Comunidade
Ulysses Guimarães: o timoneiro da democracia completaria 100 anos
Contemporâneos recordam o legado do presidente da Assembleia Constituinte e maior opositor da ditadura militar
Por Marcelo Grisa
Ulysses Guimarães completaria, caso estivesse vivo, seu centenário nesta quinta-feira, dia 6 de outubro. O Timoneiro traz aqui sua homenagem a uma das figuras de maior importância na resistência à ditadura militar e na retomada da democracia.
Quem foi Ulysses
Nascido em Itirapina (SP) em 1916, formou-se em Direito na Universidade de São Paulo, a USP, em 1940. Desde a juventude já tinha participação política ativa, tendo sido integrante do centro acadêmico de sua graduação como bacharel e exercendo a vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 1930. Foi também professor de Direito em diversas universidades paulistas.
Em 1947, tornou-se deputado estadual. Em 1951, elegeu-se para deputado federal, posto que ocuparia até o final de sua vida. Foi presidente da Câmara dos Deputados em duas ocasiões: de 1956 a 1958, nos anos que sucederam o suicídio de Getúlio Vargas e antecederam a ditadura militar; e entre 1985 e 1989, quando comandou a Assembleia Constituinte que formatou a Carta Magna brasileira em vigor até hoje.
Ulysses Guimarães faleceu em 1992, vítima de um acidente de helicóptero na Baía de Guanabara. Seu corpo nunca foi encontrado.

FOTO ARQUIVO: H¡ 20 ANOS MORRIA ULYSSES GUIMAR√ES – Em 12 de outubro de 1992 morreu o polÌtico brasileiro Ulysses Guimar„es – BrasÌlia, DF, 21/09/1992. Ulysses Guimar„es em seu gabinete. Foto: Ailton de Freitas/Folhapress
Os depoimentos dos canoenses
O ex-deputado Jorge Uequed conheceu Ulysses (ou “doutor Ulysses”, como era chamado em Brasília) em 1975, quando começou seu primeiro mandato. “Ele exercia uma influência tão grande entre os parlamentares antigos e os novos que era impossível uma conversa política sem a sua presença ou sem a sua anuência”, afirma.
O vereador Ivo Lech também lembra-se muito bem deste episódio da democracia brasileira.
Deputado à época da Constituinte e das Diretas Já, Lech ressalta a capacidade política do então líder do PMDB para lidar com 513 deputados e 81 senadores.
Ambos apontam um episódio-chave para demonstrar a tenacidade do deputado federal em sua defesa pela democracia. Em uma das caminhadas pelas Diretas Já, ocorrida em Salvador, em 20 de janeiro 1984, lembrada por Ivo Lech e Jorge Uequed, o clima era pesado. O então governador Antônio Carlos Magalhães, ligado à Arena, mandou a Polícia Militar literalmente soltar os cachorros em cima dos deputados e manifestantes. Muitos recuaram, mas não Ulysses, que bradava, segundo Lech, o seguinte: “Meus amigos! Eu sou candidato à Presidência da República e sou deputado federal. Na condição de cidadão brasileiro, eu exijo respeito!”.
Frases e virtudes
De acordo com ex-senador Pedro Simon, Ulysses Guimarães foi o líder máximo da resistência civil durante a ditadura militar. “Ele conseguiu, sem violência e com a organização do povo, reconquistar a democracia para todos”, aponta.
Ivo Lech acredita que a maior virtude do presidente da Constituinte era a de saber ouvir. “Ele convocava as pessoas, deixava todos falarem sobre o assunto que estávamos decidindo e então dava a sua posição como um resumo do que todos pensavam a respeito. E sempre puxava, de braços abertos, aquela frase: ‘Deputados, vamos votar! Vamos votar! Vamos votar!’” explica.
Para o vereador, sem Ulysses Guimarães, provavelmente o Brasil não teria uma Constituição Federal pronta no tempo estipulado. “Vendo que alguns temas poderiam trazer prejuízos se discutidos naquele momento, ele quem teve a ideia de estipular que alguns pontos seriam definidos por leis especiais mais tarde. Ele sabia que a política é um processo lento, mas que com esse tempo, poderiam ser tomadas decisões melhores para o país”, aponta.
Jorge Uequed destaca o direcionamento que o líder deu à Constituição, colocando primeiro as garantias individuais no documento, antes dos preceitos econômicos, como ocorria até então. “Faz muita falta. Pela sua inteligência e pela sua capacidade de construir o caminho democrático”, lamenta.
Por fim, Pedro Simon também lembra que, acima de tudo, Ulysses Guimarães é exemplo de renúncia pessoal e de dedicação à Pátria. “Ele deixou Sarney governar, mesmo tendo sido, pela ordem certa da época, ele mesmo a se tornar interino e chamar eleições diretas. Ele também renunciava a si próprio, de forma permanente, para convocar o povo a somar esforços pela democracia”, conclui.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Religião1 semana atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Educação4 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços1 semana atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Meio Ambiente1 semana atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Policial1 semana atrásMulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Saúde4 dias atrásVacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de dez a 14 anos é estendida a todos os municípios do RS

Saúde3 dias atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

FRAUDE DE R$ 80 MILHÕES1 semana atrásMegaoperação: MP, Polícia Civil e Receita cumprem 198 ordens judiciais em Canoas e mais 11 cidades























































