Comunidade
Médicos do HNSG há mais de dois anos sem salário, denuncia Simers
Prefeitura nega, mas sindicato garante que secretário Marcelo Bósio reconheceu o atraso
Na quarta-feira, 6, o diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), André Gonzales, acompanhado da assessoria jurídica da entidade, se reuniu com o Secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, com o Superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Régis Moravski Marinho, e diretoria técnica e administrativa da instituição, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município.
Segundo o sindicato, a secretaria informou que os contratos com maior número de atrasos, que são de 28 e de 30 meses, não foram originados por responsabilidade do hospital, e sim, por conta do pedido formal de alguns médicos, em assembleia geral, para que a forma de contrato antes estabelecida fosse alterada e alguns ainda não buscaram essa alteração jurídica.
“Em relação aos demais atrasos, que variam de cinco até dez meses, além dos investimentos e empréstimos feitos, exclusivamente, pelas áreas de oncologia, oftalmologia e urologia, Bósio reconheceu os atrasos e afirmou que pode se comprometer de repassar todo o mês, pelo menos, uma dessas competências, com a justificativa de não deixar crescer o débito. Porém, o Simers entende que esses valores continuarão aumentando, pois o mês efetivamente trabalhado pelos prestadores não será quitado no mesmo tempo em que será repassada uma competência dos atrasados”, divulgou o sindicato.
Valores abundantes
Segundo o Portal da Transparência, são dois os contratos com o Hospital Nossa Senhora das Graças. Um deles de R$ 87.138.215,10 para a ”prestação de serviços de saúde ao sistema único de saúde (sus), incluindo o gerenciamento assistencial, administrativo, financeiro e/ou operacional em equipamentos de atenção à saúde do Município de Canoas”. O contrato, assinado em 21 de julho de 2013, tem vigência de 60 meses, ou seja, cinco anos.
E outro, de R$ 98.996.958,60 para “contratação de pessoa jurídica para prestação de serviço de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o gerenciamento assistencial, administrativo, financeiro e/ou operacional em equipamentos de atenção à saúde do Município”. Também com vigência de cinco anos e assinado na mesma data da anterior.
O que diz a Prefeitura
Questionada, a Prefeitura negou que os médicos estão sem receber todo esse tempo. “A Prefeitura de Canoas mantém convênio com o Hospital Nossa Senhora das Graças e repassa os valores mensalmente. O HNSG é o responsável pelo pagamento dos médicos”, garante.
Segundo o órgão, os repasses estaduais “estão ocorrendo conforme decisão judicial” e os federais “dentro do pactuado para os serviços habilitados junto ao Ministério da Saúde. Vale ressaltar que estes valores não foram reajustados no último período”, aponta.
Uma reunião da diretoria do hospital com o corpo clínico ficou agendada para o dia 21 de julho, no auditório do HNSG.
A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital que ficou de enviar nota sobre o tema, porém, até o fechamento desta edição, não esclareceu o atraso no salário dos médicos.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Serviços2 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde6 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação6 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança7 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral6 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral5 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde6 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial5 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia
























































