Conecte-se conosco

header-top







 

14/07/2025
 

Cultura

HISTÓRIAS CRUZADAS: A mulher assassinada era culpada ou inocente?

Avatar

Publicado

em

Capítulo 6 (Continuação):
por Monique Mendes

folhetim foto- monique mendesSentado em sua poltrona, o homem está na inércia, ouvindo a sinfonia 5 de Beethoven. As batidas na porta da sua casa aumentam a intensidade. Ele está sentindo prazer naquele momento, em que o som da música se mistura às batidas da porta.

– Abra, é a polícia! Tem alguém em casa? Pergunta o policial.
Lentamente ele levanta, calça os chinelos de couro e segue em direção à porta da pequena casa, decorada com objetos antigos e muitos retratos de família. As fotos estão colocadas simetricamente nos porta-retratos sob os móveis de madeira e quadros empoeirados.

Ele abre a porta e com a expressão de falsa surpresa, diz: – Bom dia, posso ajudar?
Então percebe que uma viatura está estacionada em frente à casa dos vizinhos e mais um policial está dentro dela.
– Bom dia Sr. como se chama? Diz o policial, um homem de pele negra, com o semblante marcado pelas profundas olheiras – provavelmente herdadas pelo excesso de trabalho e intermináveis plantões.
– Me chamo Antônio. Em que posso te ajudar? Responde ele.
– Estamos averiguando alguns fatos, e essa visita é apenas para verificar algumas informações relacionadas aos seus vizinhos do apartamento 201, aí da frente. Você os conhece? Pergunta o policial.
Em tom meio irônico o homem responde: – Quem conhece quem hoje em dia, policial?
Os dois riem.
– Sr. Antônio, de fato, as pessoas não se conhecem mais, ou talvez, nunca se conheceram. Acho que isso acontece porque no fundo, todos guardam seus segredos. Mas, deixemos de lado as filosofias, preciso saber se você teve algum contato com seus vizinhos nos últimos dias, diz o policial.

Naquele momento o relógio parou. O olhar distante e as diversas lembranças daquele casal povoam sua mente. Era agradável vê-los todos os dias e acompanhar sua rotina: as discussões, as risadas altas, até mesmo quando não faziam nada e apenas passavam pela janela.
“Será que tenho problemas, pensa ele. Sou um voyer que sente prazer em observar os outros? Mas hoje em dia, nas redes sociais, todos observam todos, o tempo inteiro”, pensa ele.

Muitas perguntas começam a gritar em seus pensamentos. As lembranças misturadas ao prazer e o sentimento de vazio de não vê-los mais, o incomodam nos últimos dias.
– Faz mais de uma semana que não os vejo, policial. E não. Não os conhecia. Na verdade, nunca falei com eles, responde o homem.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

Redação

Publicado

em

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.

“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.

Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.

Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.

Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.

“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.

Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.

Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música

  • Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
  • Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
  • Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
  • Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
  • Data do Festival: 19 a 30/01/2026
Continuar a ler

Cultura

Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”

Redação

Publicado

em

Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
No sábado, 12 de julho, Canoas recebe Bruno Diegues, ex-vocalista do grupo Jeito Moleque, que desembarca pela primeira vez no Clube Tradição para o show de lançamento do seu novo DVD “Mais Uma Noite”. A noite promete emoção, nostalgia e muita música boa, reunindo sucessos que marcaram gerações e faixas inéditas que já conquistam o público.
Gravado em São Paulo, o audiovisual “Mais Uma Noite” traz 13 músicas inéditas e participações especiais de grandes nomes do gênero como Thiaguinho, Dilsinho, Ferrugem e Menos É Mais. O projeto, além de musical, tem uma proposta maior: é um evento de circulação nacional com foco em sustentabilidade, cultura e música, reforçando o compromisso de Bruno com a transformação social por meio da arte.
No repertório, o público pode esperar clássicos como “Eu Nunca Amei Assim” e “Amizade é Tudo”, além de faixas recentes como “É Louca a Volta que o Mundo Dá”, que mostram a versatilidade e a identidade musical do artista.
A noite começa às 21 horas, com abertura da casa. Os shows de aquecimento ficam por conta dos grupos CDP (22h30) e Balançai (00h). O show principal com Bruno Diegues está previsto para às 2h30 da manhã.

12 de julho (sábado)

Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 21h
Shows de abertura: grupos CDP (22h30) e Balançai (00h)
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 40,00
Pontos de venda:

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações: WhatsApp: (51) 98403-1952
Continuar a ler

Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques