Conecte-se conosco

header-top







 

03/02/2026
 

Segurança Pública

Governador do RS autoriza concursos para contratação de 2.734 novos servidores da Segurança

Redação

Publicado

em

Governador do RS autoriza concursos para contratação de 2.734 novos servidores da Segurança

O governador Eduardo Leite autorizou, na tarde de segunda-feira, 3, a abertura de novos concursos para contratação de servidores das corporações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ao todo, serão disponibilizadas 2.734 vagas para Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias.

Leite ressaltou que os novos concursos reafirmam o compromisso do governo com a reposição do efetivo.

“Com isso, garantimos que não haja defasagem nas forças de segurança. No nosso governo, possibilitamos a reposição todos os anos, e seguiremos assim para que o Rio Grande do Sul continue sendo um Estado que oferece segurança para quem vive, trabalha e empreende aqui, como foi em 2024, o ano mais seguro da história recente”, afirmou.

Vagas 

  • Brigada Militar
    1,2 mil vagas para soldado;
    30 vagas para oficial especialista em saúde
    120 vagas para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado Maior
  • Polícia Civil
    30 vagas para delegado
    360 vagas escrivão
    360 vagas para inspetor
  • Corpo de Bombeiros Militar
    400 vagas para soldado
  • Instituto-Geral de Perícias
    70 vagas para perito criminal
    54 vagas para perito médico-legista
    110 vagas para técnico em perícia

A publicação dos editais, com regramentos específicos para se concorrer às vagas de cada corporação, bem como as provas, vão ocorrer ainda em 2025.

Os novos concursos dão continuidade à política de reposição programada de efetivos das forças de segurança, adotada desde o início do primeiro ciclo de governo de Leite, em 2019, com chamamentos contínuos de novos servidores.

Segurança Pública

Canoas assina termo de adesão para aquisição de 15 viaturas semiblindadas para segurança

Redação

Publicado

em

Foto: Bru Ourique/ PMC

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou nesta segunda-feira, 15, o termo de adesão para a aquisição de 15 viaturas semiblindadas destinadas ao reforço da segurança pública no município. O investimento total será de R$ 2,7 milhões, com recursos livres da Prefeitura.

Os veículos, do modelo Fiat Pulse, serão distribuídos entre as forças de segurança da cidade: cinco para a Guarda Municipal, cinco para a Brigada Militar e cinco para a Polícia Civil.

A fornecedora será a concessionária San Marino, de Porto Alegre, responsável pela compra dos automóveis diretamente da fábrica. Após a aquisição, os veículos passarão pelo processo de semiblindagem, além da plotagem e da instalação dos dispositivos sonoros e luminosos, antes de serem entregues às corporações.

“A aquisição de novas viaturas fortalece a segurança pública, amplia o atendimento das forças de segurança e reafirma o compromisso da gestão com o bem-estar da comunidade. Mais viaturas nas ruas significam mais segurança, a manutenção de índices positivos de criminalidade, mais prevenção e mais tranquilidade para as famílias do nosso município”, comenta o prefeito.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha, destaca a importância da aquisição para a segurança da cidade.

“O Município não tem obrigação de comprar viatura para o Estado, mas como o prefeito é extremamente coerente e conhecedor da sua necessidade, e sabe que a ocorrência está aqui no Município e que não tem como atribuir a responsabilidade para o governo do Estado. Nesta co-parcela, entendemos que é muito bom fazer este tipo de aquisição e doação para que as forças de segurança tenham cada vez mais ferramentas e equipamentos de proteção individual para o combate à criminalidade”, diz.

“Os indicadores de Canoas estão em um excelente patamar em razão deste trabalho conjunto, uma série de ações realizadas. A gente auxilia muito com recursos financeiros, recursos materiais, infraestrutura. Por exemplo, hoje as quatro companhias da Brigada Militar são em terrenos do município, a 2ª Delegacia, do bairro Niterói, também é em uma área do Município. Assumimos a responsabilidade de auxiliar porque é bom para a comunidade, é bom para nós, para o município, para a coletividade. Quanto mais gente na rua, mais viaturas, mais cercamento eletrônico, mais câmeras de vigilância, melhor para todos”, completa.

Continuar a ler

Segurança Pública

Polícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 102 foragidos de homicídio durante a Operação Cerco Fechado, realizada entre 24 de novembro e 11 de dezembro. A força-tarefa, coordenada pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), atuou de forma sigilosa nas maiores cidades do estado, com foco exclusivo na captura de criminosos de alta periculosidade.

Durante os 20 dias de ações, equipes do DHPP e das Delegacias Especializadas em Homicídios realizaram buscas simultâneas em Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Alvorada, Gravataí e Canoas e também no Interior, com operações em Pelotas, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.

A média de prisões impressiona: quase cinco capturas por dia, equivalente a uma prisão a cada cinco horas. Segundo a Polícia Civil, o caráter sigiloso da operação e o uso de inteligência policial foram essenciais para localizar suspeitos envolvidos em crimes de extrema violência.

O Diretor do DHPP, delegado Mario Souza, destacou que o resultado expressivo alcançado em curto prazo demonstra

“a capacidade operacional e o comprometimento das equipes de investigação em todas as regiões do Estado, reafirmando o foco da Polícia Civil na proteção à vida e na responsabilização de autores de homicídios”.

A corporação reforça que informações da comunidade são fundamentais para localizar foragidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 0800 642 0121.

Continuar a ler

Segurança Pública

Guarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Redação

Publicado

em

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) participou, na última sexta-feira, 5, da 1ª Turma de Ambientação em Aeronave Policial, realizada no hangar da Polícia Civil, em Porto Alegre. A capacitação reuniu 15 operadores da corporação e foi ministrada pelo Departamento de Aviação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em uma ação conjunta voltada ao fortalecimento da integração entre as forças de segurança.

O treinamento teve como foco a qualificação técnica dos agentes e a padronização de procedimentos essenciais relacionados à atuação junto a aeronaves policiais. Entre os conteúdos abordados estiveram noções de segurança para pousos de emergência, aproximação adequada de helicópteros, isolamento de áreas, além de procedimentos básicos de resgate e transporte de feridos, fundamentais em situações de emergência e grandes operações.

Durante a instrução, operadores aerotáticos do Departamento de Aviação, sob coordenação do responsável pelo núcleo de instruções, comissário Dionel Gabana de Souza, também promoveram uma atividade prática de rapel, realizada em ambiente seguro e controlado, permitindo aos guardas municipais o contato direto com técnicas utilizadas em operações aéreas especiais.

A capacitação contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Aviação, delegado Carlos Iglesias Junior, da escrivã Camila Meggiolaro dos Santos, primeira mulher piloto de helicóptero das forças de segurança do Rio Grande do Sul, além de outros operadores que apresentaram equipamentos, rotinas operacionais e procedimentos específicos da aviação policial.

Para o supervisor da Guarda canoense, Luciano Ferraz Ribeiro, a qualificação reflete diretamente a experiência recente vivida pelo município, durante as enchentes de maio do ano passado.

“Após os eventos climáticos extremos enfrentados pela cidade em 2024, ficou evidente a importância estratégica do Departamento de Aviação nas ações de resposta e salvamento. Preparar a Guarda Municipal para atuar de forma integrada com essas equipes é investir em eficiência, segurança e preservação de vidas”, destaca.

Já o inspetor regional Ulysses Guilherme Oliveira Bennech destaca o caráter técnico e preventivo da instrução.

“Saber isolar corretamente uma área de pouso e evitar aproximações equivocadas de um helicóptero não é apenas uma questão operacional, é uma medida de segurança vital para os operadores e para a população. Esse tipo de conhecimento faz diferença em ocorrências reais”, opina.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques