Educação
Estoque de pisos depositados na EMEF Theodoro Bogen começa a ser retirado

O montante de 123 paletes carregados de pisos modulares que estava depositado em área coberta da EMEF Theodoro Bogen, no bairro Niterói, começou a ser removido.
Na manhã desta terça-feira, 10, a empresa responsável pelo material direcionou uma terceirizada de transportes com carretas e empilhadeira para o início da retirada do estoque da unidade de ensino. A medida é comemorada pela direção da instituição de ensino e pela Secretaria Municipal da Saúde (SME), uma vez que o volume depositado reduziu o espaço pedagógico para atividades dos estudantes.
Ao todo, a empresa chegou a instalar os pisos modulares em oito EMEFs em quadras de esportes no ano passado. A paralisação do serviço de instalação dos itens adquiridos, ainda na gestão anterior, ocorreu a partir de liminar em procedimento cautelar por parte do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS).
Na ocasião, o órgão de controle externo entendeu, em duas oportunidades, que houve sobrepreço no valor obtido pelo Município em comparação com o preço habitual de mercado.
Com aval da Diretoria Juridica da Secretaria de Licitações e Procuradoria-Geral do Município, a SME iniciou tratativas para solucionar o impasse. Ao encerrrar as tratativas sem um acordo, no último dia 2 de junho, a empresa foi notificada para que informasse, em um prazo de cinco dias, o tempo estimado para a retirada dos materiais. Não houve o pagamento de valores pela Administração Municipal.
De acordo com a secretária da SME, Beth Colombo, um novo processo licitatório será aberto para aquisição de novos pisos para todas as 83 escolas da rede municipal.
“Jamais reconhecemos aquele valor do produto como sendo um valor real de mercado. Esgotamos todas as tratativas buscando chegar a um acordo com a empresa, ou adquirir os pisos pelo valor indicado pelo TCE ou então a retirada desse material do pátio da escola. Cabe salientar que esse processo de compras foi ainda de 2024 e que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de pagamento sobre o valor desses produtos. Portanto, não houve nenhum dano aos cofres da Prefeitura”, destaca Beth.
O prazo dado pela SME para a retirada completa de todos os pisos encerra nesta sexta-feira (13).
Educação
Abertas 370 novas vagas de creche para crianças de até 3 anos em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou nesta quinta-feira (31) o 7º edital de chamamento público para matrículas na Etapa Creche da Educação Infantil. Estão sendo oferecidas 370 novas vagas para o ingresso de crianças nos níveis Berçário I e II e Maternal I e II.
As famílias convocadas devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças) na data correspondente ao seu quadrante residencial, para garantir a vaga da criança. O atendimento ocorre das 8h às 17h30.
Confira o cronograma:
- Quadrante NORDESTE – Segunda-feira, 5
- Quadrante SUDESTE e SUDOESTE – Quarta-feira, 6
Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/2018, a publicação das listas de convocados é feita apenas com as iniciais dos nomes das crianças, e pode ser consultada neste link aqui.
No momento do atendimento, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento da criança;
- Documento de identidade com foto do responsável legal;
- Atestado ou laudo médico com CID, no caso de crianças com deficiência;
- Comprovante de residência atualizado no nome do responsável.
A SME reforça que o comparecimento dentro do prazo estipulado é fundamental para garantir a vaga. Caso a família não compareça no dia indicado, a vaga poderá ser destinada a outra criança da lista de espera.
Educação
Workshop na Unilasalle reúne empreendedores e impulsiona aprendizados

Na última semana, o Workshop de Formação de Preços, promovido pelo Sinergia Consultoria e Negócios da Universidade La Salle, reuniu mais de 40 empreendedores e estudantes em uma noite repleta de aprendizados práticos e reflexões estratégicas sobre precificação e sustentabilidade financeira dos negócios.
A oficina foi conduzida pelo mentor do Sinergia, o Prof. Dr. Elson Weber, que compartilhou seu vasto conhecimento de forma didática e envolvente. Durante o encontro, os participantes foram convidados a mergulhar nos conceitos fundamentais de demanda e oferta, além de compreender, com exemplos claros, como calcular o ponto de equilíbrio — etapa essencial para determinar quando um negócio passa a operar sem prejuízo.
Outro ponto de destaque foi a diferenciação entre custo, receita e lucro, com ênfase na importância de interpretar corretamente esses indicadores.
“É um erro comum pensar que grandes volumes de vendas significam, automaticamente, lucros maiores”, explicou o professor Elson, destacando a necessidade de analisar com profundidade a estrutura de preços e os custos envolvidos.
Para a micro e pequena empreendedora Silvana Dias, que atua com um espaço de terapias holísticas, o workshop representou uma verdadeira virada de chave:
“Eu não tinha ideia do quanto precisamos entender de gestão para definir corretamente o valor de um atendimento. Hoje, com o Prof. Elson e o Sinergia, conseguimos várias dicas e luzes importantes. Eu não conhecia o projeto, fiquei sabendo pelo Instagram, e acredito que é uma grande iniciativa da Universidade La Salle. O Sinergia com certeza traz muito conhecimento e qualificação para os empreendedores da nossa cidade.”
O Workshop de Formação de Preços integra o calendário de ações do Sinergia, iniciativa de extensão que conecta mentores, estudantes e empreendedores locais em atividades de apoio à gestão e ao desenvolvimento de negócios.
Sobre o Sinergia
O Sinergia Consultoria e Negócios é um projeto da Universidade La Salle que promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, oferecendo suporte gratuito e qualificado a empreendedores da região. Por meio de consultorias e capacitações gratuitas, o projeto fortalece o ecossistema empresarial e o desenvolvimento local, contribuindo para uma cultura empreendedora mais estruturada e sustentável.
Educação
IFRS – Campus Canoas chama mais inscritos nos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras para matrículas

A 2ª Reclassificação de candidatos selecionados para os cursos de qualificação profissional ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi divulgada. Os inscritos podem conferir junto ao Edital FAIFSul nº 035/205, no site autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.
Os convocados e os reconvocados deverão fazer a matrícula de 29 de julho a 01 de agosto, de forma online ou, nos dias 30 de julho e 01 de agosto, podendo ser também presencial das 13h30 às 17h30, no Campus Canoas, rua Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A, bairro Igara II – Sala A2. É necessário apresentar os documentos previstos no Edital FAIFSul nº 035/2025 (confira o item 9.2 do edital).
Os candidatos da lista da 2ª Reclassificação receberão mensagem via WhatsApp da equipe do Programa no IFRS-Campus Canoas. Por esse contato, poderão conferir mais informações e esclarecer dúvidas.
Auxiliar de Serviços Diversos
Há uma nova chance para candidatos do curso de Auxiliar de Serviços Diversos que não foram convocados dentro do número de vagas, mas ainda desejam ser alunos do Programa.
Aqueles convocados nesta 2ª Reclassificação podem optar entre enviar a documentação para a matrícula no curso de Auxiliar de Serviços Diversos e ficar aguardando para o caso de cancelamento ou desistência de algum estudante, ou então podem se matricular no curso de Isolador de Tubulações, devido às vagas remanescentes.
Situação das matrículas da 1ª Reclassificação
No mesmo documento da 2ª Reclassificação, foi divulgada a lista “Situação de Matrícula dos candidatos convocados pela 1ª Reclassificação”, Quadro VII. O arquivo está publicado junto ao Edital FAIFSul nº 035/2025.
Sobre os cursos e o Programa
O edital 035/2025 ofertou 100 vagas distribuídas entre os cursos de Pintor Industrial; Isolador de Tubulações; e Auxiliar de Serviços Diversos. As aulas serão presenciais, no turno da manhã, e os participantes receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos.
Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais. A previsão de início das atividades é dia 04 de agosto.
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