Educação
Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta, 13

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até sexta-feira, 13, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida visa proporcionar mais tempo para que todos os interessados possam se inscrever. O novo prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social, que devem ser realizadas até a mesma data.
Estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 têm isenção garantida da taxa de inscrição do Enem. Embora o sistema já pré-preencha os dados desses participantes, é fundamental que eles acessem a Página do Participante para confirmar as informações e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.
Os demais candidatos, que não se enquadram nos critérios de isenção, devem realizar a inscrição normalmente. O pagamento da taxa, no valor de R$ 85, deve ser efetuado até 18 de junho, por meio de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.
Cronograma atualizado
O cronograma do Enem 2025 foi atualizado para acompanhar a nova data de encerramento das inscrições. Os resultados das solicitações de atendimento especializado e de uso do nome social serão divulgados em 20 de junho. Caso necessário, os participantes poderão entrar com recurso entre os dias 23 e 27 do mesmo mês. O resultado final dos pedidos, após análise dos recursos, está previsto para 4 de julho. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
A atualização do cronograma busca oferecer mais flexibilidade e segurança aos candidatos, que podem utilizar as notas do Enem para ingresso em instituições de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de obterem a certificação do Ensino Médio.
Os estudantes que participarem do programa Pé-de-Meia e realizarem os dois dias de exame terão direito a um incentivo adicional de R$ 200, além da isenção da taxa.
Para realizar a inscrição e saber mais informações, os interessados devem acessar a Página do Participante do Enem 2025.
Educação
Canoas anuncia investimento de R$ 449 mil em programa de qualificação profissional
Educação
EMEF João Palma da Silva recebe R$ 110 mil em melhorias com emenda parlamentar

A EMEF João Palma da Silva recebeu melhorias estruturais a partir de uma emenda parlamentar municipal impositiva, no valor de R$ 110 mil, destinada pelo vereador Patrício. O recurso foi aplicado na revitalização das quadras de vôlei e futebol, além do cercamento da área de esportes e da instalação de uma nova grade frontal de acesso às dependências da escola. As obras proporcionam um ambiente mais seguro e adequado para o desenvolvimento integral dos 869 estudantes e dos 54 profissionais que integram a comunidade escolar.
O ato de entrega oficial das melhorias ocorreu na última segunda-feira, 3, com a presença do prefeito Airton Souza, da secretária de Educação Beth Colombo, do diretor da escola Cristiano Pinheiro, além de representantes da comunidade escolar e do vereador autor da emenda.
O prefeito Airton Souza destacou:
“Cada investimento como este faz uma diferença enorme no dia a dia das nossas crianças e professores. São espaços como esse que inspiram, acolhem e incentivam o aprendizado”, afirmou.
A secretária de Educação, Beth Colombo, reforçou:
“A revitalização dessas quadras não é apenas uma obra física. É um investimento no bem-estar e na formação integral dos alunos, que agora têm um ambiente mais seguro e estimulante para o esporte e a convivência”, disse.
Já o diretor da EMEF João Palma da Silva, Cristiano Pinheiro, comentou:
“Essas melhorias eram um sonho antigo. Agora temos espaços renovados que fortalecem o senso de pertencimento e tornam a escola ainda mais viva e acolhedora”, ressaltou.
Educação
Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Mais de 400 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram do projeto interinstitucional Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa teve como objetivo apoiar professores na retomada e no fortalecimento do ensino após o período de defasagem educacional acentuado pela pandemia da Covid-19 e pela enchente de 2024.
As formações ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano, com foco em ações de incentivo à alfabetização, leitura e interpretação de textos. O projeto foi conduzido pela Universidade em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das três cidades. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, o diálogo com as escolas públicas possibilitou a escuta, a troca de experiências e a construção de soluções coletivas.
“Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, explica Darlize.
A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, elogiou a iniciativa da Ulbra e lembrou da importância da mobilização de outras entidades para o ensino.
“Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, destacou a secretária.
Para a superintendente de Educação Básica da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, ao compartilhar conhecimento e escutar a realidade das escolas, o projeto demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização dos professores.
“Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, destaca Núrfis.
Conhecimento compartilhado
O encerramento da atividade ocorreu na sexta-feira, 31, no campus da Ulbra Canoas, com uma programação especial que incluiu mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e, à noite, uma palestra com o educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos. Defensor de uma educação centrada no aluno, na autonomia e na cooperação, Pacheco atua há mais de duas décadas apoiando projetos que reinventam a prática pedagógica.
“O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.

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