Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

Avatar

Publicado

em

Área verde junto da Casa Villa Mimosa, em Canoas.

Área verde junto da Casa Villa Mimosa, em Canoas.

 

Por Émerson Vasconcelos

 

À medida de o pensamento contemporâneo evoluiu, as preocupações com o meio ambiente passaram a pautar as rodas de discussões das pessoas que se preocupam com o futuro do planeta. O Timoneiro cumpriu seu papel e gradativamente passou a se engajar nas questões ambientais envolvendo Canoas. No começo do século 21 esta já era uma das principais preocupações do corpo editorial de OT e, com isso, o jornal emprega desde então sua experiência em resistir para contestar os autoritarismos do poder público, que acabam por prejudicar as lógicas do desenvolvimento sustentável.

Villa Mimosa

Em dois momentos O Timoneiro se engajou diretamente e ajudou a sociedade a resistir, enquanto foi possível, contra arbitrariedades cometidas pelo poder público. Entre 2008 e 2010. A Villa Mimosa, propriedade histórica que abrigava um grande número de árvores raras e centenárias no Centro da cidade, estava em perigo. Após ser vendida para uma construtora, a Prefeitura havia permitido que as árvores fossem derrubadas.

OT se juntou à ONG Villa Mimosa na campanha pela preservação da área. A resistência funcionou plenamente até 1º de janeiro de 2009, quando Jairo Jorge assumiu a Prefeitura e adotou postura igual ao de seu antecessor, Marcos Ronchetti. Naquela ocasião era dado como certo que Jairo protegeria a Villa Mimosa, mas ele nada fez para impedir o desmatamento e, em 2010, a maior parte da história da Villa Mimosa veio abaixo, restando apenas o Casarão e algumas poucas árvores.

Mesmo com os apelos da comunidade e com os trabalhos de entidades ambientalistas como a ONG Villa Mimosa, a Prefeitura não se sensibilizou. Foi graças a uma autorização dada pelo prefeito Jairo Jorge que as árvores foram ao chão, para permitir a construção de um empreendimento imobiliário. O documento que permitiu a ação foi assinado após uma reunião com a ONG e com representante da família Ludwig, na qual os presentes não sabiam que a autorização seria dada. Depois que os ambientalistas e o representante da família se ausentaram, a Prefeitura e a construtora assinaram o acordo, que resultou no brutal desmatamento.

A reportagem do jornal O Timoneiro seguiu os caminhões que levavam a madeira do local em que foram derrubadas, e descobriu o triste destino que muitos troncos tiveram: foram parar no lixão do Distrito Industrial Jorge Lanner, com autorização da Prefeitura. Se derrubar a Villa Mimosa foi uma violência contra a cidade, jogar uma importante parte de sua história no lixo tem um grande simbolismo de como foi tratada a questão.

Fazenda Guajuviras

Ainda em 2010, poucos meses após a devassa de Villa Mimosa, a Prefeitura aprovou, através de uma manobra junto ao governo do Estado, na época comandado por Yeda Crusius, que grande parte da área de preservação ambiental da Fazenda Guajuviras fosse utilizada para a construção do complexo prisional e de um distrito industrial. Na época, OT se junto mais uma vez à ONG Villa Mimosa e informou a população de mais este desrespeito do poder público ao meio ambiente.

Resistência reforçada

Desde 2010, OT passou a ser mais ainda mais pró-ativo em relação às causas ambientais, denunciando quaisquer abusos público ou privados nesta área. Embora a Villa Mimosa e a Fazenda Guajuviras tenham sucumbido aos interesses dos poderosos, percebemos que a resistência surtiu efeitos e trabalhamos para que a população esteja sempre informada a respeito de projetos do governo que possam prejudicar o desenvolvimento sustentável. Quanto mais cedo a informação chega às pessoas, mais eficazes são as lutas para barrar os abusos.

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm