Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/03/2025
 

Comunidade

Turma de Formação de Atores do Galpão de Artes apresenta o espetáculo Plataforma K

Grupo contará pequenas histórias da autora Vera Karam, mescladas com as próprias percepções da cidade

Avatar

Publicado

em

Galpão de Artes terá espetáculos em abril. Foto: Galpão de Artes

Galpão de Artes terá espetáculos em abril. Foto: Galpão de Artes

O espetáculo “Plataforma K – Pequenas histórias de Vera Karam” do Grupo Skatá/Galpão de Artes, é o resultado do segundo semestre da Turma de Formação de Atores do Galpão. A proposta deste semestre foi trabalhar a partir de um texto da dramaturgia brasileira e a escolha recaiu sobre Vera Karam, autora gaúcha já falecida que deixou uma vasta obra recheada de peças, contos e crônicas.

Trata-se de uma homenagem à Karam. O espetáculo é apenas um recorte de sua obra e traz a cena três histórias curtas que são entrecortadas por sonhos e devaneios dos próprios atores e do próprio fazer teatral. Uma homenagem ao teatro. Fazem parte do espetáculo três Cenas: “Dá licença, por favor!”, “Noite Feliz” e “Será o contrário a vida de atriz?”.

Em “Será o contrário a vida de atriz?” duas atrizes divagam sobre as metáforas da vida e sobre o fazer teatral dentro de um camarim. Em “Noite Feliz” temos a noite de Natal de uma família emergente, que finalmente pode contratar um Papai Noel para presentear os filhos e familiares agregados. Mas ele acaba se surpreendendo com esse “bico” noturno, pois a anfitriã o tranca no apartamento logo após ter cumprido o combinado, que era apenas o de entregar os presentes a todos os convidados. Em “Dá licença, por favor!”, duas mulheres disputam um lugar na platéia de um teatro e a partir disso debatem temas da sociedade, tolerância e respeito com muito humor característico da autora.

A direção e a trilha sonora é de Diego Ferreira, 34 anos, professor de teatro e funcionário público, com elenco composto por Bianca Gudaites, Nicole Leifheit, Joana Caspar, Victória Mugnol, Gabriela Costa, Gabrielle Santos e Gabriel Gonçalves.

“Esse espetáculo é resultado da formação de atores. O curso tem duração de três anos e a cada módulo os alunos ficam responsáveis por montar um trabalho que é levado ao público. Este espetáculo é a finalização do primeiro módulo de um ano, onde resolvemos estudar a dramaturgia brasileira. As histórias de Vera são coloquiais, bem restritas a cidade, tem a cidade como cenário, como ela era de Porto Alegre. Então juntamos a cidade com o depoimento de alguns alunos. A gente traz como uma alusão a plataforma de Canoas, o trem que corta a cidade”, explica o diretor.

A temporada começa em abril, com sessões todos os sábados, das 18 horas e às 20 horas, no dias 9, 16, 23 e 30 de abril no Galpão de Artes, localizado na avenida Açucena, 1401 a partir de R$ 10,00. Maiores informações podem ser obtidas através do número 8177-4446 ou pelo e-mail j.h.casper@gmail.com.

Comunidade

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.

“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.

A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.

A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.

“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.

Atendimento

O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.

Confira nota na íntegra abaixo:

A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.

Continuar a ler

Comunidade

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

Redação

Publicado

em

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.

Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.

O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.

O que diz a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:

“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques