedeu em um arroio entre as cidades de Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A vítima foi identificada como Mario César Trielweiler Gonçalves, de 21 anos.
Confira abaixo o relatório mais recente
- Municípios afetados: 98
- Pessoas em abrigos: 2005
- Pessoas desalojadas: 4011
- Pessoas desaparecidas: 1
- Óbitos confirmados: 3
- Pessoas resgatadas*: 552
- Animais resgatados*: 125
- Município com decreto de estado de calamidade pública: 1Jaguari
- Municípios com decreto de situação de emergência: 8Dona Francisca
Cerro Branco
Agudo
Nova Palma
Cruzeiro do Sul
Passa Sete
São Sebastião do Caí
Cacequi
Lista de municípios que reportaram danos ou intercorrências à Defesa Civil estadual
*Apenas as pessoas e os animais resgatados pelas forças de segurança do Estado.
Hospitais
O Hospital Paraíso, no município de Paraíso do Sul, a energia elétrica e o abastecimento de água já foram restabelecidos. Localizado na Vila Paraíso, os moradores da cidade seguem sem acesso ao hospital.
Em Rolante, por causa do risco de alagamento, 11 pacientes foram transferidos da Fundação Hospitalar e seguem internados no Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
Educação
As escolas estaduais estão com feriado-ponte na quinta, 19, e esta sexta-feira, 20, situação já prevista no calendário escolar.
Mais informações
Informações sobre o nível de rios e lagos, os pontos com bloqueios parciais e totais nas estradas do RS, além dos avisos e alertas da Defesa Civil e imagens do radar meteorológico podem ser conferidas nos links abaixo.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
- Executivo1 semana atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Saúde1 semana atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Sem categoria1 semana atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Esporte1 semana atrás
Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas
- Educação1 semana atrás
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
- Comunidade1 semana atrás
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12
- Habitação1 semana atrás
Canoas anuncia construção de 1,5 mil moradias populares para afetados pela enchente