Comunidade
Sete décadas de amor
Anastácia e Teodoro Ivankio formam um dos casais mais longevos da cidade
Por Marcelo Grisa
@Marcelogrisa
Boas histórias duram mais. A cidade de Canoas, apesar de seus percalços, completou recentemente 77 anos de existência. O Timoneiro, por sua vez, completa, neste mês que se inicia, seus 50 anos de vida. Além de tudo isso, um casal que deixou sua marca na vida da comunidade do bairro Harmonia completou, no último dia 16 de junho, outro grande aniversário: Anastácia, de 90 anos, e Teodoro Ivankio, de 95, completaram 70 anos de casados – a chamada boda de vinho.
Os dois descendentes de ucranianos começaram sua história distantes do Rio Grande do Sul. Nascidos na Colônia Marcelinos, na localidade de São José dos Pinhais (PR), conheceram-se em 1944. Estavam no casamento de um parente de Anastácia. Teodoro lembrou-se de como o recatamento era naqueles tempos. “A gente sentou longe um do outro, e se olhava. Quando um abaixava os olhos, o outro levantava”, recordou.
Entretanto, duraria quase dois anos até que os dois se casassem, já em 1946. Estávamos na Segunda Guerra Mundial, e Teodoro, que foi militar, ficou cerca de dez meses na Itália como parte da 2ª Companhia da Força Expedicionária Brasileira, entre 44 e 45.
Em 1947, nasce a primeira filha do casal, Anita. Em 49, o filho Valdomiro, já falecido.
Nesse meio tempo, a família já estava em Curitiba: Teodoro trouxe outros três irmãos para a capital paranaense, e eles montaram um negócio de pisos mosaico. Quando os irmãos se desentenderam, o terceiro filho, Dorico, de 1954, era ainda um bebê. “Decidi sair de lá. Vim para o Rio Grande porque lá era terra do chimarrão e do churrasco, duas coisas que gostava muito”, admitiu. Em Canoas também nasceram seus dois filhos mais novos: Renato, em 1957; e José Rodnei, em 68.
Em 1955, portanto, a família chegou à residência que Anastácia e seu esposo dividem até hoje. Ela já deveria ter sido desocupada pelo proprietário, que ainda demorou uma semana para esvaziar o imóvel. Nesse meio tempo, as cinco pessoas precisaram morar em apenas um quarto de hotel. Precisando lidar com três crianças pequenas, apenas 15 dias depois de uma cirurgia de apendicite e uma viagem de dois dias do Paraná até Canoas, Anastácia chorou pela dor e pela espera. “O Teodoro precisou cuidar da casa no primeiro mês porque eu precisei de repouso.
Depois disso, os Ivankio construíram sua vida em comunidade no bairro Harmonia. São principalmente lembrados pelas contribuições à paróquia Sagrado Coração de Jesus, criada pelo Pe. Armindo Cattelan, então auxiliar do Cônego José Leão Hartmann. Anastácia era parte do grupo de festeiros quando da inauguração da pedra fundamental da primeira capela, e Teodoro, com sua experiência em instalação elétrica na Vila Militar e outras atividades, ajudou a construir o salão paroquial da Sagrado. Por isso, o casal é sempre lembrado pelos sacerdotes que passam pela igreja, hoje localizada na Rua Marechal Mallet.
Anastácia lembra que tanto tempo é possível porque nunca houve brigas entre os dois. “Não deu tempo de aprender isso!” riu. Teodoro, por sua vez, orgulha-se do esforço que fez para que os cinco filhos e a esposa tivessem tudo que precisassem. “Criei meus filhos. Minha esposa pode sempre cuidar deles, não precisou trabalhar. Dei um carro para cada um. Nunca precisei pegar dinheiro deles. Vou deixá-los bem”, sentencia.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
Comunidade
Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.
Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.
Jaqueline dos Passos
Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.
Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em 2016.
A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.
Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.
- Comunidade1 semana atrás
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro até o dia 20 de dezembro
- Destaques1 semana atrás
“Nunca trabalhei na vida, eu faço o que me dá prazer”; morre Jesus Pfeil aos 85 anos
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Entregas do Programa Canoas Volta pra Casa encerram nesta terça-feira, 26
- Eleições 20241 semana atrás
Governo eleito anuncia secretários de Comunicação e Desenvolvimento Urbano para próximo mandato
- Geral1 semana atrás
Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan
- Educação1 semana atrás
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
- Policial1 semana atrás
TRAGÉDIA ANUNCIADA: Mortes no presídio de Canoas e afastamento do Diretor e mais quatro
- Emprego1 semana atrás
Super Feirão de Emprego em Canoas oferece mais de 1.600 vagas na quarta-feira, 27