Comunidade
Ulysses Guimarães: o timoneiro da democracia completaria 100 anos
Contemporâneos recordam o legado do presidente da Assembleia Constituinte e maior opositor da ditadura militar
Por Marcelo Grisa
Ulysses Guimarães completaria, caso estivesse vivo, seu centenário nesta quinta-feira, dia 6 de outubro. O Timoneiro traz aqui sua homenagem a uma das figuras de maior importância na resistência à ditadura militar e na retomada da democracia.
Quem foi Ulysses
Nascido em Itirapina (SP) em 1916, formou-se em Direito na Universidade de São Paulo, a USP, em 1940. Desde a juventude já tinha participação política ativa, tendo sido integrante do centro acadêmico de sua graduação como bacharel e exercendo a vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 1930. Foi também professor de Direito em diversas universidades paulistas.
Em 1947, tornou-se deputado estadual. Em 1951, elegeu-se para deputado federal, posto que ocuparia até o final de sua vida. Foi presidente da Câmara dos Deputados em duas ocasiões: de 1956 a 1958, nos anos que sucederam o suicídio de Getúlio Vargas e antecederam a ditadura militar; e entre 1985 e 1989, quando comandou a Assembleia Constituinte que formatou a Carta Magna brasileira em vigor até hoje.
Ulysses Guimarães faleceu em 1992, vítima de um acidente de helicóptero na Baía de Guanabara. Seu corpo nunca foi encontrado.

FOTO ARQUIVO: H¡ 20 ANOS MORRIA ULYSSES GUIMAR√ES – Em 12 de outubro de 1992 morreu o polÌtico brasileiro Ulysses Guimar„es – BrasÌlia, DF, 21/09/1992. Ulysses Guimar„es em seu gabinete. Foto: Ailton de Freitas/Folhapress
Os depoimentos dos canoenses
O ex-deputado Jorge Uequed conheceu Ulysses (ou “doutor Ulysses”, como era chamado em Brasília) em 1975, quando começou seu primeiro mandato. “Ele exercia uma influência tão grande entre os parlamentares antigos e os novos que era impossível uma conversa política sem a sua presença ou sem a sua anuência”, afirma.
O vereador Ivo Lech também lembra-se muito bem deste episódio da democracia brasileira.
Deputado à época da Constituinte e das Diretas Já, Lech ressalta a capacidade política do então líder do PMDB para lidar com 513 deputados e 81 senadores.
Ambos apontam um episódio-chave para demonstrar a tenacidade do deputado federal em sua defesa pela democracia. Em uma das caminhadas pelas Diretas Já, ocorrida em Salvador, em 20 de janeiro 1984, lembrada por Ivo Lech e Jorge Uequed, o clima era pesado. O então governador Antônio Carlos Magalhães, ligado à Arena, mandou a Polícia Militar literalmente soltar os cachorros em cima dos deputados e manifestantes. Muitos recuaram, mas não Ulysses, que bradava, segundo Lech, o seguinte: “Meus amigos! Eu sou candidato à Presidência da República e sou deputado federal. Na condição de cidadão brasileiro, eu exijo respeito!”.
Frases e virtudes
De acordo com ex-senador Pedro Simon, Ulysses Guimarães foi o líder máximo da resistência civil durante a ditadura militar. “Ele conseguiu, sem violência e com a organização do povo, reconquistar a democracia para todos”, aponta.
Ivo Lech acredita que a maior virtude do presidente da Constituinte era a de saber ouvir. “Ele convocava as pessoas, deixava todos falarem sobre o assunto que estávamos decidindo e então dava a sua posição como um resumo do que todos pensavam a respeito. E sempre puxava, de braços abertos, aquela frase: ‘Deputados, vamos votar! Vamos votar! Vamos votar!’” explica.
Para o vereador, sem Ulysses Guimarães, provavelmente o Brasil não teria uma Constituição Federal pronta no tempo estipulado. “Vendo que alguns temas poderiam trazer prejuízos se discutidos naquele momento, ele quem teve a ideia de estipular que alguns pontos seriam definidos por leis especiais mais tarde. Ele sabia que a política é um processo lento, mas que com esse tempo, poderiam ser tomadas decisões melhores para o país”, aponta.
Jorge Uequed destaca o direcionamento que o líder deu à Constituição, colocando primeiro as garantias individuais no documento, antes dos preceitos econômicos, como ocorria até então. “Faz muita falta. Pela sua inteligência e pela sua capacidade de construir o caminho democrático”, lamenta.
Por fim, Pedro Simon também lembra que, acima de tudo, Ulysses Guimarães é exemplo de renúncia pessoal e de dedicação à Pátria. “Ele deixou Sarney governar, mesmo tendo sido, pela ordem certa da época, ele mesmo a se tornar interino e chamar eleições diretas. Ele também renunciava a si próprio, de forma permanente, para convocar o povo a somar esforços pela democracia”, conclui.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Geral1 semana atrásSAMU é homenageada na Câmara de Vereadores de Canoas pelos 20 anos de atuação na cidade

Cultura1 semana atrásCanoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Esporte3 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul
























































