Cultura
HISTÓRIAS CRUZADAS: A mulher assassinada era inocente ou culpada?
Capítulo 7 (Continuação):
por Simone Dutra
Antônio se dava conta ao decorrer dos fatos de que não queria colaborar com os policiais, de forma deliberada. Isto certamente se devia ao fato de que, com esta misteriosa e silenciosa investigação própria, tinha ele um propósito para seus dias. Algo dentro dele prometia um final feliz, a mulher voltando do supermercado, acompanhada de seu marido (agora ele já não parecia tanto com o menino das fotos, pois era nisso que ele queria acreditar).
– Os senhores gostariam de uma xícara de café?
Os homens aceitaram, era cedo da manhã e eles haviam madrugado para cumprir plantões acumulados.
Enquanto fervia a água, o mais alto deles perguntou para Antônio se aquela janela em frente não correspondia ao apartamento em que havia ocorrido o crime. Crime!?! Foi então que nosso senhor deu-se conta de que aquilo tudo não passava de conjeturas de uma mente senil. Era sério. Veio da cozinha e parou ao lado deles. – Sim, é ali. Respondeu ele, entregando-se, após mentir que não os conhecia e sequer sabia sobre seu sumiço.
É claro que os policiais não desconfiavam daquele senhorzinho, mas perceberam que ele ficara nervoso com aquilo tudo. Antes que ele perguntasse, relataram o caso, calmamente.
– Seu Antônio, sua vizinha aqui da frente foi encontrada morta há alguns dias e nós estamos buscando informações sobre qualquer pessoa desconhecida e/ou suspeita que possas ter visto.
Choque. Confusão. Tontura. Um dos guardas o amparou.
– Está se sentindo bem?
– Sim. Eu gostava muito deles. Digo, não os conhecia realmente. Mas os senhores sabem, não tenho muitas coisas para olhar aqui dentro e aquela mulher era tão linda. Ela fazia bolos aos finais de semana…
O homem baixo o interrompeu. – Senhor?! Acalme-se. Nós vamos fazer algumas perguntas, apenas responda como vier à sua cabeça, ok?
Concordando, ele sentou no sofá e aguardou o “interrogatório” tal qual um réu.
– Viu alguém entrar no apartamento sem ser o casal que ali residia?
– Não, mas… aquele homem…
– Ah sim, ele está nos ajudando muito. Aliás, tem sido bastante controlado, eu diria. Que homem forte!
Neste ínterim, um dos guardas aponta ao colega para a mesa da cozinha, em silêncio, para o quebra-cabeças de fotos que o velho havia montado em torno do caso.
– Seu Antônio, o senhor pode nos explicar o que significa isto?
Cultura
SARAU DO LAB – 15ª EDIÇÃO: Feira de Economia Solidária e Criativa e Sarau Cultural no dia 14 de dezembro
Todo 2º sábado de cada mês, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) realiza um sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.
O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.
15ª Edição
E a 15ª Edição do Sarau do LAB, que acontece dia 14/12, das 10h às 18h, na Praça Fernando Ferrari, no bairro Nossa Sra. das Graças, está repleta de agentes criativos expondo, comercializando e compartilhando produtos e serviços personalizados, atrações culturais, atividades formativas e muita arte!
Confira as stands criativas para essa edição:
- Artesanato, bijuterias e produtos autorais;
- Crochês e acessórios para a casa;
- Brechó e roupas personalizadas;
- Moda étnica e sustentável;
- Flash Tattoo com preços populares;
- Produtos de temática medieval;
- Velas aromáticas, essências, perfumes, sabonetes e loções;
- Cosméticos para cabelos e peles afro;
- Brinquedos artesanais;
- Quadros, pinturas, adesivos, stamps e muito mais;
- Praça de alimentação com doces, salgados, crepes, licores, drinks e sucos naturais;
Confira a programação cultural e formativa:
- Jogos e brincadeiras medievais como swordplay, arqueirismo e caça ao tesouro;
- Encontro de board games, card games e RPG;
- Karaokê e palco aberto;
- Oficinas de arte ao ar livre;
- Apresentações artísticas;
- Exposição de arte;
- Música ao vivo;
Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024 e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas.
- Quanto: Entrada Franca
- Público: Livre
- Informações:
- Whats: (51) 9 9625.9773 (com Bruno)
- Instagram: @laboratorioescola
Cultura
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos, desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, foi lançado oficialmente no dia 23 de novembro.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu no Espaço Cosmos, na Feevale, e contou com a participação da equipe envolvida, patrocinadores, imprensa, além de familiares das homenageadas.
Com uma proposta inédita, o projeto reúne narrativas inspiradoras de 10 mulheres da região do Vale do Sinos que se destacaram em diversas áreas, como Isabel Cristina Genelici, de Canoas. Elas tiveram suas trajetórias de vida transformadas em histórias em quadrinhos (HQs) criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras. No evento, foi lançada ainda a música
“A força vai permanecer”, criada pela escritora Nana Bernardes exclusivamente para o projeto.
A historiadora Priscilla Almaleh, responsável pelo levantamento histórico dos perfis das protagonistas, falou sobre a importância de registrar a trajetória dessas mulheres tão importantes para a região do Vale do Sinos.
“De que perspectivas olhamos o passado? De que passado estamos falando? Um passado que por muito tempo foi contado por homens brancos que estavam nos espaços de poder. Agora, com o Protagonistas, podemos revelar uma outra perspectiva, de mulheres que foram exemplos de resistência, que foram contra, que revolucionaram, para ocupar seu espaço. Foi um prazer e uma grande responsabilidade contar essas histórias, entrar nas casas desses familiares”, comentou.
A jornalista e cartunista Fabiane Langona também esteve presente no evento e participou do processo de produção dos quadrinhos, como consultora técnica.
“O Protagonistas do Vale é maravilhoso porque é intergeracional. Envolveu as gerações dessas mulheres, a minha, a das ilustradoras”, disse.
“Ver cada artista se desenvolver, com seu traço e seu estilo, e transformar os registros fotográficos dessas mulheres em ilustração é um trabalho complexo. Nossa ideia foi levar a linguagem da HQ para a região, pois é uma linguagem que aproxima, é mais leve”, complementou Fabiane, que também foi a responsável por um workshop oferecido para as escritoras e ilustradoras do projeto.
Está prevista a distribuição gratuita de três mil coleções do Protagonistas do Vale do Sinos, contendo um exemplar de cada HQ em escolas, bibliotecas e instituições em áreas de vulnerabilidade social.
Ao todo, serão 30 mil HQs distribuídas. Uma versão online também estará disponível através do instagram do projeto (@protagonistasdovale)
Além disso, o projeto contará ainda com bate-papos que serão realizados com as escritoras e ilustradoras em instituições da região. A ação está prevista para o próximo ano.
Saiba quem são todas as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
- Alaídes Haubert – São Leopoldo
- Maria Emília de Paula – São Leopoldo
- Edith Kieling – Dois Irmãos
- Ella Einsfield – Novo Hamburgo
- Nair Lara de Oliveira (Vó Nair) – Novo Hamburgo
- Eva Karnal Johann – Esteio
- Dalva Therezinha Theisen – Ivoti
- Jacobina Mentz Maurer – Sapiranga
- Isabel Cristina Genelici – Canoas
- Marlise Saueressig – Campo Bom
Cada HQ foi produzida por uma dupla composta por uma ilustradora e uma escritora da região do Vale do Sinos, são elas:
Ilustradoras:
Aline Meirelles, Ariadne Decker, Bia Cremonini, Gabi Maidana de Oliveira, Lorena Toniolo, Naine Gomes da Silva, Nicky Silva, Raquel da Silva, Renata Duprat e Tábata da Costa Davila.
Escritoras:
Andréia Schefer, Aline Cunha Silva, Daniela Rosa, Franciele Strack, Indiara Tainan, Márcia Funke Dieter, Milene Barazzetti, Maria Eduarda Andára Fagundes, Nana Bernardes e Simone Saueressig
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos (PRONAC: 2122470) conta com patrocínio master da STIHL, patrocínio da Gedore Brasil, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sinoscar e TFL do Brasil, copatrocínio da UP Química e realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Cultura
Semana da Música de Canoas abre neste sábado, 23, na Antiga Estação de Trem
Neste sábado, 23, a Semana da Música de Canoas tem sua abertura oficial marcada para às 17h, na Antiga Estação de Trem (Avenida Victor Barreto, 2301). A programação, que segue até o dia 30, será realizada na Praça da Emancipação, com apresentações de bandas e músicos solo ao longo da semana.
A iniciativa é uma parceria entre a produtora cultural Danna, o Colegiado Setorial da Música de Canoas e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura.
Neste ano, o evento foi idealizado em um contexto de superação. Em 2024, Canoas enfrentou a maior enchente da sua história e do Rio Grande do Sul, com cerca de 60% do município atingido. Entre os afetados, muitos artistas locais encontraram na música não apenas uma forma de expressar suas vivências, mas também de inspirar a comunidade.
O coordenador do Colegiado da Música de Canoas, Aroldo Safi, destaca a importância do evento e da retomada dos eventos culturais. “A Semana da Música de Canoas é a voz de alguns de seus artistas locais, que também perderam tudo nessa catástrofe climática, mas mantiveram sua força e sua fé de que dias melhores virão”, completa.
Confira a programação:
Local: Antiga Estação de Trem
Sábado (23)
17h – Abertura oficial
17h30 – Banda Sterna Peyote
Banda Cor do Invisível
Praça da Emancipação – Pocket Show na 39ª Feira do Livro
Domingo (24)
18h30 – Anderson Prestes
Segunda-feira (25)
18h30 – Banda Corrêa Six
Terça-feira (26)
18h30 – Rapper Dreici & Convidados
Quarta-feira (27)
18h30 – Banda Vulva Quântica
Quinta-feira (28)
18h30 – Banda Madame Chaos
Sexta-feira (29)
18h30 – Banda Monocromática
Sábado (30)
18h30 – Banda Ovo Frito
- Comunidade1 semana atrás
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até o dia 20 de dezembro
- Destaques1 semana atrás
“Nunca trabalhei na vida, eu faço o que me dá prazer”; morre Jesus Pfeil aos 85 anos
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito anuncia secretários de Comunicação e Desenvolvimento Urbano para próximo mandato
- Policial7 dias atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Economia6 dias atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas