Conecte-se conosco

header-top







 

06/09/2025
 

Educação

Ano letivo tem início para alunos de 82 escolas da rede municipal de Canoas

Redação

Publicado

em

Ano letivo tem início para alunos de 82 escolas da rede municipal de Canoas

Nesta segunda-feira, 17, o ano letivo de 2025 terá início para os alunos matriculados nas escolas de rede municipal de ensino de Canoas. Serão 29.896 alunos das 82 unidades de ensino do próprio Município que voltam às salas de aula. Do total de matrículas confirmadas, 25.382 correspondem as 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e outras 4.523 são de 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Com forças-tarefas em prática desde janeiro para as reformas e melhorias nas unidades prejudicadas após a enchente de maio do ano passado ou pelo uso emergencial como abrigos, as mais de 80 entidades de ensino estão em condições de receber os estudantes, com a exceção da EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que carece de laudo de liberação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a recepção fica à critério de cada uma das instituições de ensino. A EMEF Gonçalves Dias, no bairro Harmonia, recebe o projeto Trilha Sonora nas Escolas, com apresentação musical às 11 horas, enquanto a EMEF Max Oderich, recebe os músicos na parte da tarde, às 13h 30.

Entrega de materiais escolares

Na tarde desta segunda-feira, 17, aconteceu, na EMEF Assis Brasil, a entrega simbólica do kit de materiais escolares. A escola, que foi inundada na enchente de maio, foi inaguurada em um novo endereço, no bairro Mato Grande. A secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo, se emociou ao falar sobre o sentimento de ver a escola pronta para receber os estudantes.
Também estiveram presentes o prefeito em exercício Rodrigo Busato e o vereador Dário, representando a Câmara de Vereadores. Durante a cerimônia, foi anunciado que em breve os alunos receberão também os unifirmes escolares.

Educação

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos passam a receber bolsa do Programa Todo Jovem na Escola

Redação

Publicado

em

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos passam a receber bolsa do Programa Todo Jovem na Escola

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual já começaram a ser contemplados pelo Programa Todo Jovem na Escola (TJE). No dia 20 de agosto, foi paga a primeira parcela da Bolsa Auxílio Material Escolar, beneficiando 5.104 alunos da modalidade.

Com a ampliação definida pelo Decreto nº 58.327/2025, a EJA passou a integrar oficialmente o programa, garantindo o acesso aos estudantes do ensino médio que têm até 29 anos.

Como funciona o benefício para a EJA

Os estudantes da EJA recebem todas as modalidades de bolsas do programa, exceto o Prêmio Engajamento, já que a modalidade não participa das avaliações do SAERS. Isso significa que, além do auxílio material escolar (que tem pagamento único), eles também têm direito à bolsa mensal de R$150, paga todo dia 20 via Cartão Cidadão, desde que cumpram a exigência de 75% de frequência no mês anterior.

Outro benefício é a Poupança Aprovação, no valor de R$300 por semestre concluído. No caso da EJA, o estudante não pode realizar saques parciais ao final das etapas (o valor só pode ser retirado integralmente ao concluir todo o percurso).

Os alunos da EJATEC, modalidade que integra a EJA com cursos de qualificação profissional, também recebem o auxílio, sem diferença no valor ou na forma de pagamento. Vale destacar ainda que o benefício é exclusivo para o ensino médio.

Impacto esperado

Atualmente, a rede estadual atende milhares de jovens e adultos em turmas da EJA. Segundo dados da Cebe (agosto de 2025), 62% dos alunos estão inseridos no mercado de trabalho e muitos conciliam estudo, emprego e responsabilidades familiares. Dessa forma, para esse público, a chegada da bolsa representa um incentivo essencial para permanecer na escola e concluir o ensino médio.

Continuar a ler

Educação

Conecta+ @Canoas chega às salas de aula do 6º ano da rede municipal

Redação

Publicado

em

Conecta+ @Canoas chega às salas de aula do 6º ano da rede municipal

O programa Conecta+ @Canoas iniciou oficialmente sua implementação nas turmas de 4º, 5º e 6º anos da rede municipal de ensino. No dia 20 de agosto, os alunos das escolas EMEF Arthur Oscar Jochims e EMEF Edgar Fontoura receberam a novidade em sala de aula. Já no dia 27 de agosto, foi a vez da EMEF Thiago Wurth integrar o grupo de escolas que passam a contar com a plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.

A ação marca a etapa prática do programa, que já capacitou cerca de 700 professores desde julho e beneficiará mais de 9 mil estudantes de 44 escolas ainda neste semestre. Com o uso de uma plataforma digital personalizada, a proposta é fortalecer a aprendizagem, apoiar o trabalho pedagógico e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais da cidade, como o SAERS e o SAEB.

Além dos docentes, que passaram por formações presenciais para aplicar o Conecta+ @Canoas em sala de aula, os estudantes também receberão acompanhamento para se apropriar da nova tecnologia. O objetivo é aliar inovação, equidade e inclusão digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado.

Continuar a ler

Educação

XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil

Redação

Publicado

em

XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil

O XII Congresso de Educação Infantil de Canoas ocorreu nesta quarta-feira, 27, reunindo educadores, especialistas e comunidade escolar para debater o tema “Intencionalidade Pedagógica e olhar sensível: Tramas necessárias ao protagonismo infantil”.

Pela manhã, o encontro aconteceu no Clube Fênix, com palestras e debates. A palestrante principal foi Adriana Friedmann, que trouxe reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

A mesa de debate contou com a participação de Daniela Martinazzo e Andreia de Souza, que discutiram a importância de um olhar intencional e sensível na construção de ambientes de aprendizagem que fortaleçam o protagonismo infantil. Já no período da tarde, a programação se espalhou por 15 escolas municipais de Educação Infantil, onde servidores inscritos compartilharam experiências e práticas pedagógicas do dia a dia.

O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou a importância do evento e da dedicação dos educadores:

“Não vou falar de ação, vou falar do coração, porque esse é um assunto que me toca muito. Infelizmente, no serviço público as coisas não andam na velocidade que gostaríamos, mas não podemos nos abalar com as críticas nem sossegar com os elogios. Temos a missão de pacificar a cidade, ouvir ideias e construir soluções em conjunto. Quem quiser contribuir será bem-vindo”, destacou.

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou a relevância da retomada após os desafios enfrentados em 2024:

“É um momento nosso de encontro e confraternização. O 12º congresso marca a nossa trajetória na educação infantil. Parece que, quando falamos das dificuldades para reagir a uma enchente, repetimos sempre as mesmas coisas, mas precisamos reconhecer que ainda vivemos as marcas de uma grande catástrofe climática. Canoas foi uma das cidades mais atingidas e seguimos na luta pela reconstrução estrutural e pela recomposição de tudo o que foi perdido. Quero agradecer a todos que estão na ponta, superando dificuldades diariamente, porque, no futuro, será lembrado que tivemos professores e educadores que reagiram e transformaram esse cenário. Não vamos descansar até repor todos os recursos”, afirmou.

O Congresso reafirmou o compromisso da rede municipal de Educação Infantil em Canoas com a qualidade do ensino e com o fortalecimento do papel dos educadores como agentes de transformação social.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques