Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Comunidade

Prefeitura confunde canoenses com informações sobre a liberação do FGTS

Avatar

Publicado

em

Caixa Econômica Federal no centro da cidade ficou lotada para receber FGTS. Foto: Bruno Lara/OT

Caixa Econômica Federal no centro da cidade ficou lotada para receber FGTS. Foto: Bruno Lara/OT

Na ansiedade para colher os frutos do marketing, a Prefeitura de Canoas divulgou por diversas vezes informações equivocadas sobre como seria feita a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A confusão durante a semana era de onde ir para retirar o Fundo. Muitos de dirigiram até a Caixa, mas deram de cara na porta. Outros buscaram, a Defesa Civil, mas não encontraram solução. Por fim, somente na quinta-feira, 29, os locais foram definidos. Os trabalhadores que querem retirar o Fundo podem se dirigir, das 9 horas às 18 horas, nos locais abaixo.

Centro Social Urbano: rua João Leivas de Carvalho, 541, bairro São José

Igreja Imaculada Conceição: rua Ana Neri, 1.309, bairro Rio Branco

CAIC: avenida 17 de abril, bairro Guajuviras

Centro de Assistência Social La Salle: rua Lajeado, 1.300, bairro Niterói

 

Bairros atingidos
Duas semanas após os temporais que assolaram a cidade, na segunda-feira, 26, a Prefeitura divulgou os bairros atingidos, onde foram verificados os maiores estragos. “Para aqueles que foram totalmente atingidos, os trabalhadores que quiserem fazer uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não necessitarão de laudo ou certidão comprovando os danos pela Defesa Civil do município”, informou. Nos bairros onde os estragos foram parciais, “o trabalhador terá de procurar a Defesa Civil de Canoas para obter um laudo de reconhecimento, de posse da documentação pessoal e comprovação dos danos na sua residência, como por exemplo: fotos e notas fiscais de compras de telhas ou lonas”.

Bairros totalmente atingidos

São Luís
Mathias Velho
Harmonia
Mato Grande
Fátima
Niterói
Rio Branco
Ilha das Graças

Bairros parcialmente atingidos
Industrial
Brigadeira
São José
Igara
Guajuviras
Centro
Marechal Rondon
Estância Velha
Olaria
Nossa Senhora das Graças

Dúvidas ainda restam
O FGTS ainda não tem uma data exata para ser liberado. “Acreditamos que será no dia 16 de novembro, porém há possibilidades de alteração”, diz a Prefeitura. Pode sacar quem está trabalhando, foi demitido ou pediu demissão e não realizou nenhuma movimentação no FGTS, nos últimos 12 meses.
A comprovação ou não de renda inferior a 2,5 salários mínimos ainda não foi definida. “Este critério não será um dos requisitos para a retirada do FGTS”. Segundo ao órgão, “todos os bairros de Canoas poderão ter acesso ao saque do FGTS, porém, os bairros foram diferenciados como “totalmente atingidos” e “parcialmente atingidos”. Os totalmente atingidos não precisarão apresentar o laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência. Já os bairros parcialmente atingidos deverão obter o laudo com a Defesa Civil, o qual pode ser solicitado a partir do dia 29 de outubro”. Para a retirada do Fundo de Garantia é obrigatório uma comprovação de residência, pois é por meio dela que será definido a necessidade do laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência.

O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, juntamente com a Caixa Econômica Federal, definiram como “o próximo dia 11 para iniciar o processo de atendimento para a movimentação de FGTS por parte dos atingidos pelos temporais”.
Sobre a necessidade da comprovação de renda inferior a 2,5 salários mínimos ser ou não obrigatória, respondeu que a “questão ainda está sendo discutida entre a Prefeitura e a Caixa Econômica. Por enquanto, este critério não será um dos requisitos para a retirada do FGTS”.
Sobre as responsabilidades da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal no processo respondeu que Prefeitura e CEF estão “em constante contato para as definições da melhor forma de atender a todos os atingidos. Após o reconhecimento do decreto de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, imediatamente a Prefeitura deu início ao processo junto à Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação do FGTS. É um trâmite que se faz necessário e que demanda determinados prazos”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm