Educação
Estoque de pisos depositados na EMEF Theodoro Bogen começa a ser retirado

O montante de 123 paletes carregados de pisos modulares que estava depositado em área coberta da EMEF Theodoro Bogen, no bairro Niterói, começou a ser removido.
Na manhã desta terça-feira, 10, a empresa responsável pelo material direcionou uma terceirizada de transportes com carretas e empilhadeira para o início da retirada do estoque da unidade de ensino. A medida é comemorada pela direção da instituição de ensino e pela Secretaria Municipal da Saúde (SME), uma vez que o volume depositado reduziu o espaço pedagógico para atividades dos estudantes.
Ao todo, a empresa chegou a instalar os pisos modulares em oito EMEFs em quadras de esportes no ano passado. A paralisação do serviço de instalação dos itens adquiridos, ainda na gestão anterior, ocorreu a partir de liminar em procedimento cautelar por parte do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS).
Na ocasião, o órgão de controle externo entendeu, em duas oportunidades, que houve sobrepreço no valor obtido pelo Município em comparação com o preço habitual de mercado.
Com aval da Diretoria Juridica da Secretaria de Licitações e Procuradoria-Geral do Município, a SME iniciou tratativas para solucionar o impasse. Ao encerrrar as tratativas sem um acordo, no último dia 2 de junho, a empresa foi notificada para que informasse, em um prazo de cinco dias, o tempo estimado para a retirada dos materiais. Não houve o pagamento de valores pela Administração Municipal.
De acordo com a secretária da SME, Beth Colombo, um novo processo licitatório será aberto para aquisição de novos pisos para todas as 83 escolas da rede municipal.
“Jamais reconhecemos aquele valor do produto como sendo um valor real de mercado. Esgotamos todas as tratativas buscando chegar a um acordo com a empresa, ou adquirir os pisos pelo valor indicado pelo TCE ou então a retirada desse material do pátio da escola. Cabe salientar que esse processo de compras foi ainda de 2024 e que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de pagamento sobre o valor desses produtos. Portanto, não houve nenhum dano aos cofres da Prefeitura”, destaca Beth.
O prazo dado pela SME para a retirada completa de todos os pisos encerra nesta sexta-feira (13).
Educação
Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovaram, em reunião, a paralisação das atividades no dia 14 de abril. A medida foi definida como forma de protesto diante da falta de respostas do Executivo às reivindicações da categoria.
Entre as principais demandas estão a reposição salarial, o pagamento do piso nacional do magistério, a aplicação da lei do “Descongela” e a valorização dos profissionais. Segundo a categoria, os pedidos já foram apresentados ao governo municipal, mas ainda não tiveram encaminhamentos efetivos.
De acordo com o que foi deliberado, a paralisação ocorrerá no turno da manhã nas escolas da rede municipal, com ações de conscientização e diálogo com a comunidade escolar. À tarde, os profissionais devem se reunir em frente à Prefeitura de Canoas para um ato público.
Educação
Sinprocan manifesta solidariedade a professora agredida e cobra proteção nas escolas
O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (SINPROCAN) divulgou uma nota pública em defesa dos profissionais da educação, manifestando preocupação e solidariedade à professora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Guajuviras, vítima de agressão física no ambiente escolar na última quarta-feira, 8 de abril.
O sindicato destacou que casos de violência contra educadores têm se tornado cada vez mais frequentes, gerando medo, insegurança e estresse entre profissionais que já enfrentam grandes responsabilidades pedagógicas e sociais. Além disso, o SINPROCAN cobra do Poder Público medidas efetivas de proteção.
Educação
Programa Universitário do Amanhã 2026 abre mais de 8,6 mil vagas para curso preparatório do Enem no RS

O governo do Estado abriu, na quinta-feira, 2, as inscrições para a edição de 2026 do Programa Universitário do Amanhã. Ao todo, são ofertadas 8.603 vagas gratuitas em curso preparatório a distância voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições seguem até o dia 26 de junho e devem ser feitas pela internet. Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, residentes no Rio Grande do Sul, que estejam cursando o Ensino Médio em escola pública ou que já tenham concluído os estudos na rede pública. A prioridade é para inscritos no Cadastro Único.
O curso será realizado de forma online, com aulas gravadas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Os participantes também terão acesso a simulados digitais e a um banco de questões do Enem.
A edição deste ano inclui ainda um aplicativo que reúne os conteúdos do curso e permite o acesso por celular, com menor consumo de dados. Durante o período de estudos, os estudantes poderão tirar dúvidas por meio de acompanhamento oferecido pela plataforma.

Canoas1 semana atrásInscrições para cursos voltados a afroempreendedores encerram em 10 de abril

Política2 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice

Clima6 dias atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Policial6 dias atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas

Educação1 semana atrásPrograma Universitário do Amanhã 2026 abre mais de 8,6 mil vagas para curso preparatório do Enem no RS

Assistência Social1 semana atrásCanoas entrega novo prédio do Conselho Tutelar e amplia estrutura de atendimento
Educação2 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Oportunidade5 dias atrásCanoas recebe nova turma de aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução nesta quinta-feira






















































