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07/12/2025
 

Educação

Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Redação

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Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Mais de 400 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram do projeto interinstitucional Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa teve como objetivo apoiar professores na retomada e no fortalecimento do ensino após o período de defasagem educacional acentuado pela pandemia da Covid-19 e pela enchente de 2024.

As formações ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano, com foco em ações de incentivo à alfabetização, leitura e interpretação de textos. O projeto foi conduzido pela Universidade em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das três cidades. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, o diálogo com as escolas públicas possibilitou a escuta, a troca de experiências e a construção de soluções coletivas.

“Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, explica Darlize.

A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, elogiou a iniciativa da Ulbra e lembrou da importância da mobilização de outras entidades para o ensino.

“Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, destacou a secretária.

Para a superintendente de Educação Básica da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, ao compartilhar conhecimento e escutar a realidade das escolas, o projeto demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização dos professores.

“Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, destaca Núrfis.

Conhecimento compartilhado

O encerramento da atividade ocorreu na sexta-feira, 31, no campus da Ulbra Canoas, com uma programação especial que incluiu mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e, à noite, uma palestra com o educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos.  Defensor de uma educação centrada no aluno, na autonomia e na cooperação, Pacheco atua há mais de duas décadas apoiando projetos que reinventam a prática pedagógica.

“O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.

 

Educação

Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

Redação

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Crédito: Marcos Nagelstein/Nagelstein Fotografias

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.

Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.

O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.

Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.

“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.

Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.

Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.

            “É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.

O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.

Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação

A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade

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Educação

Estudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Redação

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Entre os dias 6 e 8 de novembro, um grupo formado por 38 estudantes e cinco professores do curso de Direito da Universidade La Salle participou de uma visita técnica a Brasília (DF).

                Professores e alunos da embaixada da Suíça

A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Direito (CAJURIS) com o apoio da Coordenação do curso e teve como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão prática nas principais instituições do sistema jurídico e político brasileiro. A comitiva foi liderada pelos professores Alexsandro Linck e Guilherme Barth, respectivamente coordenador e coordenador adjunto do curso, e contou ainda com a participação dos docentes Evandro Dias Gomes, Miguel Costa e Mártin Haeberlin. Representando o CAJURIS, as acadêmicas Maria Eduarda Dalpiaz e Patrícia Silveira foram responsáveis pela condução das atividades durante a viagem. O roteiro incluiu visitas a órgãos e instituições de destaque, como o Supremo Tribunal Federal (STF), onde os participantes acompanharam o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 55, que tratou do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

    Professores com o embaixador da Suíça

O grupo também foi recebido na Embaixada da Suíça pelo embaixador Hanspeter Mock, que compartilhou experiências sobre a atuação diplomática e o papel do Direito nas relações internacionais. A programação contemplou ainda visitas ao Palácio do Itamaraty, ao Congresso Nacional, nas duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

               Professores e alunos no Congresso Federal

Os estudantes conheceram também pontos históricos e culturais da capital federal, como o Memorial JK e a Catedral de Brasília. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor doutor Alexsandro Linck, a viagem representou uma oportunidade de aprendizado prático e de ampliação da visão cidadã dos estudantes. Já a acadêmica Patrícia Silveira destacou que a experiência contribuiu para compreender de forma mais concreta o funcionamento das instituições jurídicas e políticas do país.

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Educação

Inscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

Redação

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Foto: Guilherme Pereira/PMC

A Prefeitura de Canoas abre, na próxima segunda-feira, 17, o período de inscrições para a Etapa Creche da Educação Infantil da rede municipal, voltada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, completos até 31 de março de 2026.

O cadastro poderá ser realizado até 31 de outubro de 2026, de duas formas: online, pelo site www.canoas.rs.gov.br, ou presencialmente na Unidade de Matrículas da Secretaria Municipal da Educação (SME), situada na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.

Podem participar apenas moradores de Canoas, mediante apresentação dos documentos da criança e do responsável, como certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência, além de outros comprovantes listados no edital.

A distribuição das vagas seguirá critérios de prioridade, levando em conta fatores como renda familiar, vulnerabilidade social, deficiência da criança e situações de violência doméstica.

A classificação dos inscritos será divulgada mensalmente no Diário Oficial do Município, nas escolas municipais e credenciadas, e também na Secretaria da Educação. A convocação para matrícula ocorrerá por WhatsApp, e-mail e publicação oficial. O não comparecimento dentro do prazo informado resultará na perda da vaga.

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