Comunidade
Turma de Formação de Atores do Galpão de Artes apresenta o espetáculo Plataforma K
Grupo contará pequenas histórias da autora Vera Karam, mescladas com as próprias percepções da cidade
O espetáculo “Plataforma K – Pequenas histórias de Vera Karam” do Grupo Skatá/Galpão de Artes, é o resultado do segundo semestre da Turma de Formação de Atores do Galpão. A proposta deste semestre foi trabalhar a partir de um texto da dramaturgia brasileira e a escolha recaiu sobre Vera Karam, autora gaúcha já falecida que deixou uma vasta obra recheada de peças, contos e crônicas.
Trata-se de uma homenagem à Karam. O espetáculo é apenas um recorte de sua obra e traz a cena três histórias curtas que são entrecortadas por sonhos e devaneios dos próprios atores e do próprio fazer teatral. Uma homenagem ao teatro. Fazem parte do espetáculo três Cenas: “Dá licença, por favor!”, “Noite Feliz” e “Será o contrário a vida de atriz?”.
Em “Será o contrário a vida de atriz?” duas atrizes divagam sobre as metáforas da vida e sobre o fazer teatral dentro de um camarim. Em “Noite Feliz” temos a noite de Natal de uma família emergente, que finalmente pode contratar um Papai Noel para presentear os filhos e familiares agregados. Mas ele acaba se surpreendendo com esse “bico” noturno, pois a anfitriã o tranca no apartamento logo após ter cumprido o combinado, que era apenas o de entregar os presentes a todos os convidados. Em “Dá licença, por favor!”, duas mulheres disputam um lugar na platéia de um teatro e a partir disso debatem temas da sociedade, tolerância e respeito com muito humor característico da autora.
A direção e a trilha sonora é de Diego Ferreira, 34 anos, professor de teatro e funcionário público, com elenco composto por Bianca Gudaites, Nicole Leifheit, Joana Caspar, Victória Mugnol, Gabriela Costa, Gabrielle Santos e Gabriel Gonçalves.
“Esse espetáculo é resultado da formação de atores. O curso tem duração de três anos e a cada módulo os alunos ficam responsáveis por montar um trabalho que é levado ao público. Este espetáculo é a finalização do primeiro módulo de um ano, onde resolvemos estudar a dramaturgia brasileira. As histórias de Vera são coloquiais, bem restritas a cidade, tem a cidade como cenário, como ela era de Porto Alegre. Então juntamos a cidade com o depoimento de alguns alunos. A gente traz como uma alusão a plataforma de Canoas, o trem que corta a cidade”, explica o diretor.
A temporada começa em abril, com sessões todos os sábados, das 18 horas e às 20 horas, no dias 9, 16, 23 e 30 de abril no Galpão de Artes, localizado na avenida Açucena, 1401 a partir de R$ 10,00. Maiores informações podem ser obtidas através do número 8177-4446 ou pelo e-mail j.h.casper@gmail.com.
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Policial7 dias atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS7 dias atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Cultura6 dias atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde7 dias atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Transporte6 dias atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Geral1 semana atrás
Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura
- Comunidade7 dias atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses