Clima
Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Serra. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 80 mm.
A partir da tarde de terça-feira, 11, a aproximação de uma frente fria contribui para o retorno das instabilidades no Estado, especialmente nas regiões da Campanha, Sul, Centro-Leste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e todo o Litoral, com potencial para temporais isolados.
A chuva deve ser moderada a forte, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo superar os 80 km/h em áreas de maior instabilidade. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo pontualmente atingir 70 mm/dia nas regiões do Sul, Campanha e Serra Gaúcha.
Na quarta-feira, 12, a frente fria segue avançando sobre o Estado durante a madrugada e manhã, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h na metade Sul gaúcha. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com chuvas irregulares e mal distribuídas. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia em áreas da Serra e Campanha.
Na quinta-feira, 13, a frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém o tempo instável, favorecendo chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h de forma generalizada no Estado. Os acumulados de precipitação variam entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia na Serra, Centro, Vales, Oeste e Missões. No extremo Sul gaúcho, não há previsão de chuva, mas o mar permanece agitado.
A tendência é que, na sexta-feira, 14, a frente fria se afaste do Estado, permitindo que uma área de alta pressão contribua para o retorno do tempo estável em boa parte do Rio Grande do Sul. Na faixa Norte, ainda haverá condições para chuviscos e maior nebulosidade, enquanto nas demais regiões o sol deve aparecer entre poucas nuvens.
A Defesa Civil orienta
Feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
Clima
Revisão do Plano de Contingência e Evacuação em eventos climáticos extremos é lançado em Canoas

Visando prevenção e resposta rápida a emergências e eventos naturais extremos, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas lançou, na segunda-feira, 14, a revisão do Plano de Contingência e Evacuação. A iniciativa ocorreu durante a palestra Defesa Alerta, no auditório Sady Schivitz do Paço Municipal, no Centro.
A formação, conduzida pela associação Humus, especializada em ajuda humanitária, capacitou profissionais da área para a redução de riscos e ação de resposta durante as ocorrências.
“Em maio, completará um ano da maior tragédia da nossa cidade. Estamos nos organizando para estarmos preparados caso ocorra um novo desastre, cada um sabendo como atuar para cumprirmos nosso papel de salvar vidas”, destacou o secretário Vanderlei Marcos.
O seminário foi apresentado por Léo Farah, CEO e cofundador da Humus, que esteve presente em salvamentos nos desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e em eventos no exterior.
“Uma coisa é certa: situações como as enchentes do ano passado vão acontecer de novo. Por isso, temos que nos preparar, não somente o Poder Público, mas nossos familiares e vizinhos, que dão os primeiros socorros, segundo as estatísticas”, orienta o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros, que dá palestras pelo mundo sobre o tema.
Durante a tarde, a Humus promoveu uma simulação de uma situação extrema, mostrando os procedimentos mais adequados em uma emergência. Além de servidores de Canoas, a atividade, dividida em dois turnos, também recebeu representantes das Defesas Civis de Glorinha, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.
Ao final da palestra os participantes receberam um manual de especialização em gerenciamento de desastres.
Clima
Defesa Civil informa que são esperadas pancadas de chuva moderada a forte, raios, granizo e alagamentos nesta terça-feira

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que são esperadas pancadas isoladas de chuva moderada a forte, raios, granizo e alagamentos pontuais nas regiões Noroeste, Centro-Norte, Nordeste, Serra e parte da egião Metropolitana de Porto Alegre até às 19 horas desta terça-feira, 15.
Orientações
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.
Em caso de emergência, ligue 190/193.
Clima
Defesa Civil do RS atualiza situação hidrológica para próximos dias no Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualiza o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS em razão de mudança de status Inundação (vermelho), atentando para risco de inundações de rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massa em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do Rio do Sinos, para as demais áreas do estado é indicado alerta (laranja) e atenção (amarelo) para as regiões destacadas no mapa, com risco de cheias em arroios e rios menores, alagamentos em perímetros urbanos, enxurradas e movimentos de massa em regiões com grandes declividades.
A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no estado, com tendências de elevação ou estabilidade e precipitações moderadas a elevadas (até 90 mm) em todo o estado nas últimas 24 horas.
Atenção e alerta
Em função dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, nestas faixas é atentado o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas onde a chuva apresentar maiores intensidades e movimentos de massa em regiões declivosas.
Em função dos altos acumulados previstos para região litorânea, com chuvas fortes, é indicado risco de INUNDAÇÃO em cidades do Litoral Norte e cabeceiras do rio dos Sinos, em vermelho no mapa hidrológico, nesta faixa é atentado para risco de inundações em rios, arroio e riscos já apresentado nas faixas de atenção e alerta.
Atenção
Se você mora em áreas com alagamentos ou inundações frequentes, procure informações junto à Prefeitura da sua cidade para saber como agir caso seu município seja atingido por desastres.
- Educação1 semana atrás
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril
- Geral1 semana atrás
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit
- Policial3 dias atrás
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças
- Comunidade3 dias atrás
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Com premiação de R$ 245 mil, BRDE Labs RS 2025 está com inscrições abertas
- Serviços5 dias atrás
Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira
- Geral1 semana atrás
Adaptação às mudanças climáticas exige conscientização, aponta presidente do BRDE
- Comunidade1 semana atrás
Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório