Conecte-se conosco

header-top







 

13/09/2025
 

Clima

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Redação

Publicado

em

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Ao participar de primeiro encontro do ano do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, reafirmou os compromissos da instituição com a pauta da sustentabilidade e apontou a necessidade de maior conscientização diante das crises climáticas.

“Há negacionistas para tudo, até mesmo na questão climática. Hoje mesmo, parte da Europa sofreu um apagão no fornecimento de energia e a causa seria um fenômeno atmosférico raro. Ou seja, são acontecimentos onde a crise climática está sempre presente”, alertou o presidente.

Na oportunidade, Ranolfo salientou a missão com a qual o banco atua há 64 anos no desenvolvimento da região Sul do país.

“Fechamos 2024 com 82% das nossas operações alinhadas ao menos a um dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Isso demonstra nosso compromisso como Banco Verde”, destacou. O presidente alertou, ainda, para a necessidade de buscar soluções para a transição climática com base científica: “o conhecimento técnico é fundamental”, acrescentou.

Com o tema “Transição Ecológica e seu Financiamento”, o debate teve como convidado especial o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Para um público que lotou o Salão Nobre da Universidade federal de Ciências da saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mercante relatou o esforço realizado para socorrer as empresas gaúchas após a enchente de maio, quando o BNDES disponibilizou ao redor de R$ 39 bilhões em linhas emergenciais e reforçou o papel do setor público diante das crises climáticas.

“A transição não acontecerá sem a participação do Estado. Pela primeira vez precisamos realizar uma mudança de matriz energética para um modelo que custa mais caro que o atual”, ponderou.

Durante a abertura do evento, o governador Eduardo Leite, mencionou a importância dos debates promovidos pela Assembleia Legislativa sobre o tema e da necessidade de unir esforços diante dos impactos das mudanças climáticas.

“Os gaúchos têm um histórico de conflitos, mas a transição climática exige a convergência”, salientou o governador. Ele referiu, igualmente, a parceria do BNDES em projetos que estão sendo implementados para ampliar a capacidade de resposta aos eventos mais severos.

Conforme explicou o presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, os debates do “Pacto RS 2025 – o Crescimento Sustentável é Agora” irão abranger outras regiões.

“O fórum é um instrumento do Parlamento gaúcho para contribuir com a construção de políticas públicas. Vamos ainda debater as questões que impactam na indústria, comércio e serviços, a sustentabilidade na agropecuária e as desigualdades regionais”, relatou.

Além do presidente do BRDE, o painel teve a participação, também na condição de debatedores, da reitoria da Universidade Federal do RGS (Ufrgs), Márcia Barbosa; do professor de Economia da Ufrgs, Carlos Henrique Horn, e da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ana Rovelder, também coordenadora da Rede Sul de Restauração Ecológica. O debate teve a jornalista Rosane de Oliveira como mediadora.

Clima

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

A Defesa Civil emitiu um alertapara para chuva e raios em parte dos Vales, da Costa Doce e do Litoral Norte, e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira, 22. O aviso destaca “Risco ALTO” de alagamentos.

As orientações são para que as pessoas evitem locais de risco e em caso de emergência ligue 190/193.

 

Continuar a ler

Clima

CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

Redação

Publicado

em

CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

A CEEE Equatorial informou que ativou seu plano de contingência diante do alerta de ciclone extratropical previsto para os próximos dias. A medida coloca em prontidão às 13 bases operacionais da área de concessão e garante a mobilização de toda a estrutura necessária e equipes para enfrentar o evento e atender a população com a máxima brevidade possível.

De acordo com a MetSul, o fenômeno terá início na madrugada desta terça-feira, 19, com risco elevado de temporais acompanhados de chuva forte, vendavais e possibilidade de queda de granizo, associados a rajadas de vento na área de concessão da CEEE Equatorial. Os ventos podem atingir 90 km/h e chegar até 100km/h em pontos da faixa litorânea e da Lagoa dos Patos.

Na sexta-feira, 22, retorna o alto risco de instabilidade. Os ventos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam o risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento:

  • WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • Central de Atendimento: 0800 721 2333
  • App Equatorial Energia – disponível nas lojas Android e iOS
Continuar a ler

Clima

Massa de ar polar derruba temperaturas e traz risco de geada no RS a partir desta sexta-feira

Redação

Publicado

em

Massa de ar polar derruba temperaturas e traz risco de geada no RS a partir desta sexta-feira

O avanço de uma massa de ar frio de origem polar provocará queda acentuada nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 8. A previsão indica que o fenômeno seguirá influenciando o clima até a próxima quarta-feira, 13, com possibilidade de geadas e até mínimas negativas em algumas regiões.

Na sexta, as temperaturas mínimas devem variar entre 4°C e 13°C, enquanto as máximas sobem pouco, ficando entre 6°C e 14°C. Durante a noite, os termômetros voltam a cair, podendo marcar entre -1°C e 6°C em áreas da Metade Norte e Campanha, e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.

O sábado, 9,  deve ser ainda mais frio, com mínimas entre -2°C e 10°C e ocorrência de geada no Oeste gaúcho. Há também chance de precipitação invernal nos pontos mais altos da Serra Gaúcha, especialmente no final da madrugada e pela manhã, devido à combinação de chuva e baixas temperaturas. As máximas devem ficar entre 4°C e 15°C.

No domingo, 10, a previsão aponta mínimas de -1°C a 11°C e geada em grande parte do Estado, com exceção da faixa Leste e da Serra. As máximas variam entre 10°C e 16°C.

A segunda-feira, 11, terá amanhecer gelado, com mínimas entre -3°C e 10°C e geada generalizada, exceto na faixa Leste e na Serra, onde o nevoeiro deve predominar. À tarde, as máximas ficam entre 12°C e 18°C.

Na terça-feira, 12, as mínimas variam de 0°C a 11°C, com geadas localizadas, e as máximas sobem um pouco, marcando entre 17°C e 22°C. A tendência é de aquecimento na quarta-feira, 13, quando as mínimas devem ficar entre 2°C e 13°C e as máximas alcançarem de 18°C a 25°C.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques