Conecte-se conosco

header-top


 






 

16/01/2025
 

Comunidade

Inscrições abertas para quem quer vender produtos no Carnaval

Somente comerciantes ambulantes do Terminal Mathias Velho e indicados pelas escolas podem se inscrever

Avatar

Publicado

em

Carnaval ocorrerá nos dias 18 e 19 de março. Foto: PMC

Carnaval ocorrerá nos dias 18 e 19 de março. Foto: PMC

 

Desde ontem, dia 29, estão abertas as inscrições para a comercialização de lanches rápidos e bebidas na Praça de Alimentação que será montada durante o Carnaval na Paz 2016, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de março, no Parque Esportivo Eduardo Gomes, o Parcão. Serão disponibilizados 24 estandes, sendo dispostos na área restrita para a Praça.

Conforme estabelecido pela atual administração municipal, as vagas são dirigidas, somente, para comerciantes de Canoas com alvará de ambulante, situados no Terminal da Estação Mathias Velho, e de Viabilidade (vendedores indicados pelas escolas de samba e para integrantes da Economia Solidária). A Prefeitura não informou o motivo por deixar os demais comerciantes fora do páreo.

Os interessados devem comparecer até a sexta-feira, 4, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), localizada na rua Doutor Barcelos, 969, das 8h30 às 16h30min, munidos dos de:

– Cópia do documento identidade titular e dos auxiliares;

– Cópia do comprovante de residência atualizado do titular;

– Cópia do alvará de ambulante ou viabilidade;

– Cópia do Alvará Sanitário atualizado e cópia do curso de boas práticas de ­16h/aula para os comerciantes que possuem viabilidade,

– Autorização emitida pela Escola de Samba (para os comerciantes indicados pelas Escolas de Samba) informar atividade desejada. Serão aceitas inscrições somente para ambulantes cadastrados no Município de Canoas.

 

Reunião obrigatória

O sorteio dos espaços deve ocorrer no dia 10 de março, quinta-feira, às 17 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “O não comparecimento na reunião acarretará no indeferimento e arquivamento do processo. O regulamento completo está disponível na SMDE”, informa a Prefeitura em nota.

Comunidade

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Redação

Publicado

em

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.

“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

Continuar a ler

Comunidade

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Redação

Publicado

em

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Todos os municípios gaúchos interessados ainda podem realizar a adesão ao programa Mãe Gaúcha em 2025. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social de cidades que se habilitem no edital do programa.

Inscrição

Para se inscreverem, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente dos demais documentos indicados no edital, para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br. Até o momento, 180 municípios já aderiram ao programa (veja a lista).

Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.

Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.

A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.

Próximas entregas

Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.

Confira abaixo o calendário de entregas de janeiro e fevereiro

Janeiro

  • 21/1 – Polo Lajeado (234 kits/14 municípios beneficiados)
  • 22/1 – Polo Caxias do Sul (765 kits/13 municípios beneficiados)
  • 28/1 – Polo Passo Fundo (86 kits/16 municípios beneficiados)
  • 29/1 – Polo Frederico Westphalen (296 kits/34 municípios beneficiados)
  • 30/1 – Polo Santo Ângelo (339 kits/21 municípios beneficiados)

    Fevereiro

  • 18/2 – Polo Uruguaiana (1.123 kits/11 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Santa Maria (912 kits/29 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Pelotas (687 kits/12 municípios beneficiados)

Link do edital

Continuar a ler

Comunidade

Jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução de Canoas iniciam atividades práticas no serviço público

Redação

Publicado

em

O programa Partiu Futuro Reconstrução oferece formação profissional para 250 estudantes atingidos pela enchente em Canoas, no Rio Grande do Sul. É uma iniciativa do governo do estado, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi, e visa proporcionar oportunidades de emprego e desenvolvimento para jovens em situação de vulnerabilidade.

Os estudantes selecionados têm entre 14 e 22 anos e foram afetados pela enchente de maio passado. Eles participarão de atividades práticas em secretarias municipais, escolas, bibliotecas e coordenadorias, além de receberem uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 e vale-alimentação de R$ 550.

O programa também oferece acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro. Os jovens aprenderam noções básicas sobre empresas, órgãos públicos, hierarquia, postura no mercado de trabalho e conceitos básicos para escrever um e-mail.

Essa iniciativa é parte de um esforço maior para apoiar os jovens afetados pela enchente, e já conta com 500 jovens aprendizes em Porto Alegre. A Demà Jovem é uma tecnologia social que busca promover a inclusão social, educação e desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm